Mobilidade elétrica como serviço
Segundo dados recentes da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, os eletrificados foram responsáveis por 4.995 emplacamentos em Novembro/2022. O aumento representa 42% em comparação com o mesmo mês de 2021 e as vendas de veículos leves eletrificados tiveram o segundo melhor mês da série histórica.
A análise da ABVE inclui na conta dos eletrificados os híbridos totais (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV), automóveis, comerciais leves e SUV e utilitários. Neste cenário está a Cicloway – montadora nacional de veículos elétricos com mais de 20 modelos em seu portfólio.
A empresa de mobilidade elétrica tem percebido grande interesse do setor corporativo para a compra ou locação de veículos elétricos para diversos fins, e que buscam soluções de transporte menos poluentes. O uso dos ciclomotores gera economia no uso de combustíveis e praticidade, além da redução das emissões de gases de efeito estufa. Com isso, a Mobilidade Elétrica como Serviço (MaaS) está no radar para o uso dos utilitários para entregas ou transporte de pessoas.
Para a empresa pioneira no segmento de mobilidade elétrica, a tendência já é uma realidade e foi acompanhada no último ano. A montadora percebe crescimento contínuo na demanda corporativas por utilitários como os Tuk-Tuks Elétricos (Saúva, Jardineira, Formigão, Joaninha e Girafa).
“Muitas empresas têm percebido os benefícios e vantagens dos veículos elétricos para diferentes usos. Com maior busca por adequação às práticas ESG e por economia, observamos o crescimento de 6 vezes em 1 ano no faturamento da Cicloway relacionado a locações para o mercado de entregas, principalmente destacando o uso dos tuk-tuks”, afirma João Hannud, diretor-executivo da Cicloway. “Em julho de 2021, 6% do faturamento de locação era direcionado para o setor de delivery. Em julho de 2022, contabilizamos 36%”.
Entre os produtos da Cicloway estão tuk-tuks elétricos desenvolvidos pensando na redução de custos, eficiência e sustentabilidade operacional para todos os segmentos de mercado. Os veículos de mobilidade leve destinados a transportes de 1 a 6 pessoas ou de 20kg a 500kg de carga, têm bateria que podem ser recarregadas em tomadas comuns, por cerca de 4 a 6 horas, gerando autonomia de 40 Km, 50 Km e 135 Km, a depender do modelo.
“Dentre os mercados atendidos e com maior interesse nos ciclomotores, estão empresas de delivery, turismo, entretenimento, eventos, ações de publicidade e propaganda, shopping centers, centros de armazenamento e distribuição”, explica o executivo. “Temos o foco na segurança e no pós-vendas de veículos de mobilidade leve, principal diferencial da nossa empresa e queremos atingir a máxima nacionalização destes produtos”.