Nova garantia recorde de quatro anos para cabos é oferecida pela Igus
Se os cabos se romperem, as máquinas e os sistemas ficarão parados. No entanto, as empresas não tinham certeza de quanto tempo um cabo duraria. Não até a Igus resolver o problema: há 10 anos, a Igus foi a primeira empresa industrial do mundo a introduzir uma garantia de 36 meses para cabos para uso móvel. Bem a tempo da feira de automação SPS 2023, a especialista em plásticos está ampliando o período de garantia de toda a sua linha de cabos em mais 12 meses, para quatro anos. Isso proporciona aos clientes ainda mais segurança funcional e de planejamento. A garantia, que é única no setor, é possível graças a milhares de novas aplicações de clientes e mais de 20 bilhões de ciclos de teste adicionais realizados na última década no laboratório interno chainflex.
Quais cabos são robustos o suficiente para garantir um alto grau de confiabilidade e durabilidade? Essa pergunta é uma preocupação para as empresas, pois muitos fabricantes de cabos industriais não fornecem informações sobre a vida útil obrigatória. “Queremos pôr um fim a essa incerteza. Portanto, temos dado aos clientes uma garantia de 36 meses em toda a nossa linha chainflex por 10 anos, o que é incomum no setor”, diz Rainer Rössel, diretor da Unidade de Negócios de Cabos chainflex da Igus. Uma promessa que foi até mesmo certificada pelo instituto norte-americano Underwriters Laboratories (UL). “Na última década, adquirimos uma valiosa experiência, e é por isso que agora podemos estender nossa promessa de garantia para quatro anos completos. Isso proporciona aos nossos clientes ainda mais segurança funcional e de planejamento,” enfatiza Rössel.
Mais de dois bilhões de ciclos de teste por ano
O período de garantia excepcionalmente longo é possível graças ao maior laboratório de testes para sistemas de esteiras porta cabos de todo o setor, que a especialista em plásticos opera na sede da empresa em Colônia. Aqui, os especialistas testam os cabos chainflex em testes práticos com mais de dois bilhões de ciclos de teste por ano. Os dados obtidos nos testes também formam a base para a calculadora de vida útil on-line fornecida pela Igus. Aqui, os clientes fornecem os parâmetros de sua aplicação para um cabo de sua escolha – como temperatura, raio e curso. A vida útil de um cabo pode ser calculada com apenas alguns cliques. “Já adquirimos tanta experiência com design de cabos, testes, ferramentas on-line e solicitações de clientes que estamos cada vez mais aptos a encontrar os cabos ideais para aplicações específicas”, enfatiza Rössel. No caso improvável de um cabo falhar durante o período de garantia, a Igus fornece rapidamente uma substituição gratuita, o que reduz os tempos de inatividade.
A garantia estendida contribui para a estratégia de sustentabilidade
O principal motivo para estender o período de garantia está nos esforços da Igus para tornar seus próprios produtos o mais sustentável possível. “Toda vez que um cabo se rompe, é necessário produzir um substituto – com um impacto correspondente de CO2 em toda a cadeia de produção e transporte”, ressalta Rössel. Isso significa que os produtos que duram mais também economizam mais CO2. “Por esse motivo, estamos constantemente trabalhando para aprimorar nossos cabos e adaptá-los a uma ampla gama de aplicações industriais.” Atualmente, a linha chainflex compreende mais de 1.350 tipos de cabos, desde opções de baixo custo até opções de alta qualidade, incluindo cabos bus, potência e servo, mas também cabos para robôs e encoder/resolver. A combinação ideal de materiais é a chave para a longa vida útil dos cabos chainflex na esteira porta cabos. Testes reais realizados ao longo de muitos anos já comprovaram sua adequação. Os produtos são usados em todo o mundo, inclusive em máquinas de armazenamento e recuperação, guindastes, elevadores e plataformas.