Eficiência e baixo nível de ruído
A família de compressores sem óleo Danfoss Turbocor® é composta por uma série de produtos com flexibilidade para serem usados em chillers refrigerados a ar e água. Este aspecto, somado à diversidade de aplicações nas quais estas linhas podem operar, já resultou em mais de 80 mil compressores instalados em todo o mundo, que operam em climatização de conforto, processos de baixa temperatura, armazenagem de gelo e recuperação de calor.
Com desempenho líder no segmento, estes compressores adotam uma tecnologia pioneira e avançada, capaz de fornecer alta performance com níveis baixos de ruído, além de terem um design adequado para instalação em áreas compactas. O uso de mancais magnéticos sem óleo é um dos grandes diferenciais dos produtos, pois permite que a atividade seja realizada com zero degradação de desempenho ao longo da vida útil do compressor.
Além disso, a manutenção dos compressores é realizada de forma simples e fácil, com o aplicativo Danfoss TurboTool®. Com este acesso, é possível resolver ou antecipar eventuais problemas com as instalações reportando as ocorrências e, consequentemente, recebendo as devidas recomendações de resolução por meio do smartphone.
Atualmente, os compressores Danfoss Turbocor® estão divididos em três linhas:
Turbocor® TG – Os compressores modelo TG estão disponíveis em quatro modelos diferentes (TG230, TG310, TG390 e TG520), variando desde 40 a até 150 toneladas de refrigeração / 140 kW a 540 kW, utilizando o refrigerante HFO1234ze, que possui potencial de aquecimento global ultrabaixo.
Turbocor® TT – Esta linha também é representada por quatro modelos diferentes (TT300, TT350, TT400 e TT700), mas fornecem capacidades nominais de 60 até 200 toneladas / 200 a 700 kW, com uso do refrigerante ecológico HFC134a, que possui zero potencial de degradação do ozônio. Além dele, outra opção de fluido não inflamável e com baixo potencial na contribuição do aquecimento global que pode ser utilizado é o R513A.
Turbocor® VTT – Os compressores sem óleo VTT fornecem a mais alta eficiência com carga parcial e total do segmento, assim como modulação superior. Esta linha amplia a faixa de capacidade da Danfoss para até 400 toneladas / 1.430 kW e é ideal para prédios que operam 24 horas, como data centers e hospitais, devido às capacidades de descarga dos compressores.
No diagnóstico de eficiência energética sabemos que a climatização de ambientes e a geração de frio representam, em termos percentuais, valores protagonistas. Portanto, é alvissareiro que tenhamos inovações tecnologias no segmento de compressores, que podemos designá-los como o coração desses sistemas. Além de obter-se mais eficiência e eficácia, há também a relação amigável no que tange à preservação ambiental, com menos carbonos jogados na atmosfera e, portanto, também menos destruição da camada de ozônio e do efeito estufa. O mundo todo clama por medidas urgentes para que os desastres ambientais sejam minorados e/ou evitados, em benefícios de todos, que nesse momento pune, sem discriminação, a todas as nações, como vitimas maiores, as mais pobres. Engenheiro, Professor, Mestre em Ciências de Engenharia Elétrica, Projetista e Consulto em eficiência energética e geração fotovoltaica.