Soprano inaugura Núcleo de Inovação
Foi inaugurado em fevereiro, em Florianópolis (SC), o Núcleo de Inovação da Soprano, denominado Espaço Fidati. O projeto de open innovation está sediado junto ao prédio do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA) e tem parceria da Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras). O objetivo é desenvolver novas soluções para o mercado junto a startups, aproximando ainda mais a Soprano da tecnologia e da inovação.
Dezenas de convidados participaram da solenidade de inauguração, entre eles Fábio Zabot, presidente da FAPESC, representando o governo do Estado de Santa Catarina e Carlos Alberto Schneider, presidente do conselho da CERTI.
Schneider destacou que a Soprano, a partir de agora, terá interação orientada com startups para dar continuidade ao seu processo de inovação. Em seu discurso, Paulo Sachett, CEO da Soprano, relembrou que há 65 anos a Soprano fabricava acordeões, até o momento em que o rock´n´roll colocou a guitarra como instrumento número um do mundo, passando a produzir então fechaduras e ferragens: “Matamos um produto para criar outros e isso nos proporcionou a longevidade”. Sérgio Luís Smidt, Diretor de Negócios da Soprano Fechaduras complementou: “São iniciativas como o núcleo de inovação que irão nos permitir a competitividade para os próximos 65 anos. O desafio é unir a tradição da marca e a inovação necessária, nesse ambidestro mundo dos negócios”.
Com investimento que ultrapassa R$ 500 mil, o Núcleo de Inovação da Soprano vai contemplar, inicialmente, a unidade Soprano Fechaduras e Ferragens, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas gerando a melhor experiência em acesso e segurança. Posteriormente, as demais unidades da marca também serão envolvidas. Em dois anos, o projeto estima dobrar o percentual de faturamento da Soprano Fechaduras e Ferragens na linha de inovação.
A Soprano tem investindo de forma intensa no aumento de competências, em especial na inovação ampla, acreditando que o compartilhamento, adicionado a competências conjugadas, gera inovações sustentáveis. Nesse sentido busca aproximações e parcerias com startups, centros de tecnologia e inovação no Brasil e no Exterior. A inovação já é um valor estabelecido pela marca, cuja evidência está em seu portfólio, nas tecnologias empregadas nos nossos processos e no relacionamento com os clientes.
Fidati: Confiança – O termo Fidati foi escolhido por uma comissão da Soprano após a realização de um concurso interno com colaboradores da empresa. Fidati, que em italiano significa “confiança”, foi eleito por estar atrelado ao posicionamento “a vida é melhor para quem confia”, remetendo às relações de confiança que a Soprano mantém com suas equipes, clientes e fornecedores na confiança de que, por meio da inovação, alcançará patamares ainda maiores de sucesso. Fidati também remete às origens da Soprano e de seu fundador, Adelino Miotti, que era descendente de italianos.