30 anos de ferramentas de medição da Bosch
A Bosch lançou as primeiras ferramentas de medição no mercado há 30 anos: o detector de metais digital DMO 10 e o telêmetro digital ultrassônico DUS 20, algo que, para os padrões de hoje, era basicamente tão moderno quanto um computador com um monitor de tubo, o que representou um feito pioneiro em 1992. O DMO 10 detectou de forma confiável objetos metálicos escondidos sob locais de perfuração, além disso, ele era único, pois pela primeira vez oferecia medição de profundidade de até 50 mm, em vez de exibir objetos sem nenhuma informação de profundidade, algo que era normal até então. O detector foi desenvolvido para permitir que os usuários de martelos de perfuração Bosch da classe de 2 kg, já estabelecida com sucesso, pudessem fazer furos em paredes sem danificá-los ao bater em barras de reforço ou em fios elétricos. Já o telêmetro ultrassônico DUS 20 tinha um alcance de 20 metros, muito longo para aquela época. O objetivo era facilitar a rápida medição das dimensões de um cômodo e usá-las para calcular a quantidade necessária de material – totalmente sem régua dobrável ou fita métrica.
No Brasil, as vendas das ferramentas de medição tiveram início em 2009 e hoje a Bosch já conquistou praticamente 50% do mercado da América Latina com esta linha de produtos, sendo o território brasileiro a principal localidade do negócio. Aqui, as ferramentas de medição, detecção e nivelamento são o sexto segmento mais comercializado no setor de ferramentas de modo geral, inclusive a frente de outros consolidados. A partir deste ano, os usuários contam com um diferencial e ainda mais respaldo da marca Bosch ao comprarem trena, nível ou detector: isto porque agora os equipamentos de medição têm três anos de garantia.
Novidades – No mercado brasileiro, em 2022, a linha de medição da Bosch ficou ainda mais completa com o lançamento de mais produtos de medição e nivelação. A Trena Laser Verde com alcance de 50 metros com Bluetooth GLM 50-27 CG, a primeira com laser verde do mercado e a mais robusta da categoria. É ideal para quem busca precisão, rapidez e praticidade na hora de tirar medidas, fazer cálculos de materiais e até mesmo desenhos de plantas baixas. O Nível a Laser Verde de linha horizontal 360° e vertical com raio de 10 metros GLL 2-20 G e o Nível a Laser Verde de 5 pontos GPL 5 G com alcance de 30 metros, ambos com laser verde, são ideais para quem precisa realizar trabalhos, como um nivelamento ou alinhamento rápido e preciso em tarefas no interior de ambientes, como colocação de azulejo, tomadas elétricas e interruptores, instalação de tetos rebaixados ou montagem de prateleiras de maneira prática e precisa, além de outras atividades.
Desenvolvimento de ferramentas de medição de 1992 até hoje: um salto quântico – Com essas ferramentas, a Bosch lançou as bases para o desenvolvimento de muitas ferramentas para medição, detecção e nivelamento, bem como melhorou continuamente sua base tecnológica. Enquanto a precisão de medição do telêmetro ultrassônico DUS 20 era, por exemplo, de apenas 5 cm a 10 m, agora é de ± 1,5 mm com ferramentas modernas, como o medidor a laser GLM 50-27 CG Professional. Detectores de radar, como o D-tect 200 C Professional, agora oferecem uma profundidade de detecção de até 200 mm em vez de 50 mm, como o DMO 10 proporcionava em 1992. “A maioria dos consumidores ainda não estava familiarizada com as ferramentas de medição digital em 1992”, lembra Martin Merchant, um especialista em comunicação de marketing na época e agora responsável mundial por ferramentas de medição na divisão de Ferramentas Elétricas da Bosch. No setor comercial havia praticamente apenas réguas dobráveis, fitas métricas, níveis de bolha e instrumentos de detecção simples e pouco confiáveis. Isso significava que havia uma grande frustração ao usar essas ferramentas. “A Bosch reconheceu um grande potencial aqui. Nossa missão era desenvolver a ‘Tecnologia para a vida’ que facilitasse a medição, detecção e nivelamento para nossos usuários – seja em casa, no jardim, em oficinas ou em canteiros de obras”, diz Merchant.
De um nicho a um produto de massa: ferramentas de medição para profissionais e “Faça você mesmo” – Seis anos após a apresentação das primeiras ferramentas de medição, a Bosch lançou, em 1998, o DLE 30, o primeiro medidor de distância baseado em laser. O DLE 30 era muito mais preciso do que um telêmetro ultrassônico e tornou a tecnologia a laser, até então consideravelmente cara, em uma solução acessível de um dia para o outro: com um preço muito mais barato do que ferramentas semelhantes de fornecedores da indústria de topografia. O DLE 30 também estabeleceu novos padrões por meio de sua operação simples com teclados autoexplicativos, mas que era muito grande. Impulsionada pelo objetivo de desenvolver ferramentas cada vez mais eficientes, menores e ainda mais baratas, modelos aprimorados foram gradualmente lançados.
Uma grande evolução aconteceu em 2006: utilizando seu próprio dispositivo semicondutor (ASIC), desenvolvido internamente, a Bosch criou o menor medidor a laser do mundo – o DLE 50, com dimensões de 10 x 5,8 x 3,2 cm e apenas 160 gramas. Dessa forma, a empresa também estabeleceu as bases para oferecer opções adaptadas às necessidades dos usuários, além disso, também decidiu separar a gama de produtos de ferramentas de medição em ferramentas profissionais azuis e ferramentas verdes para o “Faça você mesmo”. Este desenvolvimento e diferenciação valeram a pena, uma vez que as ferramentas de medição ganharam ainda mais dinamismo no mercado: sendo criada, em 2009, uma unidade de negócios independente e bem-sucedida na divisão de Ferramentas Elétricas da Bosch.
Bosch é uma criadora de tendências e impulsiona o desenvolvimento da indústria – A segunda notável conquista de desenvolvimento foi a tecnologia de radar Bosch para detecção, que foi usada no scanner de parede D-tect 100 pela primeira vez em 2001. Ambas as tecnologias transformaram a Bosch, em menos de uma década, de um fabricante tradicional de ferramentas elétricas em um fornecedor de ferramentas de alta tecnologia adequadas ao uso diário ‒ em benefício dos usuários. A Bosch está cada vez mais estabelecendo novas tendências e impulsionando o desenvolvimento da indústria: por exemplo, GLM 20 e GLL 2-12 fazem parte de uma série completa de ferramentas fáceis de usar com apenas um botão. O Quigo Green é o primeiro instrumento de medição cuja caixa e acessórios são feitos de plástico 90% reciclado. O principal objetivo durante o desenvolvimento do produto foi reduzir a pegada de CO2 do produto e dos acessórios até a embalagem. No segmento profissional, a Bosch obtém sucesso com medições a laser, detectores e lasers planos conectáveis, como o GLL 3-80 CG Professional. As funções e aplicativos de conectividade agora tornam a documentação e o processamento adicional dos resultados de medição muito mais simples. Com soluções baseadas em nuvem, como o ‘MeasureOn‘, a Bosch impulsiona a digitalização em canteiros de obras, aumentando ainda mais a eficiência de arquitetos, engenheiros, entre outros tipos de profissionais.