fbpx

NEXANS® apresenta soluções para mobilidade elétrica

As prioridades atuais dos governos estão focadas na redução do índice de emissão de carbono – num esforço global para a transição do modelo econômico baseado em combustíveis fósseis para alternativas mais limpas e renováveis de energia. Um dos fatores que vêm contribuindo para viabilizar essa transição tem sido a queda do preço das baterias elétricas geradoras, viabilizando a introdução dos carros elétricos – o que tende a torná-los mais baratos do que os veículos com motor à combustão interna, em um futuro próximo – gerando benefícios por meio da queda nos custos do ciclo de vida do produto.

Nexans AgicityConforme pesquisas globais recentes, estima-se que em 2040, os veículos elétricos responderão por 54 por cento das vendas de carros novos, desde que a infraestrutura de recarga acompanhe a tendência. Para acelerar a mudança para a mobilidade elétrica, a Nexans está lançando a linha Nexans AGICITY®, que visa facilitar a implantação da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos públicos e privados.

A AGICITY® é fruto do know-how adquirido pelo Grupo no setor de mobilidade elétrica desde 2010, pela participação em importantes programas de inovação, como o bienvenu e o eco2charge. É com base nessa expertise, capacidade de inovação e sólida rede de parceiros, que a Nexans anuncia a AGICITY®, uma solução completa para infraestruturas de carregamento de veículos elétricos ergonômicos e escalonáveis.

A AGICITY® permite o gerenciamento dinâmico de estações, melhorando a eficiência energética e fornecendo uma solução para as diversas necessidades de serviços individuais. Trabalhando em estreita colaboração com as autoridades regionais, a Nexans contribui para o lançamento de um modelo compartilhado de mobilidade elétrica com o objetivo de reduzir os custos de mobilidade suportados pelas populações dos países nos quais o Grupo possui operações de negócios, residentes em áreas suburbanas ou rurais.

Sendo uma das grandes tendências do mercado para os próximos anos, projeto o foi desenvolvido em Donchery, França, e oferece uma solução completa de infraestruturas de recarga para empresas e comunidades, integrando vários modelos de estações de recarga, além de uma gama de serviços relacionados, incluindo o compartilhamento de veículos. Como parte do projeto piloto, 150 estações já foram implantadas na região.

 

Usando o aplicativo myAGICITY®, os viajantes podem reservar um espaço de estacionamento e recarregar em qualquer estação da rede. Veículos elétricos também estão disponíveis em estações de compartilhamento de carros. Basta chegar na hora escolhida e inserir o código de reserva disponibilizado para obter a chave de um veículo.

“Essas soluções de compartilhamento de carros são baratas se comparadas a táxis ou ônibus. Essas soluções podem ser facilmente instaladas por municípios rurais para fornecer um serviço de mobilidade simples e eficaz”, diz Xavier Mathieu, vice-presidente da Unidade de Aceleração de Estações de Recarga de Veículos Elétricos.

As estações de compartilhamento de carros abrangem cidades distantes, permitindo viagens flexíveis para todos. Autoridades locais estão abertas a esta oferta ecológica e socialmente consciente, como diz Luc Lallouette, presidente da Federação Departamental de Energias. Ele ressalta: “O compartilhamento de carros é um setor em desenvolvimento. Precisamos pensar sobre o futuro do planeta e sobre qual será nosso legado para a próxima geração. A transição energética está em andamento”.

As estruturas da AGICITY® são monitoradas remotamente e em tempo real a partir da plataforma Nexans. As equipes estão preparadas para garantir que as estações estejam operando corretamente. Para manutenções, como num “centro qualificado” autorizado, técnicos são treinados para instalar a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos. Dessa maneira, as cidades não precisarão manter funcionários dedicados ao serviço; pois graças à flexibilidade e à proximidade, uma chamada para reparos leva apenas alguns minutos.

Uma solução de cobrança de infraestrutura de ponta a ponta – Aproveitando a sinergia de suas soluções com os parceiros do Grupo no setor de cobrança, a Nexans se beneficia de uma posição única no mercado de mobilidade eletrônica, abrangendo toda a cadeia de valor: da cobrança à tecnologia da informação e comunicação.

A Nexans comercializa terminais tri-padrão que permitem carga de corrente alternada e contínua de até 24 kW, além de carregamento rápido. A linha oferece soluções completas de carregamento, incluindo serviços especificamente projetados para ajudar as empresas e as comunidades locais de cada país a migrarem suavemente para a mobilidade eletrônica. Seja para frotas de empresas, áreas de estacionamento públicas ou privadas ou estações de recarga, a tecnologia modular fornecida pela Nexans facilita a definição, o desenvolvimento e a atualização de frota de estações de recarga, de forma a integrar novas mobilidades.

Os sistemas de supervisão da Nexans fornecem às autoridades regionais e às empresas operações de cobrança confiáveis, graças às funções remotas de diagnóstico e supervisão em tempo real. Além disso, as estações de carregamento Nexans incluem opções de pagamento e compartilhamento de carros. Eles são compatíveis com todos os veículos no mercado e são interoperáveis ​​com os operadores de mobilidade compartilhada.

“O lançamento da Nexans AGICITY® confirma o objetivo do Grupo de ir além dos cabos”, afirma Dirk Steinbrink, diretor técnico global da Nexans. “A Nexans auxilia seus clientes em cada estágio da implementação e operação da infraestrutura de carregamento. Nossas equipes fornecem suporte de projeto a partir da definição de necessidades e projeto de sistemas personalizados, e durante todo o ciclo de vida da infraestrutura, incluindo fabricação, instalação e venda”, complementa.

O Brasil deverá estar incorporado na tendência global nos próximos anos. Afinal, a adoção de carros elétricos já é uma realidade. De acordo com dados recentes, divulgados pela Associação Nacional de Veículos Automotores, com base nos Registros Nacionais de Veículos Automotores, houve um aumento de 58,9% na venda de carros elétricos e híbridos no país quando comparados o primeiro trimestre de 2018 com o primeiro trimestre de 2017. Uma das principais dificuldades para a ampliação é ainda a questão tecnológica e a disponibilidade de eletropostos. Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), existem cerca de 80 eletropostos no país, número que poderia ser muito maior, em função da extensão e o crescimento do uso do carro elétrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *