Prêmio Potência de Inovação Tecnológica 2018

Um brinde à inovação

Cerimônia de entrega do prêmio potência de inovação tecnológica 2018 reúne líderes, empresários e profissionais da área elétrica.

Uma celebração à inovação tecnológica. Assim podemos definir a cerimônia de entrega do Prêmio Potência de Inovação Tecnológica 2018. A premiação, que chegou à sua segunda edição, ocorreu na noite do dia 23 de outubro, no Novotel São Paulo Center Norte, na capital paulista.

Assim como ocorreu no ano passado, o público presente foi um dos destaques da confraternização. Ao todo, mais de 150 pessoas prestigiaram a premiação; entre elas, empresários da indústria e do comércio, líderes de associações e sindicatos e profissionais que atuam na área elétrica e eletrônica.
O Prêmio, criado e organizado pela HMNews Editora, foi elaborado para reconhecer e valorizar publicamente o trabalho das empresas e profissionais no desenvolvimento e disponibilização para o mercado brasileiro de inovações tecnológicas nos campos da eletricidade e iluminação.

“Podemos afirmar que o Prêmio Potência de Inovação Tecnológica entrou definitivamente na agenda dos empresários de nosso mercado. Além de estimular e reconhecer os trabalhos em torno da inovação, a cerimônia também começa se consolidar como um ponto de encontro, onde as pessoas tiram algumas horas para rever amigos, fazer novos contatos e relaxar um pouco. Estamos muito felizes com o trabalho realizado”, afirma Marcos Orsolon, diretor de Redação da Revista Potência, destacando que o prêmio é anual e que a terceira edição já está marcada para o dia 23 de julho de 2019, no primeiro dia da FIEE Smart Future, que é uma das apoiadoras da iniciativa.

NOVIDADE: Cristiano Sperb, CEO da Thea, faz o lançamento oficial da Potência Services, que foi criada para facilitar o processo de transformação digital das empresas que atuam na área elétrica.

Pelo lado técnico, a avaliação dos organizadores é de que o prêmio também foi um sucesso. “Entre os mais de 120 produtos inscritos, nos deparamos com soluções muito interessantes, que realmente apresentaram aspectos inovadores relevantes para nosso mercado”, comenta Hilton Moreno, também diretor da Revista Potência.
Segundo o regulamento da premiação, puderam ser inscritos no Prêmio produtos e soluções inovadoras que foram disponibilizados no mercado brasileiro a partir de 1º de janeiro de 2017. Para facilitar a avaliação, a premiação foi dividida em dez segmentos.
Para dar transparência à premiação, os organizadores formaram uma Comissão de Avaliação para analisar todos os produtos inscritos. Essa co- missão foi formada por profissionais de notório saber e reconhecimento nas áreas de elétrica e iluminação, sendo que cada item inscrito foi avaliado por cinco de seus membros, com base nos seguintes critérios:

Critério inicial

Independentemente do aspecto inovador de um item inscrito, ele deveria apresentar requisitos mínimos de segurança e, quando aplicável, atender normas e regulamentos técnicos vigentes.

Avaliação do Grau de Inovação do item inscrito

De acordo com o “Manual de Oslo”, “a inovação tecnológica de um pro- duto consiste na introdução de um bem ou serviço que é novo ou significativamente melhorado respeitando as suas características ou funcionalidades. Isto inclui melhorias significativas nas especificações técnicas, componentes e materiais, software incorporado, interface com o usuário ou outras características funcionais”. Uma vez avaliado como sendo uma inovação tecnológica, o membro da comissão escolheu uma das seguintes classificações para o item, sendo que as classificações são excludentes entre si:

Inovação de produtos tecnologicamente novos: são produtos cujas características tecnológicas ou usos pretendidos diferem  daqueles dos produtos existentes. Por exemplo, tais inovações podem envolver tecnologias radicalmente novas, basear-se na combinação de tecnologias existentes em novos usos, ou ser derivadas do uso de novo conhecimento.

Após optar por esta classificação, o membro da comissão atribuiu uma nota indicativa do grau de inovação, que deveria ser maior ou igual a 4,0   e menor ou igual a 5,0 (por exemplo: 4,3; 4,6; 4,9).

Inovação de produtos tecno- logicamente aprimorados: são produtos existentes, cujos desempenhos tenham sido significativamente aprimorados ou elevados. Após optar por esta classificação, o membro da C.A. deve atribuir uma nota indicativa do grau de inovação, que de- veria ser maior ou igual a 1,0 e menor do que 4,0 (por exemplo: 1,2; 2,4; 3,7).

