Confiança do empresário volta a subir
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico atingiu 53,8 pontos, no mês de outubro de 2018, registrando 2,1 pontos acima do resultado apontado em setembro (51,7 pontos). É o que mostram os dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), agregados pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).
A melhora do ICEI ocorreu tanto na área elétrica, que subiu de 50,9 para 51,2 pontos, como na área eletrônica, que aumentou de 52,5 para 56,7 pontos, comparados ao mês imediatamente anterior.
“O resultado positivo demonstra uma oscilação na confiança do empresário do nosso setor, uma vez que em setembro o resultado apresentou queda frente a agosto (54,1 pontos)”, diz o presidente da Abinee, Humberto Barbato. Segundo ele, essa variação positiva foi observada em função da sazonalidade típica do segundo semestre.
Mesmo com as variações ocorridas nos últimos meses, o ICEI do setor permaneceu acima da linha dos 50 pontos pelo terceiro mês consecutivo. Porém, continua abaixo do registrado nos primeiros meses deste ano, que estava por volta de 60 pontos. O ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos mostram falta de confiança.