Gerenciamento de eletricidade

A Itron, Inc. (NASDAQ: ITRI), que está inovando a forma como concessionárias e cidades gerenciam energia e a água, implementará sua rede Gen5 para garantir eficiência energética, maior monitoramento da rede e melhor uso das informações para a concessionária brasileira Elektro, distribuidora do grupo Neoenergia.

Emerson de Souza

A concessionária substituirá atuais medidores de eletricidade por modelos inteligentes da Eletra, uma parceira comercial autorizada da Itron, e implantará a rede da Itron em três cidades paulistas (Atibaia, Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões), no próximo ano. A Elektro integra o grupo Neoenergia, segunda maior distribuidora de energia elétrica do Brasil, que atende mais de 13,6 milhões de clientes.

A Eletra é uma das principais fornecedoras de medidores do Brasil e, pela sua colaboração com a Itron, a empresa instalará 40 mil dos seus medidores Zeus e usará a rede Gen5 da Itron para fornecer solução abrangente. Isso permitirá à Elektro melhorar a qualidade do fornecimento e reduzir perdas comerciais em três cidades do Estado de São Paulo. A Itron também prestará serviços profissionais e de manutenção de software para garantir que a entrega, as operações e as atualizações dos softwares ocorram de forma confiável e previsível. Com essa inovadora modernização da rede, a Elektro lança os alicerces para desenvolver o modelo de distribuidora como operadora do sistema energético, uma empresa que vai além do papel atual de operadora da rede. Em uma rede multiplataforma, a empresa será capaz de integrar soluções inteligentes para a rede elétrica, como automação de distribuição e indicadores de controle de falha (FCIs), além de ajudar as cidades a integrarem soluções inovadoras como iluminação inteligente, controle de tráfego, postos de recarga de veículos elétricos, entre outras.

“Com nossa rede preparada para o futuro, a Elektro estará pronta para empregar aplicações e tecnologias inteligentes nas cidades e viabilizar benefícios para os consumidores”, declarou Emerson de Souza (foto), vice-presidente de Vendas para América Latina da Itron. “Estamos contentes de colaborar com a Elektro na modernização da sua infraestrutura de eletricidade com nossa rede e serviços gerenciados”.

“A combinação dos medidores inteligentes da Eletra com a rede da Itron vai melhorar nossa infraestrutura e a prestação de serviços para nossos clientes”, afirmou Heron Fontana, superintendente de Smart Grids da Neoenergia. “Como a rede da Itron é compatível com o Wi-SUN, está alinhada com nossa estratégia de digitalização das redes usando padrões abertos, possibilita novas aplicações como automação de distribuição, iluminação pública, entre outras”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *