Indústria de carros elétricos impulsiona tecnologias de marcação de peças

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE), o mercado nacional já conta com mais de 100 mil veículos eletrificados (híbridos e elétricos). É um número expressivo e que pode aumentar, considerando o apelo pela energia renovável e sustentável, que, cada vez mais, convence motoristas e montadoras. Ainda conforme o estudo, apenas no ano passado, esse mercado registrou um total de 49.245 unidades comercializadas, 41% a mais do que em 2021.

Estando em constante crescimento e com consideráveis cifras, esse setor movimenta a economia e impulsiona negócios. Esse é o caso da Gravomark, empresa que distribui produtos da multinacional francesa Gravotech no Brasil, que se prepara para ampliar fortemente sua atuação no universo dos eletrificados. Entre as soluções comercializadas, estão máquinas para marcação por micropuncionamento e gravação a laser, por exemplo, em peças como chassi, numeração do motor e de plaquetas, além de indicações em caixa de câmbio, eixo, carroceria, cinto de segurança, entre outras.

Os produtos para essa operação foram desenvolvidos ainda no início da década de 80 e aperfeiçoados ao longo das décadas para atender às novas demandas. O pioneirismo é a grande expertise da produção para um universo amplo.

“Além de toda a documentação, os carros elétricos são rastreados e identificados, dessa forma, com marcações específicas, que estão presentes nesses modelos até mesmo na trava do botão da porta, por exemplo. A marcação é algo exigido por lei e necessário como registro e documentação desse tipo de transporte. Estamos atentos às exigências legais e também acompanhando o crescimento da Indústria 4.0”, comenta Juliano Moura (foto), gestor executivo da Gravomark. 

Juliano Moura
Gestor executivo da Gravomark

Os equipamentos da Gravomark oferecem uma gravação única e que pode ser aplicada além do metal — como é o caso dos automóveis —: também em plásticos e em materiais orgânicos. São soluções e produtos já consolidados no mercado nacional. A Gravomark atende especialmente às indústrias metalmecânicas (automóveis, autopeças, linha branca, entre outras), de eletroeletrônicos e de painéis elétricos.

Estima-se que uma fábrica de carros produza, em média, 2.800 veículos/dia. “É preciso que seja um equipamento muito confiável para estar lá. Em 10 minutos de uma máquina parada, deixaram de passar por ali cinco carros”, pontua Moura.

A Gravomark estará presente no primeiro grande evento deste ano para o setor, a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (Expomafe), em São Paulo, apresentando as peças para marcação e também novidades para o segmento. 

Atualmente, conforme a ABVE, 40 fabricantes disponibilizam 119 modelos de veículos leves eletrificados no Brasil. Além disso, a infraestrutura de recarga vem aumentando sua área de atuação, com novos postos de recarga sendo instalados no país. Ainda conforme a associação, as vendas de veículos leves eletrificados no Brasil tiveram, em novembro de 2022, o segundo melhor mês da série histórica: foram quase 5 mil unidades emplacadas, só superadas por setembro (6.391).

One thought on “Indústria de carros elétricos impulsiona tecnologias de marcação de peças

  • 02/03/2023 em 09:54
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    Prezados, é sempre muito bom que haja sempre inovações tecnológicas nesse setor que ganha participação no mercado que vem se consolidando, embora ainda estamos no Brasil no limiar dessa importante disseminação do automotivos elétricos. Sabemos que, no caso específico da infraestrutura é premente grandes melhores, como por exemplo, a instalação de eletropostes. Como boa notícia, já há prédios novos construídos com estação individual de carregamento dos automotivos. Nada impede que se faça adaptações em prédios já construídos para instalações dessas estações. Os clientes preferenciais para esses equipamentos são os grandes condomínios; shoppings; concessionárias; estacionamentos; postes de gasolina e assemelhados. Frisa que o ideal que suas demandas sejam atendidas por fontes renováveis, como a eólica e, sobretudo, a fotovoltaica.

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