Smart City Expo Curitiba 2019

O iCities, a FIRA Barcelona e a Prefeitura Municipal de Curitiba apresentaram oficialmente o Smart City Expo Curitiba 2019, a segunda edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. A expectativa é de receber pelo menos seis mil pessoas, representantes de 80 cidades brasileiras e de 25 cidades do exterior, durante os dias 21 e 22 de março de 2019, no Expo Barigui, em Curitiba.

O prefeito Rafael Greca e Victor Moreno, dirigente da FIRA Barcelona, que veio à cidade especialmente para a ocasião, destacaram a importância de Curitiba ter sido escolhida cidade sede para o evento e incentivaram a participação no Smart City, tanto nos debates sobre a transformação inteligente da sociedade quanto na disseminação das práticas inovadoras que o evento é capaz de reunir.

Entre as novidades da edição de 2019 está a duplicação da área de exposição com soluções para cidades inteligentes e a ampliação da área de congresso, que abrigará mostras paralelas e terá capacidade para receber mais de 1,6 mil pessoas simultaneamente. Também serão implementadas rodadas de negócios destinadas a empresários e executivos das mais diversas áreas.

As palestras e debates terão quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes, governança em cidades digitais, cidades criativas, sustentáveis e humanas e planejando cidades inovadoras e inclusivas. Além das novas tecnologias e inovações para diversas áreas das cidades o tema para 2019 é “Planejando as cidades que queremos”. Sob este aspecto do planejamento urbano e implementação de soluções, a organização do Smart City Expo anunciou a vinda de urbanistas consagrados mundialmente. Os nomes serão definidos em Barcelona, em novembro, durante o congresso mundial.

Assim como na primeira edição, as startups curitibanas poderão exibir suas soluções e produtos na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade, destacou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento. A parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) também será mantida para receber administradores municipais de todo o Brasil.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, mencionou as principais inovações implantadas pela cidade no último ano, como a modernização dos Faróis do Saber e da Inovação e a capacitação de milhares de empreendedores pelo programa Vale do Pinhão, entre outras. Tais ações vêm sendo reconhecidas e premiadas. Entre os destaques estão o primeiro lugar obtido por Curitiba no ranking Connected Smart Cities, da Urban Systems, como a cidade mais inteligente do país, e a premiação internacional da Prefeitura em Puebla, no México, pelo aplicativo Saúde Já.

Segundo o prefeito, a realização da segunda edição do Smart City Expo Curitiba reforça o papel de Curitiba como cidade transformadora. “Queremos trazer esse espírito de inovação e modernidade que a cidade de Barcelona tem e é muito importante recebermos mais uma edição desse evento. Teremos muitas novidades e possibilidades de negócios que ajudarão a cidade a criar e implementar um ecossistema de soluções inteligentes para impactar a sociedade positivamente. Nós somos muito felizes com o fato de a Fira Barcelona ter escolhido Curitiba como cidade sede de seus eventos”, afirmou Greca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *