fbpx

Análise de Viabilidade da Livre Contratação de Energia Elétrica no Cenário Energético Brasileiro

“Atualmente existe uma grande exigência do mercado de energia elétrica em relação ao fornecimento, qualidade e preço do serviço. Encontra-se um notório monopólio quando se associa a tarifação desse tipo de serviço, baseado nas classes de consumidores de pequeno, médio e grande porte. O estudo em questão visa delimitar os parâmetros que possibilitem a análise e viabilidade do livre consumo de energia elétrica, não impactando de maneira direta, na qualidade da energia utilizada. Tal pesquisa conta com um estudo de caso de uma instalação real, em uma empresa de grande porte, que servirá como parâmetro de comparação e de possibilidades de atuação.”

“É possível viabilizar a possibilidade de o consumidor selecionar o fornecedor de energia elétrica, caso seja implementada a devida estrutura e consideradas as devidas restrições legais.

O objetivo desse artigo é demonstrar um estudo de caso da aplicação de uma estrutura capaz de proporcionar ao consumidor a migração de seu fornecedor de energia elétrica com apoio de uma delimitação dos termos que define qualidade energética. Os objetivos específicos baseiam-se em analisar o contexto de fornecimento energético brasileiro, avaliar possíveis estruturas que viabilizem a aplicação da solução proposta, realizar um estudo de caso de uma real implantação da estrutura em um cliente (uma empresa de telecomunicações de grande porte), avaliar as possibilidades de implantação de acordo com perfis de consumidores distintos e apresentar uma análise de como seria o impacto dessa tecnologia caso o mercado brasileiro padronizasse esse serviço.

Esse trabalho se justifica pela necessidade da possibilidade do consumidor ter uma estrutura que viabilize uma maior capacidade de optar pelo seu fornecimento de energia. O mesmo atende a essas necessidades evidenciando os métodos de instalação e fornecimento de energia proveniente do mercado livre optando por uma energia de qualidade e que tenha um menor custo.”

Esses dois trechos foram retirados do trabalho de conclusão de curso de Daniel Pinheiro de Macedo e Poliana Alves de Paulo, para ler o trabalho completo faça o download preenchendo o formulário abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *