Prêmio Potência de Inovação Tecnológica 2018
Um brinde à inovação
Cerimônia de entrega do prêmio potência de inovação tecnológica 2018 reúne líderes, empresários e profissionais da área elétrica.
Uma celebração à inovação tecnológica. Assim podemos definir a cerimônia de entrega do Prêmio Potência de Inovação Tecnológica 2018. A premiação, que chegou à sua segunda edição, ocorreu na noite do dia 23 de outubro, no Novotel São Paulo Center Norte, na capital paulista.
Assim como ocorreu no ano passado, o público presente foi um dos destaques da confraternização. Ao todo, mais de 150 pessoas prestigiaram a premiação; entre elas, empresários da indústria e do comércio, líderes de associações e sindicatos e profissionais que atuam na área elétrica e eletrônica.
O Prêmio, criado e organizado pela HMNews Editora, foi elaborado para reconhecer e valorizar publicamente o trabalho das empresas e profissionais no desenvolvimento e disponibilização para o mercado brasileiro de inovações tecnológicas nos campos da eletricidade e iluminação.
“Podemos afirmar que o Prêmio Potência de Inovação Tecnológica entrou definitivamente na agenda dos empresários de nosso mercado. Além de estimular e reconhecer os trabalhos em torno da inovação, a cerimônia também começa se consolidar como um ponto de encontro, onde as pessoas tiram algumas horas para rever amigos, fazer novos contatos e relaxar um pouco. Estamos muito felizes com o trabalho realizado”, afirma Marcos Orsolon, diretor de Redação da Revista Potência, destacando que o prêmio é anual e que a terceira edição já está marcada para o dia 23 de julho de 2019, no primeiro dia da FIEE Smart Future, que é uma das apoiadoras da iniciativa.
Pelo lado técnico, a avaliação dos organizadores é de que o prêmio também foi um sucesso. “Entre os mais de 120 produtos inscritos, nos deparamos com soluções muito interessantes, que realmente apresentaram aspectos inovadores relevantes para nosso mercado”, comenta Hilton Moreno, também diretor da Revista Potência.
Segundo o regulamento da premiação, puderam ser inscritos no Prêmio produtos e soluções inovadoras que foram disponibilizados no mercado brasileiro a partir de 1º de janeiro de 2017. Para facilitar a avaliação, a premiação foi dividida em dez segmentos.
Para dar transparência à premiação, os organizadores formaram uma Comissão de Avaliação para analisar todos os produtos inscritos. Essa co- missão foi formada por profissionais de notório saber e reconhecimento nas áreas de elétrica e iluminação, sendo que cada item inscrito foi avaliado por cinco de seus membros, com base nos seguintes critérios:
➤ Critério inicial
Independentemente do aspecto inovador de um item inscrito, ele deveria apresentar requisitos mínimos de segurança e, quando aplicável, atender normas e regulamentos técnicos vigentes.
➤ Avaliação do Grau de Inovação do item inscrito
De acordo com o “Manual de Oslo”, “a inovação tecnológica de um pro- duto consiste na introdução de um bem ou serviço que é novo ou significativamente melhorado respeitando as suas características ou funcionalidades. Isto inclui melhorias significativas nas especificações técnicas, componentes e materiais, software incorporado, interface com o usuário ou outras características funcionais”. Uma vez avaliado como sendo uma inovação tecnológica, o membro da comissão escolheu uma das seguintes classificações para o item, sendo que as classificações são excludentes entre si:
➧ Inovação de produtos tecnologicamente novos: são produtos cujas características tecnológicas ou usos pretendidos diferem daqueles dos produtos existentes. Por exemplo, tais inovações podem envolver tecnologias radicalmente novas, basear-se na combinação de tecnologias existentes em novos usos, ou ser derivadas do uso de novo conhecimento.
Após optar por esta classificação, o membro da comissão atribuiu uma nota indicativa do grau de inovação, que deveria ser maior ou igual a 4,0 e menor ou igual a 5,0 (por exemplo: 4,3; 4,6; 4,9).
➧ Inovação de produtos tecno- logicamente aprimorados: são produtos existentes, cujos desempenhos tenham sido significativamente aprimorados ou elevados. Após optar por esta classificação, o membro da C.A. deve atribuir uma nota indicativa do grau de inovação, que de- veria ser maior ou igual a 1,0 e menor do que 4,0 (por exemplo: 1,2; 2,4; 3,7).
➤ Avaliação do Impacto da Inovação do item inscrito
Uma vez avaliado o Grau de Inovação, o membro da comissão escolheu uma das seguintes classificações (conforme definido pelo MDIC) para o item, sendo que as classificações foram excludentes entre si:
➧ Inovação Incremental: inclui a modificação, aperfeiçoamento, simplificação, consolidação e melhoria de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é utilizado. Após optar por esta classificação, o membro da comissão atribuiu uma nota indicativa do impacto da inovação, que deveria ser maior ou igual a 1,0 e menor do que 3,0 (por exemplo: 1,7; 2,5; 2,8).
➧ Inovação Radical: representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é utilizado. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado ao introduzir novos produtos ou serviços que se desenvolvem em novos negócios ou se expandem em novas indústrias, ou que causam uma mudança significativa em toda a indústria e que tendem a criar novos valores de mercado. Após optar por esta classificação, o membro da comissão atribuiu uma nota indicativa do impacto da inovação, que deverá ser maior ou igual a 3,0 e menor do que 4,0 (por exemplo: 3,1; 3,3; 3,9).
➧ Inovação disruptiva: surpreende as pessoas, sendo eventos raros, fruto de investigação científica ou de engenharia. É chamada de “disruptiva” (ou “revolucionária”) porque cria algo que a maioria das pessoas não acreditava ser possível. Estas revoluções criam algo novo ou satisfazem uma necessidade anteriormente desconhecida. A inovação disruptive normalmente tem usos e efeitos que superam o que os seus inventores tinham em mente. Este tipo de inovação pode lançar novas indústrias ou transformar as indústrias existentes. Após optar por esta classificação, o membro da comissão atribuiu uma nota indicativa do impacto da inovação, que deverá ser maior ou igual a 4,0 e menor ou igual a 5,0 (por exemplo: 4,0; 4,5; 4,9).
➧ Avaliação total do item inscrito: Cada membro da comissão somou as notas de Grau de Inovação e Impacto da Inovação atribuídas a cada item avaliado. Em seguida, foram somadas as notas dos cinco membros que avaliaram aquele item. Essa soma total correspondeu à Nota Total do item inscrito.
Os vencedores em cada segmento foram os itens que tiveram as notas totais mais altas. Confira, a seguir, os vencedores do Prêmio Potência de Inovação Tecnológica 2018.
Segmento
Automação predial
Produto: Animeo® IP
Empresa: Somfy
O animeo® IP é um sistema de automação de persianas para prédios comerciais. Ele é composto por controladores, sensores e teclados e pode ser uma solução autônoma ou integrada ao BMS (Building Management System) dos edifícios comerciais. Uma interface de usuário intuitiva permite comissionamento, gerenciamento predial e suporte técnico simplificados.
Cada instalação do animeo® IP inclui um controlador de edifício IP animeo® que suporta até 200 motores. O animeo® IP é um sistema escalável e a capacidade de rede é expandida adicionando-se um subcontrolador para cada grupo adicional de 200 motores.
Produto: Quadro automatizado microcontrolado via wifi para controle de caixas d’água e piscinas
Empresa: Only One
Gerenciamento de todo o sistema eletrônico do quadro auto- matizado para controle de caixas d’água e piscina. Controle de to- dos os níveis do reservatório: Normal; Crítico; Extravasa; Cisterna; Caixa superior.
Acompanha o funcionamento dos motores e seus respectivos disjuntores-motor; efetua o revezamento automático dos motores e acompanha o nível da cisterna (com alerta no painel e no APP): Na falta de água (concessionária) envia alerta e continua executando o bombeamento para os reservatórios superiores até a cisterna chegar ao nível crítico; no nível crítico não deixa o motor ligar e entra no modo de emergência.
Outras características: Em caso de extravasar, desliga o motor imediatamente e gera alerta no painel e no APP; informa qual motor está ligado; relatório gerencial de status do painel (através do APP e também pela web podendo ser exportado em PDF; indicador de falha no painel e no APP; sinal criptografa- do através de um servidor na nuvem, evitando ações de hackers e clonagem de controle; aviso no celular quando um evento acontece; histórico (relatórios) de notificações de eventos e usuários; pode ser baixado em número ilimitado de celulares.
Produto: LEST4000
Empresa: Exatron
O Sensor de Presença de Teto Touch (LEST4000) é um comando inteligente que se destina ao acionamento de cargas temporizadas. Detecta a movimentação de fontes de calor como pessoas e carros, através de um sensor infravermelho, acionando a carga e desligando-a após a ausência, de acordo com o tempo programado. É ideal para o controle de iluminação de corredor, escada, garagem, entrada de acesso, recepção, depósito, almoxarifado e demais ambientes inter- nos de residências, escritórios, condomínios, indústrias, hotéis e órgãos públicos.
Segmento
Dispositivos de proteção, seccionamento e comando de baixa tensão
Produto: Solução para Fiação Elétrica SmartWire
Empresa: EATON
Produto: SIRIUS Innovations
Empresa: SIEMENS
Utilizando o novo sistema de conexão por mola pre- sente nos produtos desta linha, é possível montar partidas de motores muito mais rápido, fácil e sem uso de ferramentas. A técnica de montagem APC (Alinhe, Puxe e Clique), em conjunto com produtos ainda mais compactos e o novo sistema de alimentação Infeed System 3RV29, permitem reduções do tempo de montagem em mais de 50%, gerando ganhos significativos em produtividade e redução de custos do painel.
Produto: Sistema Zyggot
Empresa: VARIXX
A linha Zyggot Arco permite que muitos sensores sejam instalados no mesmo relé é possível utilizar até 50 sensores. Além disso, a instalação é facilitada pelo tipo de conexão entre sensores e cabos, conectando os dispositivos em rede. A linha pode ser instalada até mesmo em painéis contemplados com outras topologias de detecção, incrementando o nível de segurança destes painéis.
Outro aspecto a ser ressaltado é o contato de saída dos relés de proteção. O sistema Zyggot Arco utiliza um contato estático em paralelo com o contato seco, com isso, o tempo de resposta é de 9 nano segundos.
Segmento
Energias renováveis, Eficiência energética e Qualidade de energia
Produto: PV Field Power - Descentralizada Combiner Box
Empresa: WEIDMÜLLER
O PV FIELD POWER consta de 4 entradas e 1 saída, com proteção de fusíveis DC juntamente com o conector piercing.
Além de ter grau de proteção IP65, o equipamento constará com conexão tipo push-in, que elimina o ponto quente nas conexões com parafuso.
Outra vantagem é que ele poderá ser utilizado nas tensões de 1.000 e 1.500 Vdc, dependendo da tensão do parque.
Produto: M6k36 5BB (Painel fotovoltaico monocristalino convencional)
Empresa: BYD ENERGY DO BRASIL
Produto: PV Smart
Empresa: WEIDMÜLLER
Não existem mais porta-fusíveis individuais. Há uma placa onde se fixa os fusíveis DC e, com uma ferramenta própria, o usuário consegue sacar o fusível com segurança.
O equipamento conta com conectores push-in, que evitam o torqueamento, onde geralmente se tem muito problema de mal aperto dos parafusos.
Tamanho da caixa menor, custo de manutenção menor, com alta confiabilidade e economia nos projetos fotovoltaicos.
Segmento
Fios e cabos elétricos, Linhas elétricas, Sistemas de conexão e Acessórios
Produto: Linha 221 - Conexão Automática
Empresa: WAGO
Disponível em modelos com 2, 3 e 5 polos, além da emenda elétrica, é possível realizar derivações da mesma fase num único conector.
Os conectores da linha 221 podem ser utilizados para todos os tipos de fios e cabos (rígido, semirrígido e flexível) e está disponível em duas versões: uma para condutores entre 0,14 e 4 mm², e outra para bitolas de 0,5 a 6 mm². Ambas as versões possuem grau de proteção IP 20, tensão máxima de 450 V e temperatura de operação de até 105°C. Já com relação à intensidade de corrente elétrica, na versão para fios e cabos de até 4 mm², é de até 32 A e, na versão para bitolas de até 6 mm², de até 41 A.
Produto: Caixa de junção compacta para fibra óptica
Empresa: PHOENIX CONTACT
◗ Operação frontal intuitiva e layout de quadro de comando claro graças ao design uniforme
◗ Montagem em trilho de fixação flexível possível em três sentidos de posicionamento
◗ Armazenagem de pigtails patenteada e com um dimensionamento perfeito para uma junção confortável e raios de flexão compactos.
◗ Adequado à indústria
◗ Tempo de montagem reduzido graças à pré-montagem pronta a encaixar
◗ Conexão de dados segura a longo prazo graças aos componentes sujeitos a testes abrangentes
◗ Até doze conexões frontais Duplex e dimensões compactas para mais espaço no quadro de comando
Produto: IBSB Advanced - Condutor flexível
Empresa: NVENT DO BRASIL
O processo exclusivo de fabricação de palmas pré-perfuradas integrais torna o IBS / IBSB Advanced pronto para conectar-se fora da caixa. Não há terminais para comprar ou instalar, simplificando e agilizando as conexões e eliminando conexões defeituosas devido à vibração ou fadiga.
O IBS / IBSB Advanced é compatível com todos os principais disjuntores em caixa moldada da marca. O isolamento de tecnologia avançada é um termoplástico de alta resistência a baixa emissão de fumaça, livre de halogênio e retardante de chama.
Produto: Conector 200LR e 200SR 7 produtos em 1
Empresa: NEXANS
O 200LR é um conector de cotovelo projetado para conectar cabos isolados a equipamentos como transformadores e painéis de comando. Ele foi projetado e é atualmente fabricado pela Nexans Euromold em Erembodegem, na Bélgica. Os impactos ambientais do ciclo de vida do conector 200LR foram melhorados significativamente, quando comparados com a versão anterior do produto (o 158LR):
◗ Redução do potencial de aquecimento global do produto de 49%, equivalente à economia de 45,5 kg eq de CO2 por conector foi alcançada, bem como, a redução do potencial de depleção de recursos abióticos de 44%, equivalente à economia de 5,77g eq de ouro por conector.
Essas melhorias foram obtidas graças a um design mais compacto, que atende a todos os requisitos técnicos e um sistema de fiabilidade inovador que minimiza as perdas de energia em uso.
Produto: Linha MCT
Empresa: HellermannTyton
A linha é composta por abraçadeiras, espirais e fixadores. Todos adequados aos requisitos da US Food and Drug Administration (FDA), EC nº 1935/2004, além de ser isento de plastificante DEHP (di (2-etilhexil) ftalato), considerado perigoso para a saúde.
A linha de produto detectável visa, ainda, o auxílio na utilização de boas práticas de fabricação recomendadas pela ANVISA (RDC-14), facilitando a identificação do material por detectores de metal, prática contemplada na abordagem HACCP* – análise de perigos e pontos críticos de controle.
Segmento
Iluminação residencial, comercial, industrial e pública
Produto: Dynamic Window
Empresa: PHILIPS
Produto: Conector KATIL
Empresa: KRJ
Aplicação por perfuração no principal e derivação sem a necessidade de remoção e posterior recomposição da cobertura de proteção.
Barramento com design que realiza o efeito mola mantendo a pressão constante de contato. Inovador conceito de engate rápido na conexão de derivação, permitindo a reutilização da aplicação.
Segmento
Indústria 4.0
Produto: Conexão IoT via protocolo MQTT
Empresa: WAGO
As mensagens são criptografadas, usando TLS, o que garante segurança no trafego de informações do chão de fábrica à nuvem. A conexão nativa simplifica as arquiteturas de automação, pois além das tarefas de controle, os PFCs são capazes de enviar os dados para as plataformas de Cloud, eliminando gateways e camadas de software que antes eram necessárias para esta operação.
Além disso, a WAGO criou uma área na plataforma Azure onde os usuários do PFC podem criar as suas visualizações, dashboards e tabelas e visualizá-los de qualquer lugar, a qualquer hora e com qualquer dispositivo conectado (tablet, computador, smartphone).
