Yaskawa Motoman apresenta o robô colaborativo HC20
Líder na fabricação de robôs e uma das maiores empresas de automação industrial do mundo, a Yaskawa Motoman, que integra o grupo Yaskawa Eletric Corporation, lança no Brasil o robô colaborativo HC20, com seis eixos, alcance máximo de 1.700 mm (horizontal e vertical) e capacidade de carga de 20 kg. “O novo cobot foi desenvolvido para preencher uma lacuna de mercado, ou seja, a necessidade crescente por robôs colaborativos capazes de manipular grandes e múltiplas peças simultaneamente, com flexibilidade, e sem ocupar grandes dimensões na planta”, anuncia Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da Yaskawa Motoman.
Segundo Sakuyoshi, diferentemente dos demais cobots criados para interagir com humanos no ambiente de trabalho, o HC20 tem como característica singular atender à demanda da indústria, através de processos de automatização com robôs que manipulem peças de até 20 kg, conferindo produtividade, com redução de custos. “Além disso, o robô colaborativo HC20 permite a cooperação com os trabalhadores, sem necessidade de barreiras de segurança, dependendo da avaliação de risco da aplicação”, informa o diretor-presidente.
Nesse sentido, o HC20 cumpre diversas normas de segurança, como, por exemplo, a norma ISO 10218-1 (5.10.5 energia e resistência limitada do robô), IP67 e FGG (revestimento usado em aplicações que exijam lavagem com água ou, ainda, contato com alimentos). Dessa forma, o robô colaborativo HC20 atende a ampla gama de operações, tais como: montagem, paletização, pick and pack, montagem e manuseio de materiais, entre outras.
Simples, ágil e seguro, o novo robô colaborativo HC 20 da Yaskawa Motoman pode ser programado de maneira fácil e intuitiva, mesmo por técnicos que não estejam familiarizados com a robótica colaborativa. O HC20 traz o melhor da robótica colaborativa e industrial com qualidade e velocidade robustas, combinadas com recursos aprimorados de segurança e facilidade de uso que somente a Yaskawa oferece.
Principais características:
Robusto – Resistência industrial, 20kg de carga, superfície fácil de limpar, graxa padrão de grau alimentício, pré-cabeado para uma pinça servo, cabo passante no braço de Categoria 6, construção em alumínio fundido.
Seguro – Trabalha ao lado de humanos, pontos de esmagamento muito reduzidos, Fiação por dentro do braço reduz o risco de interferência, Tecnologia Power and Force Limiting (PFL) e a Function Safety Unit (FSU), podendo eliminar as grades de segurança.
Ágil – Alta velocidade e precisão, ampla capacidade de aplicações, ±0,05 mm de repetibilidade, pode alternar entre os modos robôs industriais colaborativos e robôs industriais de alta velocidade, variedade de opções de ferramentas disponíveis.
Simples – Fácil de programar e operar, fácil instalação e inicialização, programação guiada à mão (o teach pendant não é necessário), trocas rápidas, recuperação de erros simples para minimizar o tempo de inatividade.