Avaliação do Impacto da Inovação do item inscrito

Uma vez avaliado o Grau de Inovação, o membro da comissão escolheu uma das seguintes classificações (conforme definido pelo MDIC) para o item, sendo que as classificações foram excludentes entre si:

Inovação Incremental: inclui a modificação, aperfeiçoamento, simplificação, consolidação e melhoria de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é utilizado. Após optar por esta classificação, o membro da comissão atribuiu uma nota indicativa do impacto da inovação, que deveria ser maior ou igual a 1,0 e menor do que 3,0 (por exemplo: 1,7; 2,5; 2,8).

Inovação Radical: representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é utilizado. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado ao introduzir novos produtos ou serviços que se desenvolvem em novos negócios ou se expandem em novas indústrias, ou que causam uma mudança significativa em toda a indústria e que tendem a criar novos valores de mercado. Após optar por esta classificação, o membro da comissão atribuiu uma nota indicativa do impacto da inovação, que deverá ser maior ou igual a 3,0 e menor do que 4,0 (por exemplo: 3,1; 3,3; 3,9).

Inovação disruptiva: surpreende as pessoas, sendo eventos raros, fruto de investigação científica ou de engenharia. É chamada de “disruptiva” (ou “revolucionária”) porque cria algo que a maioria das pessoas não acreditava ser possível. Estas revoluções criam algo novo ou satisfazem uma necessidade anteriormente desconhecida. A inovação disruptive normalmente tem usos e efeitos que superam o que os seus inventores tinham em mente. Este tipo de inovação pode lançar novas indústrias ou transformar as indústrias existentes. Após optar por esta classificação, o membro da comissão atribuiu uma nota indicativa do impacto da inovação, que deverá ser maior ou igual a 4,0 e menor ou igual a 5,0 (por exemplo: 4,0; 4,5; 4,9).

Avaliação total do item inscrito: Cada membro da comissão somou as notas de Grau de Inovação e Impacto da Inovação atribuídas a cada item avaliado. Em seguida, foram somadas as notas dos cinco membros que avaliaram aquele item. Essa soma total correspondeu à Nota Total do item inscrito.

Os vencedores em cada segmento foram os itens que tiveram as notas totais mais altas. Confira, a seguir, os vencedores do Prêmio Potência de Inovação Tecnológica 2018.

Segmento

Automação predial

Produto: Animeo® IP
Empresa: Somfy​

O animeo® IP é um sistema de automação de persianas para prédios comerciais. Ele é composto por controladores, sensores e teclados e pode ser uma solução autônoma ou integrada ao BMS (Building Management System) dos edifícios comerciais. Uma interface de usuário intuitiva permite comissionamento, gerenciamento predial e suporte técnico simplificados.

Cada instalação do animeo® IP inclui um controlador de edifício IP animeo® que suporta até 200 motores. O animeo® IP é um sistema escalável e a capacidade de rede é expandida adicionando-se um subcontrolador para cada grupo adicional de 200 motores.

Produto: Quadro automatizado microcontrolado via wifi para controle de caixas d’água e piscinas
Empresa: Only One

Gerenciamento de todo o sistema eletrônico do quadro auto- matizado para controle de caixas d’água e piscina. Controle de to- dos os níveis do reservatório: Normal; Crítico; Extravasa; Cisterna; Caixa superior.

Acompanha o funcionamento dos motores e seus respectivos disjuntores-motor; efetua o revezamento automático dos motores e acompanha o nível da cisterna (com alerta no painel e no APP): Na falta de água (concessionária) envia alerta e continua executando o bombeamento para os reservatórios superiores até a cisterna chegar ao nível crítico; no nível crítico não deixa o motor ligar e entra no modo de emergência.

Outras características: Em caso de extravasar, desliga o motor imediatamente e gera alerta no painel e no APP; informa qual motor está ligado; relatório gerencial de status do painel (através do APP e também pela web podendo ser exportado em PDF; indicador de falha no painel e no APP; sinal criptografa- do através de um servidor na nuvem, evitando ações de hackers e clonagem de controle; aviso no celular quando um evento acontece; histórico (relatórios) de notificações de eventos e usuários; pode ser baixado em número ilimitado de celulares.

Produto: LEST4000
Empresa: Exatron

O Sensor de Presença de Teto Touch (LEST4000) é um comando inteligente que se destina ao acionamento de cargas temporizadas. Detecta a movimentação de fontes de calor como pessoas e carros, através de um sensor infravermelho, acionando a carga e desligando-a após a ausência, de acordo com o tempo programado. É ideal para o controle de iluminação de corredor, escada, garagem, entrada de acesso, recepção, depósito, almoxarifado e demais ambientes inter- nos de residências, escritórios, condomínios, indústrias, hotéis e órgãos públicos.

Segmento

Dispositivos de proteção, seccionamento e comando de baixa tensão

Produto: Solução para Fiação Elétrica SmartWire
Empresa: EATON

A solução SmartWire elimina praticamente toda fiação elétrica de comando dos painéis elétricos, permitindo o controle, acionamento e monitoração de dispositivos tradicionais da indústria como por exemplo: contatores, disjuntores-motor, botões, sinaleiros, colunas luminosas, disjuntores em caixa moldada, inversores de frequência e soft starters. Através de um único cabo de rede, todos estes dispositivos podem ser conectados de forma rápida, fácil e eficiente. A solução oferece ainda reduções de custos em diferentes áreas do projeto: redução de tempo de engenharia, montagem e fiação, redução de espaço físico dentro do painel elétrico, redução de tempo de startup e comissionamento bem como de manutenção. Além disso disponibiliza grande quantidade de diagnósticos permitindo a fácil identificação do problema e sua solução.

Produto: SIRIUS Innovations
Empresa: SIEMENS

Uma família completa de produtos destinados à manobra, proteção, acionamento e supervisão de diversas cargas, como motores elétricos, capacitores, entre outras. Entre seus principais atributos, destaque para o aumento da produtividade com menor tempo de instalação, comissionamento e manutenção, redução de espaço em máquinas e painéis, eliminação de erros de montagem, menores tempos de engenharia e produção e maior disponibilidade de plantas industriais.
Utilizando o novo sistema de conexão por mola pre- sente nos produtos desta linha, é possível montar partidas de motores muito mais rápido, fácil e sem uso de ferramentas. A técnica de montagem APC (Alinhe, Puxe e Clique), em conjunto com produtos ainda mais compactos e o novo sistema de alimentação Infeed System 3RV29, permitem reduções do tempo de montagem em mais de 50%, gerando ganhos significativos em produtividade e redução de custos do painel.

Produto: Sistema Zyggot
Empresa: VARIXX

A linha Zyggot Arco realiza a detecção de arcos elétricos de maneira inovadora. Nesta topologia, não são necessários os dispositivos de medição de corrente e/ou som. O arco é detectado apenas pela radiação ultravioleta. Os sensores inteligentes, que detectam apenas radiação ultravioleta, são estrategicamente posicionados no painel elétrico. Todo o monitoramento é baseado no nível de radiação ultravioleta no ambiente, como a liberação de radiação ultravioleta ocorre antes do fluxo de corrente, é possível realizar a detecção do arco elétrico antes que seus efeitos prejudiciais sejam identificados. Os sensores são capazes de identificar rapidamente a presença de um arco elétrico e enviar o sinal de trip em apenas 300 microssegundos.
A linha Zyggot Arco permite que muitos sensores sejam instalados no mesmo relé é possível utilizar até 50 sensores. Além disso, a instalação é facilitada pelo tipo de conexão entre sensores e cabos, conectando os dispositivos em rede. A linha pode ser instalada até mesmo em painéis contemplados com outras topologias de detecção, incrementando o nível de segurança destes painéis.
Outro aspecto a ser ressaltado é o contato de saída dos relés de proteção. O sistema Zyggot Arco utiliza um contato estático em paralelo com o contato seco, com isso, o tempo de resposta é de 9 nano segundos.

Segmento

Energias renováveis, Eficiência energética e Qualidade de energia

Produto: PV Field Power - Descentralizada Combiner Box
Empresa: WEIDMÜLLER

Devido a muitos projetos terem a descentralização das combiner box, a Weidmüller desenvolveu o PV FIELD POWER – Descentralizada Combiner Box.
O PV FIELD POWER consta de 4 entradas e 1 saída, com proteção de fusíveis DC juntamente com o conector piercing.
Além de ter grau de proteção IP65, o equipamento constará com conexão tipo push-in, que elimina o ponto quente nas conexões com parafuso.
Outra vantagem é que ele poderá ser utilizado nas tensões de 1.000 e 1.500 Vdc, dependendo da tensão do parque.

Produto: M6k36 5BB (Painel fotovoltaico monocristalino convencional)
Empresa: BYD ENERGY DO BRASIL

Painel fotovoltaico monocristalino convencional 5BB. Livre de EVA, tem potência de 340 e 370 W, eficiência celular média de 21,4%, 10 anos de garantia e 25 anos de garantia linear. Com fabricação em Campinas e certificações ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, o módulo M6K 36 possui credenciamento no Finame/ BNDES e atende sistemas on-grid e off-grid.

Produto: PV Smart
Empresa: WEIDMÜLLER

Novo conceito de String Box, com um custo-benefício 15% a 20% menor que as String Box convencionais.
Não existem mais porta-fusíveis individuais. Há uma placa onde se fixa os fusíveis DC e, com uma ferramenta própria, o usuário consegue sacar o fusível com segurança.
O equipamento conta com conectores push-in, que evitam o torqueamento, onde geralmente se tem muito problema de mal aperto dos parafusos.
Tamanho da caixa menor, custo de manutenção menor, com alta confiabilidade e economia nos projetos fotovoltaicos.

Produto: ptu 35/4x10
Empresa: PHOENIX CONTACT

Terminal Híbrido para concentração de sinais em sistemas de energia, em especial fotovoltaicos.
Com conexão a parafuso de 35 mm² e 4 saídas de 10 mm² com tecnologia Push-In, que permitem conexão rápida, correntes a 101 A e aprovados para 1.000 V.

Segmento

Fios e cabos elétricos, Linhas elétricas, Sistemas de conexão e Acessórios

Produto: Linha 221 - Conexão Automática
Empresa: WAGO

Com tecnologia de Conexão a Mola WAGO, a linha 221 de Conexão Automática é composta de conectores para emendas elétricas de manuseio simples: basta puxar a alavanca para cima, inserir um condutor, empurrar a alavanca para baixo e a emenda elétrica está pronta de forma rápida, simples e segura.
Disponível em modelos com 2, 3 e 5 polos, além da emenda elétrica, é possível realizar derivações da mesma fase num único conector.
Os conectores da linha 221 podem ser utilizados para todos os tipos de fios e cabos (rígido, semirrígido e flexível) e está disponível em duas versões: uma para condutores entre 0,14 e 4 mm², e outra para bitolas de 0,5 a 6 mm². Ambas as versões possuem grau de proteção IP 20, tensão máxima de 450 V e temperatura de operação de até 105°C. Já com relação à intensidade de corrente elétrica, na versão para fios e cabos de até 4 mm², é de até 32 A e, na versão para bitolas de até 6 mm², de até 41 A.

Produto: Caixa de junção compacta para fibra óptica
Empresa: PHOENIX CONTACT

Caixa de junção de fibras ópticas compacta para instalação em tri- lho DIN:
◗ Operação frontal intuitiva e layout de quadro de comando claro graças ao design uniforme
◗ Montagem em trilho de fixação flexível possível em três sentidos de posicionamento
◗ Armazenagem de pigtails patenteada e com um dimensionamento perfeito para uma junção confortável e raios de flexão compactos.
◗ Adequado à indústria
◗ Tempo de montagem reduzido graças à pré-montagem pronta a encaixar
◗ Conexão de dados segura a longo prazo graças aos componentes sujeitos a testes abrangentes
◗ Até doze conexões frontais Duplex e dimensões compactas para mais espaço no quadro de comando

Produto: IBSB Advanced - Condutor flexível
Empresa: NVENT DO BRASIL

O Condutor trançado isolado IBS / IBSB, livre de halogênio, é a solução de reposição de fio flexível pronta para instalação especificamente projetada para conexões com todos os disjuntores de caixa moldada, incluindo os disjuntores mais compactos do mercado. O IBS / IBSB Advanced conecta-se aos terminais frontais de acesso dos disjuntores sem nenhum acessório adicional, como conectores angulares, distribuidores, conectores de terminal de anel ou extensores. Fabricada em uma instalação automatizada com certificação ISO 9001, a IBS / IBSB Advanced é formada por fios de cobre eletrolítico de alta qualidade para formar um conector durável de baixa tensão com flexibilidade máxima, que permite conexões de energia mais compactas aos disjuntores.
O processo exclusivo de fabricação de palmas pré-perfuradas integrais torna o IBS / IBSB Advanced pronto para conectar-se fora da caixa. Não há terminais para comprar ou instalar, simplificando e agilizando as conexões e eliminando conexões defeituosas devido à vibração ou fadiga.
O IBS / IBSB Advanced é compatível com todos os principais disjuntores em caixa moldada da marca. O isolamento de tecnologia avançada é um termoplástico de alta resistência a baixa emissão de fumaça, livre de halogênio e retardante de chama.

Produto: Conector 200LR e 200SR 7 produtos em 1
Empresa: NEXANS

7 produtos em 1, o mais completo do mercado. Eco Pass Port. Compacto, sistema de segurança.
O 200LR é um conector de cotovelo projetado para conectar cabos isolados a equipamentos como transformadores e painéis de comando. Ele foi projetado e é atualmente fabricado pela Nexans Euromold em Erembodegem, na Bélgica. Os impactos ambientais do ciclo de vida do conector 200LR foram melhorados significativamente, quando comparados com a versão anterior do produto (o 158LR):
◗ Redução do potencial de aquecimento global do produto de 49%, equivalente à economia de 45,5 kg eq de CO2 por conector foi alcançada, bem como, a redução do potencial de depleção de recursos abióticos de 44%, equivalente à economia de 5,77g eq de ouro por conector.
Essas melhorias foram obtidas graças a um design mais compacto, que atende a todos os requisitos técnicos e um sistema de fiabilidade inovador que minimiza as perdas de energia em uso.

Produto: Linha MCT
Empresa: HellermannTyton

Acessórios para fios e cabos fabricados com matéria-prima detectável para evitar contaminação de alimentos e remédios.
A linha é composta por abraçadeiras, espirais e fixadores. Todos adequados aos requisitos da US Food and Drug Administration (FDA), EC nº 1935/2004, além de ser isento de plastificante DEHP (di (2-etilhexil) ftalato), considerado perigoso para a saúde.
A linha de produto detectável visa, ainda, o auxílio na utilização de boas práticas de fabricação recomendadas pela ANVISA (RDC-14), facilitando a identificação do material por detectores de metal, prática contemplada na abordagem HACCP* – análise de perigos e pontos críticos de controle.

Segmento

Iluminação residencial, comercial, industrial e pública

Produto: Dynamic Window
Empresa: PHILIPS

Sistema de iluminação para vitrines, que permite a criação e personalização de cenários dinâmicos de acordo com a necessidade do cliente. Por meio de um tablet, é possível programar cenas que vão alternando durante o dia, criando um ambiente atraente e trazendo vida à vitrine. Em cases já realizados no mundo a iluminação dinâmica resultou em um aumento de até 11% no poder de parada em frente às vitrines.

Produto: Conector KATIL
Empresa: KRJ

Conector Perfurante para condutores isolados de baixa tensão destinados a iluminação pública. Controle de torque através de cabeça fusível, com limitador para aplicação em cabos nus sem danificá-los.
Aplicação por perfuração no principal e derivação sem a necessidade de remoção e posterior recomposição da cobertura de proteção.
Barramento com design que realiza o efeito mola mantendo a pressão constante de contato. Inovador conceito de engate rápido na conexão de derivação, permitindo a reutilização da aplicação.

Produto: Hue Sync
Empresa: PHILIPS

Philips Hue Sync é uma ferramenta para PC ou Mac que captura o conteúdo que a pessoa está assistindo, ouvindo ou jogando e transforma em um script de iluminação imediato, para proporcionar uma experiência imersiva com suas lâmpadas Philips Hue.

Segmento

Indústria 4.0

Produto: Conexão IoT via protocolo MQTT
Empresa: WAGO

A WAGO inova ao incorporar na sua linha de controladores, da família PFC, uma conexão nativa para o protocolo MQTT (Message Queuing Telemetry Trans- port). Este protocolo é bastante usado em IIoT (Industrial Internet of Things) e, no caso da WAGO, cria uma conexão segura e bidirecional entre os controladores e plataformas de Cloud Computing como Azure, Amazon ou qualquer outra uma vez que MQTT é um padrão comum para estas plataformas.
As mensagens são criptografadas, usando TLS, o que garante segurança no trafego de informações do chão de fábrica à nuvem. A conexão nativa simplifica as arquiteturas de automação, pois além das tarefas de controle, os PFCs são capazes de enviar os dados para as plataformas de Cloud, eliminando gateways e camadas de software que antes eram necessárias para esta operação.
Além disso, a WAGO criou uma área na plataforma Azure onde os usuários do PFC podem criar as suas visualizações, dashboards e tabelas e visualizá-los de qualquer lugar, a qualquer hora e com qualquer dispositivo conectado (tablet, computador, smartphone).

Produto: SafeMove2
Empresa: ABB

O SafeMove2 oferece maior flexibilidade, economia de espaço e ferramentas de comissionamento de ponta para maior produtividade a um custo total de investimento mais baixo. Tudo isso, combinado com segurança inigualável, permite uma colaboração mais próxima entre robôs e homem. Como o seu antecessor, o SafeMove2 inclui uma série de funções de segurança de ponta, incluindo limites seguros de velocidade, monitoramento seguro de parada, faixas de eixos seguros e supervisão de posição e orientação.

O SafeMove2 permite que robôs e homens trabalhem mais estreitamente, restringindo o movimento do robô para precisamente o que é necessário para uma aplicação específica. O SafeMove2 simplifica os cenários de produção e fornece ferramentas que aceleram o fluxo de trabalho de comissionamento para configuração e validação. Ele também integra a conectividade Fieldbus de segurança ao controlador de robô IRC5 da ABB, bem como os controladores IRC5 Single, Compact e Paint. A eficiência e flexibilidade obtidas de soluções de colaboração aprimoradas como o SafeMove2 contribuem para a ecossistema integrado que a ABB chama de Internet das Coisas, Serviços e Pessoas.

Produto: Cloud IoT Gateway
Empresa: PHOENIX CONTACT

O IoT Gateway integra instalações novas e existentes à Internet das Coisas em nuvem sem intervenção na lógica de automação, onde coleta e processa os dados de sensores e de processo, transmitindo-os para a nuvem profissional em protocolos existentes no mercado, permitindo que qualquer tecnologia seja inserida no contexto da Indústria 4.0.
Em poucas palavras, qualquer equipamento em Modbus/TCP, Modbus/RTU, RS232, etc.

Produto: WEG Motor Scan
Empresa: WEG

O WEG Motor Scan é um sensor de fácil instalação para o monitoramento periódico dos motores elétricos. O dispositivo permite analisar a performance do motor, evitando paradas e perdas na produção, e assim, garante a integridade dos motores instalados na fábrica. O WEG Motor Scan capta os dados do motor, envia ao smartphone ou tablet via Bluetooth® ou Gateway e passa por wi-fi todas as informações para a nuvem, que armazena os dados e os transmite para a WEG IoT Platform, a fim de garantir eficiência dos processos. Essencialmente, o WEG Motor Scan permite acompanhar o desempenho do motor por meio de um dispositivo inteligente (App disponível para Android e iOS) ou no desktop, ambos pela WEG IoT Platform. Com base nos dados capturados e enviados para a nuvem, é possível tomar decisões mais rápidas e assertivas, principalmente nos casos de manutenção preditiva, garantindo maior eficiência e vida útil do motor.
Além disso, será possível configurar o sensor para disparar alertas com base nestes dados e, para facilitar o gerenciamento de diversos motores na planta fabril, será possível acompanhar todos os motores equipados com o WEG Motor Scan na mesma tela da WEG IoT Platform.
Entre os principais benefícios no uso desta nova tecnologia está a otimização da manutenção preventiva dos motores, uma vez que permite a identificação exata do equipamento que pode apresentar falhas futuras, tornando o processo de manutenção mais rápido e eficiente, com pouca ou nenhuma parada na produção.

Segmento

Instrumentos de teste e medição

Produto: FLIR DM285
Empresa: FLIR

O FLIR DM285 é um multímetro digital True RMS profissional, tudo-em-um e gerador de imagens térmicas. Com a tecnologia Infrared Guided Measurement (IGM™), alimentada por um gerador de imagens térmicas integrado de 160 x 120 da FLIR, o DM285 guia você visualmente ao local exato de um possível problema elétrico sem contato direto. Você identificará os pontos quentes com mais rapidez, segurança e com maior eficiência. O DM285 também ajuda a simplificar as inspeções, por meio de conexão sem fio ao FLIR Tools ou ao novo aplicativo de gerenciamento de fluxo de trabalho FLIR InSiteTM.

Produto: Verificador elétrico T6-1000
Empresa: FLUKE

Tecnologia FieldSense para medição de tensão CA, corrente e frequência sem fazer contato elétrico com a tensão.
Exibição simultânea de tensão e corrente – mostra todas as medidas da fonte de alimentação de uma só vez, para oferecer mais eficiência na solução de problemas. Características: 1 a 1.000 V CA ou CC (T6-1000); 0,1 a 200 A CA; Tensão CA de verdadeiro valor eficaz e corrente para medições precisas em sinais não lineares Resistência (1 Ω a 100 kΩ); Medição de frequência 45 a 66 Hz; Funciona com fios de até AWG 4/0 (120 mm²) com uma abertura da pinça de 17,8 mm.
O botão HOLD congela temporariamente a leitura para fácil visualização.
Tela fácil de ler com luz de fundo. Aceita dispositivo opcional magnético para pendurar multímetro Fluke TPAK para uma operação mais conveniente.

Produto: FLIR T1020
Empresa: FLIR

Com sua notável faixa, até 3,1 MP de resolução (UltraMax®), e uma nova e ágil interface de usuário, a T1020 da FLIR foi projetada para simplificar seu dia de trabalho. Para obter as imagens mais nítidas, as temperaturas mais reais, a maior flexibilidade, a T1020 é o melhor resultado de cinco décadas de experiência com infravermelho.
A T1020 utiliza o poder do FLIR Vision Processing™ para oferecer imagens detalhadas e uniformes com muito pouco ruído de imagem. O FLIR Vision Processing combina resolução HD, MSX® e aprimoramento de imagens UltraMax® a algoritmos de filtragem adaptativa proprietária da FLIR para gerar imagens térmicas brilhantes com até 3,1 milhões de pixels. Além disso, a T1020 é suficientemente sensível para detectar diferenças de temperatura abaixo de <20 mK para oferecer resultados nítidos e com baixo ruído que lhe impeçam de ignorar quaisquer problemas em potencial durante inspeções.

