Plataforma de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia evita emissão de mais de 100 toneladas de CO2
Comprometida com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) das operações próprias e da sociedade, a CPFL Energia vem investindo há anos numa plataforma de mobilidade elétrica, composta por várias frentes. Até o final de 2024, o grupo terá investido cerca de R$ 45 milhões em cinco projetos já em andamento, desenvolvidos em parceria com universidades, institutos de pesquisa e iniciativa privada, por meio de Chamada Pública da ANEEL. Um deles, a cooperação entre a companhia e a locadora de automóveis Scorpion, de Campinas, trouxe entre os resultados contabilizados a emissão evitada de mais de 100 toneladas de CO2 na atmosfera.
A iniciativa disponibilizou 36 carros elétricos Renault Zoe, com desconto para motoristas de aplicativos. Mais de 80 condutores participaram da experiência. Durante 8 meses, juntos, eles ultrapassaram a marca de 1 milhão de quilômetros rodados, consumiram energia estimada em 150.750 kWh, considerando os dados médios de consumo do veículo de 7km/kWh. No entanto, o resultado estimado mais impressionante foi a emissão evitada de 101 toneladas de CO2 na atmosfera.
O projeto integra a plataforma de mobilidade elétrica, um conjunto de ações previstas no Plano ESG 2030 da companhia, que possui 4 pilares e 23 compromissos públicos. As metas foram definidas com o propósito de impulsionar a transição para uma forma mais sustentável, segura e inteligente de produzir e consumir energia, maximizando os impactos positivos dos negócios da CPFL na sociedade. Um dos temas endereçados pelo plano é a descarbonização. A partir de 2025, a companhia já será carbono neutro, reduzindo 56% das emissões totais, em relação às emissões de 2021.
“Estamos empenhados em buscar e viabilizar soluções inovadoras de mitigação e adaptação para responder aos desafios cada vez mais intensos e frequentes das mudanças climáticas. Uma das alternativas em avaliação para a redução das nossas emissões de GEE é a substituição de veículos da frota operacional por modelos 100% elétricos”, destaca Bruno Monte, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia. Segundo ele, a meta é a eletrificação de, pelo menos, 15% da frota técnica operacional pesada das quatro distribuidoras do grupo até 2030, entre outras iniciativas.
Nesse sentido, a CPFL Piratininga tem um projeto de P&D, com prazo de execução até dezembro de 2024, para operar com uma frota 100% elétrica. São 22 veículos elétricos, com destaque para o primeiro caminhão elétrico 100% nacional com Power Train Output (PTO). PTO é uma tomada de energia cuja fonte é a própria bateria de tração do veículo. O projeto foi iniciado em 2021. Desde então, foram percorridos mais de 300 mil quilômetros. A iniciativa contempla também o desenvolvimento de infraestrutura de recarga inteligente. Há 16 estações de recarga já instaladas.
Outras iniciativas
Quando o assunto é mobilidade elétrica, os esforços da companhia não param por aí. A empresa mantém vários estudos com o intuito de entender as melhores aplicações e soluções que possam gerar impactos positivos no meio ambiente e na comunidade em que os negócios do grupo atuam. Os avanços vão de modelos de eletroposto e aplicativos para pagamento da recarga a ônibus elétrico.
O eletroposto sustentável, por exemplo, é um novo conceito da CPFL para a estação de recarga. Desenvolvido a partir de estrutura que utiliza energia elétrica gerada por painéis fotovoltaicos, esse modelo de estação é capaz de abastecer tanto veículos elétricos como híbridos. Os testes dessa nova proposta ajudarão a empresa e seus parceiros a entender na prática possíveis modelos de negócios, além de aprimorar definições regulatórias e legais que tornarão o uso viável à sociedade.
Outra inovação em estudo é um aplicativo específico para clientes do serviço de recarga. A plataforma viabiliza a operação do eletroposto, além do pagamento pela recarga. Seguindo o conceito de laboratório vivo (living lab), o projeto também conta com a instalação de eletropostos e operação de veículos elétricos para gerar dados e validar a plataforma em aplicação real.O APP já foi utilizado de forma consistente, onde mais de 2000 pessoas já instalaram o app em seus aparelhos smartphone.
Sempre passos à frente, a companhia também já pensa num cenário em que mobilidade elétrica será realidade. O Second Life, parceria da CPFL Energia, Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e a montadora BYD é um exemplo disso. O projeto tem como objetivo desenvolver uma metodologia para recombinar células de baterias usadas de veículos elétricos e dar uma segunda vida a elas.
Além dessas iniciativas, a CPFL Energia, em parceria com a Unicamp, também deu início ao projeto de Ônibus Elétrico para medir ganhos para o meio ambiente e para a sociedade em experiência coletiva. O objetivo é estudar a aplicação de frota elétrica para veículos de transporte público. O veículo entrou em circulação, em setembro de 2020, no campus da universidade e faz o monitoramento de informações de posição, velocidade, horário, aceleração, entre outros, essenciais para uma boa gestão de frota, do trânsito, de vias públicas e até o monitoramento da poluição. Até o encerramento do projeto, foram percorridos mais de 75.000 km. Foi observado que, com o ônibus elétrico, há uma redução de 54% na emissão de CO2 em comparação ao diesel.