Nova subestação de energia em Alphaville
Com R$ 48,5 milhões de investimento, a Enel Distribuição São Paulo inaugurou a nova subestação Alphaville, localizada na Avenida Andrômeda, na região do Green Valley, em Barueri. Mais de 240 mil pessoas que moram no Alpha Conde, Alpha Plus, residenciais zero, um, dois, doze, entre outros bairros ou que frequentam o Centro Comercial serão beneficiadas.
A subestação foi projetada para a potência instalada de 256 MVA (Mega-Volt-Ampere) e até 22 circuitos de distribuição de energia, o que a classifica como a segunda maior subestação em capacidade instalada da distribuidora. A construção desta subestação, em conjunto com as novas Linhas de Distribuição Subterrânea e Aérea Alphaville, vão garantir mais confiabilidade no fornecimento de energia, bem como o crescimento da região, aliviando as cargas das subestações vizinhas.
A nova subestação é totalmente automatizada e monitorada à distância, por meio da Central de Operações da distribuidora, localizada na cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Com isso, técnicos da concessionária também podem atuar remotamente nos equipamentos da subestação, o que evita o deslocamento de equipes.
A obra teve início em dezembro de 2017, com a topografia, limpeza e terraplanagem do terreno. Em abril de 2018, começou a construção das edificações, montagem eletromecânica e comissionamento dos equipamentos. No total, a obra contou com uma equipe de 40 pessoas, entre funcionários próprios e terceirizados.
Atualmente a Enel Distribuição São Paulo possui 192 subestações, com 463 transformadores que totalizam uma capacidade instalada de 15.420 MVA.
Foi um grande desafio o Projeto Completo dessa Subestação, mas com parceria do Projetista Eletromecânico Sr. Juraci Vilela de Carvalho onde, juntos desenvolvemos pelo menos 4 estudos de Arranjo da Subestação, que depois de 1 ano e meio de Projetos e com parceria da LEONARDI Pré Fabricados, concebemos essa magnífica Subestação do ponto de Vista Elétrico , Eletromecânico e Civil e chegamos a MAIOR SUBESTAÇÃO CONVENCIONAL ABRIGADA DA AMÉRICA LATINA.
Parabéns a todos os envolvidos, desde a engenharia da ENEL , a MPO Montagens e seus colaboradores e terceiros.
Eng. Eduardo Nogueira
Parabéns pelo projeto, Eduardo e todos envolvidos!