Crescimento robusto

Comemorando um excelente desempenho no mercado brasileiro, Mitsubishi Electric dá sequência ao seu plano de investimentos com o lançamento de uma linha de produtos para baixa tensão.

Atuando no Brasil desde 1975, a Mitsubishi Electric comemora o forte crescimento registrado nos últimos anos, sustentado por estratégias eficazes que vêm permitindo a expansão de sua presença no País. O planejamento da companhia envolve o lançamento de novos produtos, oferecimento de suporte especializado ao cliente, estabelecimento de parcerias de longo prazo, realização de treinamentos gratuitos e investimento em marketing. Uma ação importante, aliás, consiste em doações para universidades e escolas técnicas, de forma a fomentar o conhecimento acerca da marca e suas características. Apesar de adotar uma política de preços atrativos, a Mitsubishi Electric destaca o alto nível de tecnologia de seus produtos e a qualidade acima do mercado. Com base nesses alicerces, a empresa mantém perspectivas altamente positivas para o futuro.

No Brasil a Mitsubishi Electric atua nas áreas de Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.

A companhia registrou expressivos índices de crescimento nos últimos anos. De 2014 a 2017, a divisão de Automação Industrial (IA) aumentou suas vendas em 70% e, de 2016 a 2017, incrementou o número de colaboradores em 34%, além de expandir o estoque local em 28%.

O crescimento no período foi suportado pelo aumento expressivo da rede de parceiros de vendas, composta por distribuidores e integradores de sistemas. De 2015 a 2018, o número de distribuidores aumentou 118%, enquanto a quantidade de integradores parceiros teve incremento de 320%.

Como resultado do crescimento da demanda, a divisão de IA também teve de ampliar sua capacidade de operação. Nesse sentido, duas iniciativas recentes merecem destaque: a inauguração do centro de reparos próprio no País, proporcionando maior agilidade na manutenção de produtos, e a inauguração de um novo escritório comercial em Blumenau (SC), com o objetivo de atender de maneira ainda mais eficiente o público da região Sul.

Mesmo em um cenário economicamente desafiador para todos os setores da economia, a divisão de NC (Comandos Numéricos), que fornece serviços e produtos para máquinas de usinagem, superou em 5% a meta de faturamento estabelecida para o ano passado. A companhia atuou fortemente no reparo de produtos, chamados de assistência “on site” e vendas de Kits CNCs e peças de reposição no País.

No período 2014-2018 a Mitsubishi Electric dobrou seu faturamento, mesmo em um ambiente econômico não muito favorável. Conforme destaca Fabiano Lourenço, diretor sênior da companhia no Brasil, para que isso acontecesse foram feitos investimentos na contratação de novos profissionais, na inauguração de uma nova sede em Barueri (SP), na inauguração de um escritório em Blumenau e na abertura da divisão de CNC em Votorantim (SP).

Além disso, a empresa dobrou o estoque local para produtos, realizou a doação de mais de 1 milhão de reais em produtos para Universidades e Escolas Técnicas em todo o Brasil e promoveu treinamentos gratuitos abertos para os interessados em aprender sobre produtos, soluções e conceitos de Automação. “Também agregamos novos parceiros Distribuidores e Integradores, sendo que os Distribuidores exclusivos ganham viagens a cada ano para visitar o Japão e conhecer nossas fábricas. O investimento foi maciço e continuará sendo para garantir que sejamos a melhor escolha para nossos clientes e parceiros”, comenta Lourenço.

Para 2018, o principal intuito da companhia é continuar crescendo de maneira sustentável, com o apoio de integradores, distribuidores e clientes finais. Separadamente, a divisão de Automação Industrial tem como meta dobrar de tamanho até 2020, conforme destaca o executivo: “Para isso, contamos com o lançamento de novos produtos, como a linha de baixa tensão, além de continuar investindo no treinamento de profissionais da área”.

Já a divisão de NC pretende aumentar as vendas em 16%, em 2018. “Temos uma ampla oferta de produtos e serviços capazes de atender às necessidades de diversos setores que trabalham com máquinas de usinagem, desde o automotivo até o odontológico, passando pelo aeroespacial e agrícola. Nosso intuito é fortalecer ainda mais o posicionamento de qualidade e tecnologia que a Mitsubishi Electric tem no Brasil, aumentando nossa carteira de clientes”, complementa Lourenço.

O diretor sênior da Mitsubishi Electric espera que a economia brasileira continue se recuperando, de forma a proporcionar o surgimento de novos negócios nos segmentos de atuação da companhia. “Acreditamos que o País precisa de investimentos, melhoria de produtividade, melhor capacitação técnica, tecnologia e qualidade, fatos esses que somos experts no mundo. Garantimos que estaremos preparados para ajudar o Brasil nessa caminhada”, finaliza Fabiano Lourenço.

 

Nova linha de produtos

A unidade de negócios de Automação Industrial da Mitsubishi Electric do Brasil está lançando no País sua linha de produtos de baixa tensão, formada por mais de 5 mil itens, que incluem Mini Disjuntores, Disjuntores de Caixa Moldada, Disjuntores de Caixa Aberta, Contatores, Relés de sobrecarga, Disjuntores-Motor e acessórios desses equipamentos.

A linha de produtos é versátil, incluindo desde itens normalmente utilizados em pequenas instalações industriais, até soluções mais complexas, para aplicações específicas. Dessa forma, é possível proporcionar uma distribuição de energia mais eficiente e econômica em indústrias de todos os portes. A proposta é atender também montadores de painel, instaladores, fabricantes de máquinas e integradores de sistemas. A comercialização dos itens é feita via distribuidores e integradores.

As perspectivas da empresa em relação à aceitação da nova linha de produtos no País são bastante positivas. “A Mitsubishi Electric é líder em fornecimento de produtos de baixa tensão na Ásia e está entre os maiores do mundo. Nossa expectativa é de que a nossa tradição inspire o mercado brasileiro e seja capaz de trazer confiança na qualidade dos nossos produtos, desenvolvidos e fabricados no Japão. Esse lançamento no Brasil vem para agregar na estratégia de crescimento que a Mitsubishi Electric vem adotando nos últimos anos, nos permitindo oferecer um portfólio mais amplo para nossos parceiros utilizarem uma solução completa com produtos Mitsubishi Electric. O objetivo da empresa no mercado local é ser reconhecido como provedor de soluções de altíssima qualidade em proteção e distribuição de energia elétrica”, comenta Fabiano Lourenço.

 

Suporte e treinamento

Um dos pontos fortes da Mitsubishi Electric é o suporte pré e pós-venda para auxiliar sua rede de distribuidores, integradores e clientes. “A companhia oferece treinamentos para seus clientes e assistência completa no pós-venda. A divisão de Automação Industrial, por trabalhar somente com produtos, tem seus esforços centrados principalmente no bom uso e na eficiência de suas soluções para o mercado. A divisão de NC (Comandos Numéricos), por ter quase 100% do seu negócio destinado aos serviços, é reconhecida no mercado pela excelência no pós-venda, com rápido e eficaz atendimento, tanto com manutenção preventiva quanto com ocorrências de falha nos locais. Ao todo, a unidade atende mais de 6.200 máquinas instaladas no Brasil”, orgulha-se Lourenço.

A divisão de Automação Industrial oferece treinamentos para o uso de seus produtos, que podem ser aplicados sob medida para clientes ou destinados ao público em geral. Quanto a este último tópico, desde 2016 já foram treinados mais de mil profissionais da área em eventos próprios e foi realizado um investimento superior a R$ 300 mil em kits de demonstração de produtos. Nesse mesmo período, mais de dez instituições de ensino já receberam doação de produtos da companhia para seus laboratórios, o que representa um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.

 

Pesquisa & Desenvolvimento

A Mitsubishi Electric encara os investimentos em P&D como estratégico para o crescimento da empresa, abertura de novos mercados e foco em ajudar a sociedade com produtos mais produtivos e de qualidade. No último ano fiscal a Mitsubishi Electric investiu aproximadamente 2 bilhões de dólares desse ramo em âmbito global, quase 5% do faturamento total da empresa. Esse investimento resultou em 2017 no registro de 4.484 patentes, sendo a empresa com maior número de registros de patentes no Japão e uma das maiores do mundo. Alguns exemplos dos investimentos na divisão de Automação Industrial foram no desenvolvimento de novos modelos de inversores de frequência, CPUs de controle redundante de processos industriais, aumento de portfólio de servo-acionamentos, desenvolvimento de novos recursos na linha de robótica, entre outros.

Além da alta qualidade e facilidade de uso, um dos diferenciais dos produtos Mitsubishi Electric é o recurso de menor consumo de energia, melhorando assim a eficiência energética do sistema ou instalação. “Também visando atender aos requisitos da Indústria 4.0, um dos diferenciais está na melhor conectividade da linha de Controladores Programáveis, conectando os dados do chão de fábrica diretamente com o sistema de banco de dados corporativo, de forma fácil para o usuário, reduzindo tempo e custos de instalação”, finaliza Fabiano Lourenço.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.