Produto: Multimedidores EMproII
Empresa: PHOENIX CONTACT

Os equipamentos de medição de energia EMpro registram e monitoram os parâmetros elétricos de suas máquinas e instalações.
Com equipamentos com capacidade para rede, todos os dados de medição estão à sua disposição de forma central e no local.
Com o EMpro você obtém a solução de medidores compatível para o seu gerenciamento de energia.

Segmento

Painéis, Invólucros e Barramentos blindados de baixa tensão

Produto: Ri4Power - Gavetas Extraíveis
Empresa: RITTAL

O Ri4Power gavetas extraíveis veio para completar o portfólio da empresa, atendendo as diversas demandas, seja na indústria de processos ou instalações industriais, para distribuição de energia. A ideia foi modernizar os centros de controle de motores que utilizam gavetas do tipo extraível, utilizando componentes de alta performance.
O ponto crucial no sistema é o aparelho de contato, que é responsável em fornecer energia para o sistema e a proteção que o aparelho de contato oferece, pois ele é o coletor de energia derivado do barramento vertical e o seu sistema totalmente isolado proporciona uma zona livre de arco interno dentro da gaveta extraível.
Prevenção significa também as vantagens técnicas “notáveis” do sistema de pressão de contatos, o que diferencia um aparelho convencional de contato conhecido como Lyra (pinças) em relação ao nosso sistema inovador de contatos é a qualidade de conexão. Na escolha da pressão de contato torna-se possível reduzir e eliminar os efeitos indesejáveis das forças magnéticas, tornando o contato de pressão a melhor escolha.
Prevenção significa que o equipamento de contato, a seção de barramento vertical e o plug de saída compõem um conjunto de isolamento completo, conseguindo assim uma zona livre de arco interno, outra vantagem técnica notável é que não existe movimento reciproco dos contatos de pressão paralelos por causa do encapsulamento completo fase para fase, não existe a incidência dos campos magnéticos no contato de pressão, porque o contato de pressão pode deslizar sobre a superfície da barra de cobre.

Produto: PTFIX - Blocos de Distribuição
Empresa: PHOENIX CONTACT

Bloco de distribuição de potencial para instalações elétricas, apresentado em 11 diferentes cores, com opção de entrada para alimentação em até 10mm² e 6/12/18 saídas de até 4 mm², opções de fixação em trilho DIN 15 e 35 (horizontal e vertical), flanges e adesivo.

Produto: Quadros de distribuição Practibox S
Empresa: LEGRAND

Os Quadros de Distribuição PRACTIBOX S foram criados pensando no estilo, já que oferecem design refinado e acabamento de qualidade superior, com linhas suaves que combinam com os mais diversos ambientes, e na praticidade, já que se adequam a qualquer necessidade, tanto do instalador, quando a do usuário, pois possui porta reversível com tampa simétrica que permite que a porta seja aberta para o lado mais adequado.
Também possui muita ergonomia e segurança, com alça de abertura identificada e com a possibilidade de instalação de um fecho com chave, além de resistência e durabilidade, pois possui dobradiças reforçadas e proteção contra raios UV.
Os Quadros de Distribuição PRACTIBOX S estão disponíveis em 6 tamanhos, com versões de embutir e sobrepor, com portas brancas ou transparentes e são projetados para aplicações residenciais ou pequenas instalações comerciais

Produto: Quadro de baixa tensão Ecológico NoTTAbile Ultimate
Empresa: GIMI

O painel de baixa tensão NoTTAbile Ultimate traz uma série de inovações construtivas que tem como pano de fundo a preocupação com sustentabilidade ambiental e de saúde ocupacional de nossos colaboradores.
Principais benefícios e processos utilizados:
◗ Painel isento de soldas, processo que é altamente insalubre em seu processo produtivo e exige tratamentos químicos na chaparia para seu processo subsequente de pintura.
◗ Todas as chapas utilizadas na construção têm processo de tratamento anticorrosivo que utiliza o zinco, que é um metal bastante amigável ambientalmente.
◗ Todas as chapas utilizadas no quadro são adquiridas já pintadas por processo de coil coating junto às principais siderúrgicas mundiais, sendo esses processos bastante otimizados do ponto de vista ambiental e que nos possibilita toda a construção sem processos de pintura internos à nossa unidade fabril, com enormes ganhos de qualidade e beleza de nossos produtos.
◗ Todas as barras de cobre utilizadas nos quadros não requerem mais o tratamento nas extremidades com prata ou estanho, pois nosso processo foi otimizado quanto à preparação desses contatos com processos isentos de química, sem perda de performance, sendo que essa excelência técnica foi totalmente submetida aos ensaios da NBR- IEC-61349 e
com resultados excepcionais.

Segmento

Smart grids

Produto: UTR XTR
Empresa: WAGO

A UTR WAGO XTR e seus I/Os remotos (módulos de entrada e saída) formam uma linha que combina as características positivas do WAGO I/O SYSTEM com a robustez e durabilidade exigidas em ambientes com alta variação de temperatura, interferências eletromagnéticas, vibrações e tensões de impulso, como ocorre em aplicações de geração, transmissão e distribuição de energia.
As UTRs são perfeitas para aplicações de SmartMeter, capazes de registar consumo de energia, registrar eventos e diagnósticos das subestações e digitalizar estas informações e disponibilizá-las em plataformas de análise de dados.
Para atender aos requisitos de segurança, as UTRs WAGO XTR permitem a conectividade com plataformas na nuvem, dispondo de segurança cibernética por ter VPN e Firewall embarcado, que impedem acessos indevidos com total segurança a acessos remotos e transmissão de dados através da internet ou até mesmo de redes locais. 

As UTRs WAGO 750 XTR contam também com a oscilografia local, através de banco de dados e visualização via Webserver integrado, que permite que o operador da subestação possa operar remotamente de um browser ou até mesmo por meio de um tablet.

Produto: Hemera Residencial Smart
Empresa: CAS

Plataforma de Gestão de grande volume de informações dos Medidores Inteligentes Multitarifários que contemplam o Monitoramento de Dados de Medição de energia em Baixa Tensão, Configuração de Regras de Alarmes, Dados de Consumo dos optantes pela Tarifa Branca, Qualidade de Energia, Microgeração Distribuída, Tarifa Binômia e Análise e Recuperação de Perdas.

A ferramenta possibilita a Navegação em 3 Visões Independentes:
◗ Visão de Comunicação – visualização dos medidores a partir de sua tecnologia de comunicação.
◗ Visão de Rede de Distribuição – visualização dos medidores a partir da hierarquia da rede de distribuição.
◗ Visão de Negócio – visualização dos medidores a partir de sua geolocalização nas áreas de concessão.
A Plataforma Hemera Residencial Smart agrega mais inteligência ao negócio das utilities e facilita o trabalho operacional de forma massiva.

Produto: GridAdvisor Optical Sensor
Empresa: EATON

O Sensor Ótico GridAdvisor é uma solução que utiliza tecnologia inovadora 100% ótica para medição de grandezas elétricas como corrente, tensão e harmônicos para circuitos de Distribuição de Energia Elétrica em Média Tensão com extrema precisão. O dinamismo das soluções para SMARTGRID, como por exemplo, Sistemas de Reconfiguração Automática (Feeder Automation) ou Controle Automático de Volt/VAR, demanda cada vez mais precisão nos dados de medição ao longo da rede de distribuição elétrica. Por isso a Eaton desenvolveu para o mercado das Utilities uma solução que atenda essas demandas, como precisão, eficiência e comunicação remota pelos principais protocolos utilizados no mercado de Smart Grid.

Segmento

Softwares e aplicativos

Produto: xSpider
Empresa: EATON

Sistema de design orientado graficamente para dimensionamento de redes de baixa tensão. Software em Português.
Realiza Cálculos de curto-circuito, seletividade e queda de tensão. Módulo de cálculo para energia incidente com tabela de escolha para facilitar a seleção do EPI mais adequado.

Produto: FLIR Insite
Empresa: FLIR

O Aplicativo de Gerenciamento de Inspeções FLIR InSite é uma ferramenta de fluxo de trabalho profissional para empreiteiros elétricos e profissionais de termografia que simplifica as inspeções termográficas e a coleta de dados e geração de relatórios. Use o FLIR InSite para organizar todas as informações do cliente e os dados de inspeção em um mesmo lugar que seja fácil de acessar, gerenciar e compartilhar. Sua equipe e seus clientes terão acesso aos dados de alta qualidade de que precisam para tomar decisões, programar reparos imediatos e maximizar o tempo de operação.
Os relatórios de campo em um toque permitem criar e fazer upload de relatórios automaticamente para seu portal de cliente FLIR InSite privado e protegido, onde os clientes podem acessar imagens térmicas, relatórios e outros dados imediatamente.

Produto: GEM Calculator
Empresa: NVENT

O GEM calculator é um software online que realiza o cálculo da resistência final de uma malha de aterramento. Já existe uma versão disponível e a nova versão deve ser lançada até o final de novembro de 2018.

Confira todas as fotos do Prêmio Potência 2018 clicando AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *