fbpx

Geração fotovoltaica

A Tramontina sabe que não basta oferecer produtos com a melhor qualidade e tecnologia. As mudanças climáticas e o desenvolvimento global têm exigido das empresas uma nova postura quanto às questões energéticas e ambientais. É preciso olhar para a comunidade e adotar atitudes sustentáveis, como o tratamento da água utilizada na fábrica e o reaproveitamento das sobras de matéria-prima.

Tramontina

Diante dos desafios, a Tramontina tomou a iniciativa de desenvolver um projeto próprio de geração de energia por sistema fotovoltaico em sua fábrica de materiais elétricos, a Tramontina Eletrik, com sede em Carlos Barbosa (RS). Nesse sistema, a radiação solar – caracterizada por ser limpa, renovável e gratuita – é convertida em energia elétrica por meio da instalação de um conjunto de placas fotovoltaicas.

Iniciado em 2014, o projeto se mostrou tão eficiente que evoluiu e hoje é composto por 360 placas (módulos fotovoltaicos), que compõem a cobertura de um estacionamento para 45 automóveis, ao lado da fábrica. Somados, os módulos totalizam uma potência de 97,2 kWp, energia que seria suficiente para abastecer aproximadamente 50 casas.

A energia produzida pelas placas fotovoltaicas é enviada para os inversores que estão conectados à rede elétrica da empresa. O sistema é interligado à rede elétrica regional, de forma a complementar a capacidade de geração. Esta integração permite à Tramontina Eletrik utilizar uma quantidade menor de energia originária da distribuidora, possibilitando economia tanto financeira como de recursos hídricos – sujeitos às condições climáticas – e termelétricos – mais caros e poluentes.

A iniciativa demonstra a preocupação da empresa com a sustentabilidade e está alinhada às políticas de eficiência e otimização de utilização de recursos no processo produtivo. Além disso, o sistema fotovoltaico é ambientalmente correto tanto na concepção como na sua fabricação, uma vez que o material é reciclável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *