A era das franquias
Crescem no mercado de energia solar fotovoltaica os negócios envolvendo a modalidade de franquia.
Segundo números da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil encerrou 2023 com 37,4 gigawatts (GW) de capacidade operacional solar e assumiu a sexta colocação no balanço internacional dos países com maior potência acumulada da fonte solar fotovoltaica.
Os dados referem-se à somatória das grandes usinas solares e dos sistemas de geração própria solar de pequeno e médio portes, em telhados e fachadas de edifícios e em pequenos terrenos, com base na potência total acumulada ao final de 2023.
Ainda segundo a ABSOLAR, a fonte solar é a segunda maior na matriz elétrica nacional, com 41 GW em operação no Brasil, sendo responsável por mais de R$ 195 bilhões em novos investimentos, que geraram mais de 1,2 milhão de empregos verdes no país.
Paralelamente a esse cenário, têm crescido os negócios de franchising no setor fotovoltaico. É cada vez maior o número de empresas de energia solar que oferecem a modalidade de franquia.
Esse movimento permite o surgimento de negócios de energia solar em praticamente todo o país, com centenas de novas unidades todos os anos.
As redes que oferecem a modalidade de franquia garantem o suporte necessário e oferecem oportunidades a partir de baixos investimentos até planos mais elaborados.
Confira a seguir as condições oferecidas aos franqueados por cinco empresas de energia solar fotovoltaica.
Portal Solar
Com cerca de 200 unidades de franquia espalhadas por todas as regiões brasileiras, a franqueadora Portal Solar completa em março dez anos de atuação no mercado de energia solar.
O Portal Solar recebe uma média de 700 candidatos a franqueados por mês na plataforma, de todas as regiões, o que tem conferido grande capilaridade das franquias no território brasileiro.
Um dos fatores da grande quantidade de instalações promovidas e da expansão das franquias é o modelo home-based e a ausência de experiência prévia no setor de energia solar. O franqueado recebe treinamento teórico e prático, trilha de conhecimento, enxoval que contém EPIs, uniformes, um drone e material de marketing. A franqueadora é responsável pela criação dos projetos e das homologações regulatórias necessárias do sistema junto à concessionária, sem custos ou responsabilidades para o franqueado.
Também é oferecido todo o suporte do time comercial da sede, incluindo um gerente e um engenheiro designados para cada franqueado, que acompanham e dão apoio constante nas visitas técnicas.
O Portal Solar ainda presta consultoria comercial, de marketing, jurídica e de engenharia, no intuito de garantir maior eficiência das unidades, bem como possui fornecedores de equipamentos homologados, com as melhores marcas e modelos para oferecer aos clientes.
“Com o sucesso do modelo de negócios e a presença digital relevante, projetamos, para os cinco próximos anos, dobrar de tamanho, tanto em termos de unidades de franquias quanto de sistemas solares instalados em residências e empresas no País”, comenta Rodolfo Meyer (foto), CEO do Portal Solar.
A taxa de franquia é de R$ 5 mil, com previsão de cada unidade atingir um faturamento médio mensal da ordem R$ 150 mil já nos primeiros 180 dias de operação. E o tempo de retorno do investimento varia entre 4 e 8 meses. A lucratividade do franqueado pode superar R$ 500 mil por ano.
Além de uma semana de treinamento com a franqueadora, o Portal Solar também disponibiliza aos franqueados um totem de vendas e todo o material comercial que as unidades precisam. O enxoval completo para o franqueado tem um custo inicial de R$ 15 mil.
Portanto, o valor total do investimento inicial do franqueado é de R$ 20 mil. Já os royalties, que variam conforme o tamanho do sistema solar vendido, a quantidade de vendas no mês e a forma de pagamento adotada, pode ser pago em até 90 dias.
Ecos Energia Solar Fotovoltaica
A Ecos Energia Solar Fotovoltaica entrou para o negócio de franchising em 2017, porém, iniciou as atividades no setor de energia solar em 2014.
Atualmente a empresa tem 220 unidades de franquias de energia solar, em praticamente todos estados brasileiros mais o Distrito Federal. Ainda não tem franqueados no Amapá, Acre e Roraima, apenas.
Em 2023 foram 84 unidades de franquia inauguradas. Em 2024 a empresa projeta mais de 100 unidades abertas.