Produto: SafeMove2
Empresa: ABB
O SafeMove2 permite que robôs e homens trabalhem mais estreitamente, restringindo o movimento do robô para precisamente o que é necessário para uma aplicação específica. O SafeMove2 simplifica os cenários de produção e fornece ferramentas que aceleram o fluxo de trabalho de comissionamento para configuração e validação. Ele também integra a conectividade Fieldbus de segurança ao controlador de robô IRC5 da ABB, bem como os controladores IRC5 Single, Compact e Paint. A eficiência e flexibilidade obtidas de soluções de colaboração aprimoradas como o SafeMove2 contribuem para a ecossistema integrado que a ABB chama de Internet das Coisas, Serviços e Pessoas.
Produto: Cloud IoT Gateway
Empresa: PHOENIX CONTACT
Em poucas palavras, qualquer equipamento em Modbus/TCP, Modbus/RTU, RS232, etc.
Produto: WEG Motor Scan
Empresa: WEG
Além disso, será possível configurar o sensor para disparar alertas com base nestes dados e, para facilitar o gerenciamento de diversos motores na planta fabril, será possível acompanhar todos os motores equipados com o WEG Motor Scan na mesma tela da WEG IoT Platform.
Entre os principais benefícios no uso desta nova tecnologia está a otimização da manutenção preventiva dos motores, uma vez que permite a identificação exata do equipamento que pode apresentar falhas futuras, tornando o processo de manutenção mais rápido e eficiente, com pouca ou nenhuma parada na produção.
Segmento
Instrumentos de teste e medição
Produto: FLIR DM285
Empresa: FLIR
Produto: Verificador elétrico T6-1000
Empresa: FLUKE
Exibição simultânea de tensão e corrente – mostra todas as medidas da fonte de alimentação de uma só vez, para oferecer mais eficiência na solução de problemas. Características: 1 a 1.000 V CA ou CC (T6-1000); 0,1 a 200 A CA; Tensão CA de verdadeiro valor eficaz e corrente para medições precisas em sinais não lineares Resistência (1 Ω a 100 kΩ); Medição de frequência 45 a 66 Hz; Funciona com fios de até AWG 4/0 (120 mm²) com uma abertura da pinça de 17,8 mm.
O botão HOLD congela temporariamente a leitura para fácil visualização.
Tela fácil de ler com luz de fundo. Aceita dispositivo opcional magnético para pendurar multímetro Fluke TPAK para uma operação mais conveniente.
Produto: FLIR T1020
Empresa: FLIR
A T1020 utiliza o poder do FLIR Vision Processing™ para oferecer imagens detalhadas e uniformes com muito pouco ruído de imagem. O FLIR Vision Processing combina resolução HD, MSX® e aprimoramento de imagens UltraMax® a algoritmos de filtragem adaptativa proprietária da FLIR para gerar imagens térmicas brilhantes com até 3,1 milhões de pixels. Além disso, a T1020 é suficientemente sensível para detectar diferenças de temperatura abaixo de <20 mK para oferecer resultados nítidos e com baixo ruído que lhe impeçam de ignorar quaisquer problemas em potencial durante inspeções.
Produto: Multimedidores EMproII
Empresa: PHOENIX CONTACT
Com equipamentos com capacidade para rede, todos os dados de medição estão à sua disposição de forma central e no local.
Com o EMpro você obtém a solução de medidores compatível para o seu gerenciamento de energia.
Segmento
Painéis, Invólucros e Barramentos blindados de baixa tensão
Produto: Ri4Power - Gavetas Extraíveis
Empresa: RITTAL
O ponto crucial no sistema é o aparelho de contato, que é responsável em fornecer energia para o sistema e a proteção que o aparelho de contato oferece, pois ele é o coletor de energia derivado do barramento vertical e o seu sistema totalmente isolado proporciona uma zona livre de arco interno dentro da gaveta extraível.
Prevenção significa também as vantagens técnicas “notáveis” do sistema de pressão de contatos, o que diferencia um aparelho convencional de contato conhecido como Lyra (pinças) em relação ao nosso sistema inovador de contatos é a qualidade de conexão. Na escolha da pressão de contato torna-se possível reduzir e eliminar os efeitos indesejáveis das forças magnéticas, tornando o contato de pressão a melhor escolha.
Prevenção significa que o equipamento de contato, a seção de barramento vertical e o plug de saída compõem um conjunto de isolamento completo, conseguindo assim uma zona livre de arco interno, outra vantagem técnica notável é que não existe movimento reciproco dos contatos de pressão paralelos por causa do encapsulamento completo fase para fase, não existe a incidência dos campos magnéticos no contato de pressão, porque o contato de pressão pode deslizar sobre a superfície da barra de cobre.
