Estação de carregamento de baterias
As indústrias que desenvolvem atividades logísticas e intralogísticas e que, em geral, trabalham ininterruptamente com empilhadeiras elétricas, necessitam, por vezes, de salas inteiras para abrigar as estações para o carregamento das baterias, o que acaba exigindo muito espaço físico em seus centros fabris.
Para superar este desafio, a Fronius do Brasil, empresa de origem austríaca que, entre outros segmentos, se dedica a soluções inovadoras para carregadores de bateria automotivos e tracionários, acaba de lançar o Fronius Energy Hub, uma estação de carregamento de baterias que pode ser instalada do lado de fora da fábrica, ao mesmo tempo em que fica protegida contra as condições climáticas e temperaturas extremas.
Flexível e portátil, além de economizar um espaço valioso nos corredores e salas de armazenamento, a nova solução da Fronius também atende a todas as normas e requisitos técnicos de segurança para operação de baterias de chumbo-ácido e de íon de lítio, proibida em locais fechados.
Mariana Kroker, gerente comercial da divisão Perfect Charging da Fronius do Brasil, ressalta que a estação Energy Hub está disponível em diferentes tamanhos e pode ser configurada individualmente de acordo com a necessidade de cada empresa. “A estação é entregue pronta para o uso e pode ser implementada facilmente em qualquer ambiente externo”, explica. “O cliente precisa apenas de uma superfície livre e uma conexão à rede elétrica. Nós cuidamos do resto”.
Além disso, ele possui inúmeras funções inteligentes, sensor de monitoramento, piso reforçado para uso de baterias pesadas e faixa de LED opcional no lado externo do contêiner, que indica o estado da carga de cada bateria e fornece ao operador da empilhadeira uma visão intuitiva de qual bateria está carregada há mais tempo e que já está resfriada.
E, para completar, o Energy Hub também pode ser combinado com um sistema fotovoltaico e inversores solares Fronius para reduzir os custos de energia elétrica, proporcionando ainda mais economia e sustentabilidade para a empresa.
Cada vez mais aparecem novidades ligadas à tecnologia das baterias. As do tipo íon-lítio vem ganhando espaço em relação a chumbo-ácido em termos de ser mais amigável no que se refere aos impactos no Meio Ambiente, hoje, uma preocupação que está caminhando como se fora uma condição imprescindível, por exemplo nas transações do Brasil com o exterior. Vide a pauta do agronegócio quanto a produtos que tiveram como origem locais que infringiram as regras de preservação da natureza local. Outro aspecto também do ganho tecnologia é quanto ao tamanho, peso e autonomia das baterias e, não menos importante, o seu custo. Os carros elétricos, cuja escala de produção vem se expandido de forma célere, ainda têm o custo final agravado pelo da baterias. Para essas estações vislumbramos também o grande potencial como uso de eletropostos para carregamento de baterias, tanto na sua disseminação no centros urbanos e autoestradas, bem como em condomínios residenciais, shoppings etc. Dar também um grande contribuição para o avanço da geração solar fotovoltaica off grid. Que as concessionárias e distribuidoras de energia elétrica ponham as “barbas de molho” que o avanço da fotovoltaica é inexorável! Como exemplo! Carregam-se as baterias no período fora da ponta e as utiliza na ponta, onde o preço da energia elétrica é muito maior.