Alta na procura de Painéis Inteligentes
Cada vez mais difundidos e alvos de investimentos no Brasil, os Painéis Inteligentes possibilitam grandes retornos para o Controle de Iluminação.
Chamados de Smart Links ou simplesmente Painéis Inteligentes de Baixa Tensão, estes permitem o gerenciamento do sistema de iluminação de diversos estabelecimentos a partir de um só lugar. Isso porque a leitura e controle do painel são realizados por meio de um software online.
Remotamente, através do celular ou de um computador, é possível monitorar, ligar e desligar lâmpadas de uma rede de lojas, por exemplo, de modo online e sincronizado.
Entre os principais benefícios da tecnologia estão a praticidade, otimização do tempo causada pela diminuição das tarefas rotineiras, possibilidade de programar diferentes cenas de iluminação, além da grande economia de energia com o desligamento programado.
“Estes produtos possibilitam medição automática através de painéis dinâmicos que exibem informações sobre operação e consumo de energia. Os dados ficam registrados em nuvem para manutenção e tomadas de decisão caso haja gasto excessivo”, afirma Fábio Amaral, Engenheiro Eletricista e diretor da Engerey, empresa especializada na fabricação de Painéis Elétricos.
Segundo Amaral, esta tecnologia é amplamente utilizada em países como os Estados Unidos e Reino Unido, caracterizando-se com a grande tendência em investimentos no Brasil para os próximos anos, com aplicações que vão desde residenciais, passando por grandes redes de lojas, supermercados, até a iluminação da área industrial.
Com sede em Curitiba, a Engerey atende todo o Brasil e têm fabricado um número maior de painéis inteligentes a cada mês, registrando alta de 200% de pedidos no último ano – julho de 2017 a julho de 2018.
“Um de nossos últimos projetos em smart links foi destinado ao controle do sistema de iluminação de uma planta industrial de 4 mil m². O produto envia sinais de comando e status ao software, que é acessado em qualquer lugar, até pelo smartphone. Assim é possível ligar e desligar lâmpadas e identificar falhas”, explica Amaral, que complementa que a aplicação destes painéis é direcionada, pois atua com mini-disjuntores.