Produto: PTFIX - Blocos de Distribuição
Empresa: PHOENIX CONTACT
Produto: Quadros de distribuição Practibox S
Empresa: LEGRAND
Também possui muita ergonomia e segurança, com alça de abertura identificada e com a possibilidade de instalação de um fecho com chave, além de resistência e durabilidade, pois possui dobradiças reforçadas e proteção contra raios UV.
Os Quadros de Distribuição PRACTIBOX S estão disponíveis em 6 tamanhos, com versões de embutir e sobrepor, com portas brancas ou transparentes e são projetados para aplicações residenciais ou pequenas instalações comerciais
Produto: Quadro de baixa tensão Ecológico NoTTAbile Ultimate
Empresa: GIMI
Principais benefícios e processos utilizados:
◗ Painel isento de soldas, processo que é altamente insalubre em seu processo produtivo e exige tratamentos químicos na chaparia para seu processo subsequente de pintura.
◗ Todas as chapas utilizadas na construção têm processo de tratamento anticorrosivo que utiliza o zinco, que é um metal bastante amigável ambientalmente.
◗ Todas as chapas utilizadas no quadro são adquiridas já pintadas por processo de coil coating junto às principais siderúrgicas mundiais, sendo esses processos bastante otimizados do ponto de vista ambiental e que nos possibilita toda a construção sem processos de pintura internos à nossa unidade fabril, com enormes ganhos de qualidade e beleza de nossos produtos.
◗ Todas as barras de cobre utilizadas nos quadros não requerem mais o tratamento nas extremidades com prata ou estanho, pois nosso processo foi otimizado quanto à preparação desses contatos com processos isentos de química, sem perda de performance, sendo que essa excelência técnica foi totalmente submetida aos ensaios da NBR- IEC-61349 e
com resultados excepcionais.
Segmento
Smart grids
Produto: UTR XTR
Empresa: WAGO
As UTRs são perfeitas para aplicações de SmartMeter, capazes de registar consumo de energia, registrar eventos e diagnósticos das subestações e digitalizar estas informações e disponibilizá-las em plataformas de análise de dados.
Para atender aos requisitos de segurança, as UTRs WAGO XTR permitem a conectividade com plataformas na nuvem, dispondo de segurança cibernética por ter VPN e Firewall embarcado, que impedem acessos indevidos com total segurança a acessos remotos e transmissão de dados através da internet ou até mesmo de redes locais.
As UTRs WAGO 750 XTR contam também com a oscilografia local, através de banco de dados e visualização via Webserver integrado, que permite que o operador da subestação possa operar remotamente de um browser ou até mesmo por meio de um tablet.
Produto: Hemera Residencial Smart
Empresa: CAS
A ferramenta possibilita a Navegação em 3 Visões Independentes:
◗ Visão de Comunicação – visualização dos medidores a partir de sua tecnologia de comunicação.
◗ Visão de Rede de Distribuição – visualização dos medidores a partir da hierarquia da rede de distribuição.
◗ Visão de Negócio – visualização dos medidores a partir de sua geolocalização nas áreas de concessão.
A Plataforma Hemera Residencial Smart agrega mais inteligência ao negócio das utilities e facilita o trabalho operacional de forma massiva.
Produto: GridAdvisor Optical Sensor
Empresa: EATON
Segmento
Softwares e aplicativos
Produto: xSpider
Empresa: EATON
Produto: FLIR Insite
Empresa: FLIR
Os relatórios de campo em um toque permitem criar e fazer upload de relatórios automaticamente para seu portal de cliente FLIR InSite privado e protegido, onde os clientes podem acessar imagens térmicas, relatórios e outros dados imediatamente.
Produto: GEM Calculator
Empresa: NVENT
Confira todas as fotos do Prêmio Potência 2018 clicando AQUI.
A areá da tecnologia é a principal responsável por inovações em automação em diversos setores. Adoro o tema. Parabéns….
Simplesmente fantástico, parabéns a todos os vencederes da premiação Potência de Inovação Tecnológica 2018….
Excelente fonte de pesquisas!!! Parabéns pela competência!