“São três os modelos de negócios: o home office, com baixo investimento e custo de estrutura; showroom, que permite agregar um novo negócio dentro do ponto comercial, podendo ser empresas do segmento de energia ou diversos ramos; e loja, com um ponto comercial estratégico”, informa Lucas Mouco (foto), CEO da Ecos Energia Solar Fotovoltaica.
Os investimentos para adquirir uma franquia da rede são a partir de R$ 29,8 mil. Quanto aos requisitos a serem atendidos, o investidor precisa ter ser perfil aprovado, que avalia critérios como condição de tempo e recurso para atuação. “Avaliamos também as condições da cidade pretendida como disponibilidade, perfil da franquia para região”, complementa Lucas Mouco.
Para o CEO, existe uma combinação de fatores que tornam uma franquia de sucesso. “Isso pode acontecer com um franqueado com perfil comercial, mas também com perfil técnico. O que importa e o que avaliamos são as condições que cada pessoa tem em atender as necessidades exigidas de uma franquia. Pessoas com perfil comercial apresentam mais facilidades em estruturar condições para atender essas necessidades”, adianta Lucas Mouco.
O prazo de retorno de uma franquia da rede é entre 1 e 6 meses.
A rede oferece suporte completo, que começa no período de implantação da franquia e permanece ao longo de todo tempo da vigência do contrato. “Os suportes são, entre vários outros, estrutura completa de marketing e prospecção de clientes, ferramentas de gestão comercial, fluxos de projetos entre outras, treinamentos constantes e universidade corporativa Ecos, engenharia completa para todos tipos de projetos de energia solar e estações de recarga de veículos elétricos”, enumera Lucas Mouco.
Solarprime
A Solarprime oferece a modalidade de franquia de energia solar desde 2016, portanto, há 8 anos. A rede possui 463 unidades franqueadas, em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Na média, são inauguradas cerca de 70 franquias ao ano.
“A procura é crescente em comparação com o primeiro trimestre de 2023 e tem-se um crescimento de 200%. E, impulsionado pelo novo modelo lançado em dezembro de 2023, espera-se que este crescimento permaneça ao longo de 2024”, vislumbra Sandro Cubas (foto), sócio-fundador da Solarprime.
A rede Solarprime dispõe de dois modelos de franquias. O modelo mais recente, lançado em dezembro de 2023, chama-se EASY. Ele surge como uma oportunidade de franquia home-based de baixíssimo custo com a finalidade de proporcionar uma possibilidade de empreendedorismo sem limitação territorial, sem responsabilidade pela instalação dos sistemas fotovoltaicos, porém, contando com todo o suporte da franqueadora. A atuação se resume à função comercial da operação.
“O modelo tradicional possui a possibilidade de atuação home-based, business in/partner e loja premium. Neste modelo, operado pela Solarprime desde 2016, o franqueado é responsável desde a prospecção do cliente até o fechamento, instalação e pós-venda. Apesar do modelo ter um aspecto de gestão e operação mais amplo, permite também ganhos mais elevados”, explica Sandro Cubas.
Os investimentos necessários para adquirir uma franquia da rede vão de R$ 1.500,00 a R$ 15.000,00 de Taxa de Franquia. O modelo de R$ 15.000,00 possui um adicional de R$ 6.000,00 referente ao Enxoval de Marketing Inaugural.
Os requisitos a serem atendidos para adquirir uma franquia da rede são: disponibilidade de território para o modelo, rede de relacionamento, disponibilidade de tempo para gerenciar a sua franquia e condições financeiras sólidas e estáveis.
Indagado se existe um perfil ideal para se tornar um franqueado, Sandro Cubas cita algumas características: paixão e comprometimento com o negócio; residir preferencialmente na região; credibilidade na cidade ou região; rede de relacionamento; capacitação constante; comprometimento com a franqueadora; possuir disponibilidade para gerenciar a sua própria franquia; atender regras e padrões; possuir condições financeiras sólidas e estáveis; disposição para investir no seu negócio.
O prazo previsto de retorno de uma franquia da rede é de 2 a 12 meses.
O suporte que a rede Solarprime oferece para os adquirentes de franquia inclui: treinamento de Mercado, Marketing, Comercial, Técnico e Gestão; universidade para capacitação continuada no segmento; equipe de Marketing para criação de campanhas inbound e canais outbound, peças publicitárias, gestão da marca e demais atividades de uma agência publicitária; equipe de Engenharia (elétrica e civil) para suporte e orientação pré-venda, projeto e homologação, e pós-venda técnico e administrativo; equipe Comercial e de gestão para orientação e condução da unidade franqueada, acompanhamento de equipes, ajuste de canais de vendas, auxílio em negociações, orientação financeira; Fintech para financiamento com o objetivo de facilitar o acesso do cliente final a crédito no mercado; equipe jurídica para apoio em demandas judiciais, contratuais e administrativas e equipes regionais para suporte local.
EcoPower
A primeira franquia da EcoPower foi inaugurada em 2019. Hoje a rede tem 340 unidades de franquia, em 25 estados mais o Distrito Federal.
Quanto à procura por franquias da rede no momento, existe uma média de 40 a 80 leads por semana. “Diante do investimento do governo federal para fomento do setor, essa perspectiva pode aumentar em 30% nos próximos 2 anos”, calcula Anderson Oliveira (foto), CEO da EcoPower.
São dois os modelos de negócios de franquia que a rede dispõe: Home e Store. Os investimentos necessários para adquirir uma franquia da rede são os seguintes: na modalidade Home-based a taxa de franquia é de R$ 25.900. Na modalidade Store a taxa de franquia é de R$ 35.900. Sobre os requisitos a serem atendidos para adquirir uma franquia da rede, é necessário ter o perfil desejado pela franquia, possuir o valor do investimento e histórico jurídico que não comprometa a franquia. É desejado um perfil comercial, com experiência em vendas e disponível para dedicação ao negócio, conhecedor pleno da região que irá atuar.
O prazo previsto de retorno de uma franquia da rede no Modelo Home é de 9 meses e no Modelo Store, de 6 meses. O suporte da EcoPower aos adquirentes de franquia inclui suporte de compra, logística, instalação, engenharia (projeto), homologação, marketing, educacional e assessoramento através de executivos de venda.
Kinsol
A Kinsol oferece a modalidade de franquia desde fevereiro de 2021 e já possui mais de 340 franqueados.
A Kinsol está presente em todo o Brasil. Tem grande participação nas capitais e regiões metropolitanas, como São Paulo e Salvador. “Como estamos bem capilarizados, também temos excelente participação no interior de Minas Gerais, interior de São Paulo e Distrito Federal”, conta o CEO Mauricio Crivelin (foto).
Sobre o ritmo de inauguração das franquias da rede, em média, participam de dez a doze novos franqueados nos treinamentos inaugurais que ocorrem a cada 40 dias. A perspectiva da Kinsol é superar a marca de 600 franquias até dezembro de 2025.
Os modelos de negócios de franquia que a rede dispõe incluem energia solar, carregadores de veículos elétricos marca própria e mercado livre de energia. Os investi[1]mentos necessários para adquirir uma franquia da rede são de R$ 33.600.
É necessário ser proativo, ter disponibilidade para se dedicar ao negócio, ter habilidade comercial e negocial, dispor do capital para investir. “Não é necessário conhecimento técnico específico para iniciar no negócio, pois capacitamos o franqueado em nossos treinamentos”, avisa Mauricio Crivelin.
Para o executivo, os franqueados com os melhores resultados na rede são os que atendem os requisitos e se dedicam à prospecção de novos clientes, bem como os que buscam aperfeiçoamento constante de conhecimento no setor.
O prazo previsto de retorno de uma franquia da rede é de até 6 meses.
Quanto ao suporte que a Kinsol oferece para os adquirentes de franquia, destaque para o treinamento presencial para novos franqueados de 5 dias. “Temos plataforma Ead (Kinsol Academy) com conteúdos digitais nas áreas técnicas, comerciais e administrativa. Além disso, reuniões e treinamentos on-line semanais. E dois grandes momentos presenciais com a rede durante o ano: uma convenção regional, em que a diretoria se desloca até 5 regiões do país, para encontrar os franqueados reunidos in loco; e uma convenção nacional anual para a qual são convidados todos os franqueados.
Esse ano nossa convenção anual será em dezembro, em um navio de cruzeiro da MSC”, informa Mauricio Crivelin.