Carretas de serviços em transformadores
A Hitachi ABB Power Grids, líder global em tecnologia, revolucionou o serviço de montagem e manutenção de transformadores e reatores para indústrias e concessionárias com uma solução sobre rodas. Uma frota composta por caminhões e vans que permite aos clientes otimizar processos capazes de garantir uma economia de até 80% no tempo de realização de serviços em transformadores e reatores de até 800kV, em todo o território nacional, o que reflete diretamente na redução de custos.
A frota tem capacidade para atender desde os serviços mais simples, como manutenção em comutadores, passando por transformadores de médio e pequeno porte, até os de maior complexidade, como ensaios de alta tensão no campo de indústrias e concessionárias de geração, transmissão e distribuição. Para cada tipo de operação existe um veículo compatível que inclui os laboratórios, ferramentas e equipamentos utilizados nas instalações elétricas, sem a necessidade de deslocar transformadores e reatores para manutenção na fábrica, o que gera uma operação complexa, demorada e de alto custo.
“Antes dessa facilidade, o tempo de transporte e execução dos serviços poderia chegar a 60 dias. Agora, com a possibilidade de levar o laboratório até o cliente, o mesmo equipamento pode voltar a funcionar em 10 dias. Isso representa uma grande redução de custos, já que o transporte pode representar de 30% a 40% do valor do produto, considerando também o seguro obrigatório, que é caro”, explica Fernanda Alves, gerente de serviços em transformadores no Brasil da Hitachi ABB Power Grids.
O controle de acionamento remoto é outro diferencial para este tipo de serviço, permitindo ao operador monitorar remotamente o funcionamento do equipamento e receber um alerta pelo celular em caso de qualquer intercorrência, não exigindo mais que a equipe permaneça 24 horas no local, diminuindo custos de horas extras, adicional noturno e também aumentando a segurança.
“O laboratório móvel também tem a vantagem de se deslocar entre transformadores de uma mesma planta para realizar serviços de manutenção ou simulações, sem ser necessário posicionar os equipamentos para atender cada estação. No Tocantins, conseguimos antecipar a entrega de uma obra em 10 dias, graças a essa mobilidade”, comenta Fernanda.
Os benefícios dessa tecnologia aplicada à mobilidade na montagem e manutenção de redes elétricas têm proporcionado agilidade, economia e limpeza; diminuição do tempo de execução dos serviços; melhor organização em campo; facilidade de armazenamento, energização e teste; escritório para reuniões de projetos na fábrica e controle remoto, evitando a dedicação da equipe por 24 horas.