Fachada de vidro com filme solar
A CAOA, um dos maiores conglomerados de produção e distribuição de veículos do Brasil, e a Sunew, empresa brasileira líder global na produção da tecnologia de terceira geração de energia solar, se uniram para o desenvolvimento de um grande projeto de energia e sustentabilidade. A fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da CAOA Montadora, situado no município de Anápolis (GO), recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), se tornando, então, uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa.
A fachada do prédio agora conta com uma área de cerca de 850m² da solução Sunew GLASS™, que são filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro, fazendo dessa a maior fachada de vidro com OPV do mundo, e a segunda maior instalação de OPV do planeta. O prédio recebeu design moderno, que inclui o logo da CAOA funcional, customizado em OPV.
Inovadora, a eficiência do OPV da Sunew cresce com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. A energia mensal gerada por essa instalação é suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.
Instalado na planta em Anápolis (GO), a CAOA Montadora inaugurou o Centro de Pesquisas e Eficiência Energética em 2015, resultado de um investimento de R$ 130 milhões, viabilizados com recursos próprios. O local proporciona a realização de ensaios de emissões, homologação e calibração de motores movidos a gasolina, etanol e diesel.
Para o CEO da CAOA, Mauro Correia, o Centro de Pesquisas tornou-se peça chave para viabilizar e agilizar os principais lançamentos da CAOA e agora terá ampliada sua própria eficiência com a substituição de parte da energia elétrica utilizada pelo consumo de energia solar e com uma substancial diminuição de emissões de CO2. “Nossa expectativa com instalação do painel é muito grande e demonstra nosso real comprometimento com a sustentabilidade de nossa planta. Com o CPEE, a CAOA Montadora tem conseguido ótimos resultados em pesquisas e nas homologações que envolveram os lançamentos do Hyundai New Tucson, dos CAOA CHERY, Tiggo 5, Tiggo 7 e Tiggo 8, mas buscamos muito mais que isso e temos realizado diversos esforços para conscientizar e transformar o comportamento dos nossos colaboradores diretos e indiretos e o desenvolvimento socioambiental de toda a região. A implementação desse projeto personifica e concretiza todo o esforço e trabalho desenvolvido por nossas equipes nos últimos anos”, explica o executivo.
Já o diretor Técnico da planta e CEO da CAOA CHERY, Marcio Alfonso, explica que a CAOA prioriza a pesquisa com foco nas energias renováveis. “Temos feito grandes avanços nos estudos de biocombustíveis e agora com a parceria com a Sunew e SolarVolt agregamos mais uma frente importantíssima na busca por soluções inovadoras na linha de pesquisa de células fotovoltaicas de baixo peso e alta capacidade de conformação. Esta é mais uma ação que reforça o nosso compromisso com a busca da sustentabilidade através da pesquisa e inovação realizada no Brasil, em um momento em que a indústria automobilística ingressa em uma fase de transformação tecnológica sem precedente”.
O projeto da CAOA com a Sunew foi instalado pela SolarVolt, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções e projetos de energia solar fotovoltaica. Trata-se de uma importante parceira no setor que vem atendendo a grandes projetos pelo Brasil. Fundada em 2013, a SolarVolt já instalou mais de 50.000 kilowatts-pico (kWp) de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, em 10 estados do país. “É uma honra participar de um projeto tão grandioso como esse. Estamos muito felizes com a parceria e com o resultado final”, comenta Gabriel Guimarães, diretor da SolarVolt.
Tiago Alves, CEO da Sunew, diz como o projeto é muito importante para o mercado empresarial em geral. “Os benefícios são inúmeros, tanto para o meio ambiente como para a empresa. A instalação do OPV na fachada do prédio contribui para suprir grande parte da demanda por energia elétrica e, assim, potencializar a eficiência energética e contribuir com a redução da pegada de carbono. Para a Sunew é muito importante participar de um projeto em parceria com uma empresa como a CAOA, que tem mais de 40 anos de história e é o maior distribuidor de automóveis do país”.
Sobre o produto – Do inglês organic photovoltaic (OPV), o filme fotovoltaico orgânico da Sunew – Sunew GLASS™ – é a tecnologia de células solares de terceira geração. Através de uma cadeia de produção totalmente sustentável, OPV é a alternativa de geração de energia mais verde e apresenta a menor pegada de carbono entre as tecnologias de geração solar. O OPV da Sunew difere das tecnologias anteriores devido à sua versatilidade. Permite a geração de energia em qualquer superfície, desde fachadas de vidro de edifícios inteligentes até veículos e mobiliário urbano.
Muito boa solução. Como ficou a capacidade de geração por m.m considerando a posição da fachada? E qual a comparação considerando eventual uso de placas de mercado colocadas no telhado, p.ex.?
Olá Aldair, tudo bem? Infelizmente não temos mais detalhes sobre o projeto. Acredito que você consegue essa informação entrando em contato com a Sunew. Segue o link do site deles: https://sunew.com.br/contato/