Reconhecimento do mercado
A Frost & Sullivan fez uma recente pesquisa sobre a indústria latino-americana de comutadores de média tensão e, com base em suas descobertas, a Schneider Electric foi reconhecida com o Prêmio de Liderança em Produtos de Comutadores de Média Tensão da América Latina 2022. A empresa, líder na transformação digital de gestão de energia e automação industrial, lançou o SM AirSet em 2021, o primeiro de seus painéis sem hexafluoreto de enxofre (SF6) para serviços públicos e clientes comerciais e industriais (C&I) em todo o mundo. Esses produtos de tecnologia de última geração posicionaram a companhia como o fornecedor preferido entre as concessionárias e organizações do segmento industrial, atendendo de maneira econômica à crescente complexidade de redes de eletricidade e às preocupações com a sustentabilidade.
O painel de distribuição de média tensão da Schneider Electric oferece indicadores-chave de desempenho para concessionárias e outros locais onde a eletricidade nunca pode parar, como data centers e hospitais. Os dados coletados ajudam os reguladores a monitorar continuamente o desempenho da rede, à medida que os países vão testemunhando maior implantação de recursos de energia distribuída.
O SM AirSet se posiciona como uma solução sustentável para os clientes que têm metas net zero e desejam diminuir suas emissões e seu impacto ambiental.
Além disso, possui integração total com as soluções Schneider Ecostruxure que ajudam a evitar falhas na rede ou apagões e identificar mudanças de desempenho em tempo real de um ativo de distribuição. Outros benefícios incluem:
- Confiabilidade operacional e fácil integração com sistemas supervisórios existentes na rede
- Dados de criticidade de equipamentos em tempo real fornecidos aos usuários
- Envelhecimento rápido e prevenção de falhas de conexões soltas, reduzindo falhas totais na instalação elétrica
- Estratégias de manutenção preditiva implantadas pelo cliente
“A Schneider Electric desenvolveu a solução sustentável SM AirSet com base na dinâmica de mudança do mercado de minimizar o impacto ambiental diante do aquecimento global”, comenta Rajalingam A. C., diretor da indústria de pesquisa de melhores práticas da Frost & Sullivan.
Entre os benefícios da tecnologia vencedora está o mecanismo Shunt Vacuum Interruption (SVI) para garantir comutação segura e confiável com custo operacional zero para a reciclagem de gás que os produtos concorrentes achar necessário. Ele também utiliza CompoDrive, materiais compostos usados nas indústrias automotiva e aeroespacial, tornando-o dez vezes mais resistente a choques mecânicos e desgaste ao longo de sua vida útil esperada de 40 anos e pode suportar até 10 mil ciclos de operação. Pode ser facilmente atualizado em sistemas convencionais em 15 minutos sem a necessidade de desenergizar o painel, garantindo segurança, menos distúrbios operacionais, maior desempenho e resistência e menor necessidade de manutenção.
“O sistema SVI SM AirSet agrega valor aos clientes com seu design modular e recursos suportados por IoT que fornecem informações de integridade do sistema em tempo real para redução de paradas e interrupções não programadas e custos operacionais e de manutenção”, acrescenta Rajalingam. Com seu forte desempenho geral, a Schneider Electric recebe o Prêmio de Liderança em Produtos Latino-Americanos de 2022 da Frost & Sullivan na indústria de equipamentos de distribuição de média tensão.
Prêmio Frost & Sullivan
Todo ano, a Frost & Sullivan concede esse prêmio à empresa que desenvolveu um produto com características e funcionalidades inovadoras que esteja ganhando rápida aceitação no mercado. O prêmio reconhece a qualidade da solução e os aprimoramentos de valor para o cliente que ela permite. Os prêmios de Melhores Práticas da Frost & Sullivan reconhecem empresas em vários mercados regionais e globais por demonstrar conquistas excepcionais e desempenho superior em liderança, inovação tecnológica, atendimento ao cliente e desenvolvimento estratégico de produtos. Os analistas do setor comparam os participantes do mercado e medem o desempenho por meio de entrevistas detalhadas, análises e extensa pesquisa secundária para identificar as melhores práticas do setor.