fbpx

Câmara anecoica

Crédito: Bruno Todeschini / PUCRS

O Complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da PUCRS (Labelo) inaugurou em outubro sua câmara anecoica. Única em funcionamento na região Sul do Brasil, a câmara realiza testes de imunidade eletromagnética, o que permite ao consumidor final utilizar um produto com segurança.

Os ensaios de imunidade eletromagnética garantem segurança e confiança nos produtos comercializados. O objetivo principal é assegurar o funcionamento do equipamento em conformidade com as suas características, mesmo em um ambiente que possui ondas eletromagnéticas. Dentro da sala, a área uniforme calibrada comporta equipamentos de 1,5 metro por 1,5 metro, em que são realizados testes de interferência, onde os equipamentos são submetidos a diferentes tipos de frequência e feixes de emissão. O controle na interferência permite, principalmente, evidenciar se os limites estipulados em normas estão sendo cumpridos para preservar a segurança dos usuários finais de eletroeletrônicos.

A partir da utilização rotineira de equipamentos inteligentes e o iminente desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT), a comunicação entre máquinas torna-se o princípio das relações. Nessa perspectiva, os ensaios contribuem para que não ocorram interferências entre essas comunicações estabelecidas.

De acordo com o diretor do Labelo, Israel Teixeira, a tendência global é de que ensaios de compatibilidade eletromagnética, a cada dia, se tornem compulsórios para a obtenção de certificação em produtos, impulsionados pela IoT, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, como por exemplo em produtos eletroeletrônicos. “A infraestrutura localizada nas instalações do Labelo abre oportunidades no processo de integração entre indústria e academia, pois estes poderão desenvolver projetos e pesquisas para desenvolvimento”, destaca.

Um comentário em “Câmara anecoica

  • novembro 5, 2018 em 7:23 pm
    Permalink

    Gostaria que me explicassem mais a fundo sobre câmara anecoica,
    E (loT).

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *