Superando as expectativas
🥇 Matéria de Capa da Edição 226 da Revista Potência
19ª Edição do Redes Subterrâneas de Energia Elétrica e Telecom teve recorde de expositores e de público presente.
Sob o tema “A integração das Redes Subterrâneas com as Energias Renováveis, Cidades Inteligentes e Condomínios Privados”, a 19ª edição do Redes Subterrâneas de Energia Elétrica e Telecom foi um sucesso.
Formado por fórum e feira, realizados entre os dias 07 e 08 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), este é o principal evento da área de redes subterrâneas da América Latina. A realização é da Potência Eventos, com apoio de mídia da Revista Potência e apoio de conteúdo da UniPotência – Universidade Potência Educação.
De acordo com o diretor do evento, o engenheiro e professor Hilton Moreno, o Redes Subterrâneas 2024 superou todas as expectativas da organização, dos expositores e do público. “Isso foi constatado pelos inúmeros depoimentos que tivemos durante o evento por parte dos expositores, visitantes, congressistas e palestrantes”, informa.
O congresso totalizou 40 apresentações de altíssimo nível técnico ministradas por experientes especialistas da indústria, distribuidoras de energia, consultores e professores. Cada uma delas apresentou conteúdo relevante para atualização de conhecimentos e, em muitos casos, para aquisição de novas informações. Foram tratados temas diversos, todos tendo em comum a troca de experiências entre os apresentadores e os congressistas, visando a melhoria da qualidade, segurança e operação das redes subterrâneas. “Difícil mencionar destaques, dada a grande qualidade de todos os trabalhos. Infelizmente, tivemos que deixar de fora das apresentações cinco trabalhos de ótima qualidade, unicamente por falta de horário na grade do congresso. Esse grande número de trabalhos apresentados pode ser destacado como um diferencial importante na 19ª edição do Redes Subterrâneas. Outro ponto a mencionar foi o auditório com lotação praticamente completa em quase todos os momentos, mostrando o grande interesse do público pelo alto nível das palestras e palestrantes”, analisa Hilton.
Já a feira teve mais de 30 expositores no Redes 2024, um recorde em todas as 19 edições do evento. “Além da quantidade, destaque para a qualidade e diversidade dos expositores, que mostraram produtos, equipamentos, soluções e serviços para a área de redes subterrâneas, sendo muitos deles novidades para o segmento. Pelo que conversei com vários visitantes da Feira do Redes, todos ficaram muito satisfeitos com o que viram e aprenderam durante o evento”, destaca Hilton.
O Redes Subterrâneas 2024 teve 1.497 participantes nos dois dias de evento, também marcando recorde de público nas 19 edições. O público foi majoritariamente composto de profissionais da área técnica, como projetistas, instaladores, consultores, além do pessoal de manutenção e operação de redes. Em termos de cargos, houve a participação de diretores, gerentes, supervisores, chefes e pessoal operacional, perfil esse que foi elogiado pelos expositores.
Evento específico
Afinal, qual a importância de ter um evento específico voltado ao mundo das redes subterrâneas?
De acordo com Hilton Moreno, comparado a outros países, mesmo a alguns que não pertencem ao grupo dos chamados “desenvolvidos”, a quantidade de redes subterrâneas instaladas no Brasil é insignificante. Esse é o lado “meio-vazio” do copo, porque o lado “meio-cheio” é que temos um potencial enorme de redes subterrâneas a ser instalado no Brasil. “E não somente nas ruas, como parte da infraestrutura das distribuidoras de energia, mas, principalmente, nos condomínios fechados, nas extensas redes internas das plantas das usinas de fontes renováveis (notadamente eólicas e fotovoltaicas) e nas quilométricas redes que conectam data centers. Isso tudo somado é a razão maior que justifica a existência, relevância e a extrema necessidade da realização do nosso evento Redes Subterrâneas de Distribuição de Energia e Telecom. Saímos da 19ª edição do Redes com a certeza de que os diversos atores deste mercado entenderam esse cenário e resolveram prestigiar cada vez mais o evento, reforçando seu papel como principal e maior evento focado em redes subterrâneas da América Latina e, já podemos dizer depois desta edição, como um dos mais relevantes do mundo”, frisa Hilton.
Redes Subterrâneas 2025
A próxima edição do Redes Subterrâneas será realizada nos dias 2 E 3 DE SETEMBRO DE 2025, também no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). “Já começamos a trabalhar na organização desse evento e o público e expositores podem esperar por várias melhorias, tanto na infraestrutura da Feira quanto no conteúdo e formato do Congresso”, avisa Hilton.
Confira a seguir os destaques das empresas participantes desta edição da feira do Redes Subterrâneas 2024.
Induscabos
A Induscabos é uma empresa líder no fornecimento de soluções em cabos de energia para geração, transmissão e distribuição de energia, industriais, e o mercado de distribuição de material elétrico além de projetos de geração de energia renovável. Com uma trajetória consolidada há praticamente 50 anos marcada pela qualidade, a Induscabos atua com sucesso em diversos setores, incluindo: Setor Metroferroviário – Fornecimento de cabos para infraestrutura de transporte urbano e ferroviário; Indústrias de Papel e Celulose – Soluções para expansão e modernização de grandes fábricas; Usinas de Energia – Produtos de alta performance para geração e distribuição de energia; Mineradoras – Cabos especializados para operações em ambientes industriais desafiadores. Fabricando condutores em alumínio e cobre, a Induscabos oferece soluções em cabos para baixa, média e alta tensão, especialmente destacando cabos isolados de média e alta tensões para uso subterrâneo sendo a marca homologada em praticamente todas as concessionárias de energia. A Induscabos também fornece cabos usados em parques solares e eólicos e em projetos especiais em geral, customizando soluções de acordo com a necessidade do cliente. A Induscabos trabalha diariamente para que os processos que acontecem na empresa sejam sustentáveis, de acordo com os níveis exigidos pelas normas ambientais, preocupando-se sempre com a saúde e segurança dos colaboradores e clientes e do meio ambiente.
CRAS Energia
A CRAS Energia é uma unidade de negócio da CRAS Brasil, que atua no fornecimento de soluções para vedação de cabos e tubos em diversos segmentos da indústria, como óleo e gás, energia, mineração, renováveis, infraestrutura e telecomunicações. Com forte experiência operacional na área de logística internacional e nacional, a CRAS oferece produtos de qualidade, atendendo o mercado com eficiência, agilidade e preço competitivo. A empresa tem um portfólio variado de produtos, através de parcerias com empresas renomadas do mercado. A CMPPRODUCTS LTD, por exemplo, oferece prensa-cabos para cabos armados, não armados e conduítes para áreas classificadas, com proteções ‘Ex db’, ‘Ex eb’, ‘Ex nr’ e ‘Ex ta’; incluindo os modelos com “barreira” em epóxi, ou resina, para atendimento à norma ABNT NBR IEC 60079-14. São desenvolvidos conforme normas nacionais e internacionais. Outro importante parceiro, a WALLMAX, oferece a solução MCT – Multi Cable Transit, e se destaca por fabricar vedações modulares para cabos e tubos com proteções contra fogo, estanqueidade de água e gás, proteções contra passagem de parasitas (ratos e insetos) e também versões próprias para uso em áreas classificadas. Além destes, também trabalha com parceiros UGA System-Technik, Beele Safety Sealing Systems, Carpenter & Paterson, sempre focados no gerenciamento de passagem de cabos e tubos, além da Bartec, fabricante alemão especialista no fornecimento de soluções elétricas para atmosferas explosivas.
Plastibras
A Plastibras Dutos Corrugados participou da 19ª Edição do Redes Subterrâneas de Energia Elétrica e Telecom, um dos maiores eventos do setor, na América Latina. No estande da empresa, os visitantes puderam conhecer os dutos corrugados mais sustentáveis do país, que além de atender as especificações da ABNT NBR 15715, otimizam as instalações e reduzem o impacto ambiental dos projetos de redes subterrâneas de energia elétrica e telecomunicações. Durante os painéis, a Plastibras apresentou palestra com o tema: “A Economia Circular no Setor de Dutos Corrugados”, que abordou o atual desafio da gestão de resíduos plásticos, e como isso foi solucionado no setor agrícola com a criação do inpEV e operações como a da Plastibras, servindo de referência para outros segmentos de mercado. A participação da Plastibras reforçou também o compromisso com a inovação e sustentabilidade, destacando-se como líder na transformação do setor de dutos corrugados para um futuro mais circular, eficiente e verde.
Kanaflex
O Kanalex é um duto fabricado em PEAD, na cor preta, corrugado, flexível, impermeável, destinado à proteção de cabos subterrâneos de energia ou telecomunicações. É um duto extremamente resistente a cargas mecânicas e ataque de produtos químicos. Evita o envelopamento em concreto do banco de dutos. Disponível até o diâmetro de 8”. Está homologado e normalizado pela ABNT e importantes concessionárias brasileiras de Energia e Telecom. Produzido no Brasil desde 1984, conquistou os mais exigentes profissionais de instalação de redes subterrâneas de baixa média, alta e extra alta tensão.
Pextron
A PEXTRON® esteve presente no evento ministrando uma palestra intitulada “Soluções em Relés de Proteção e Automação Para Protetores Rede Network”. Já no estande, o destaque foram demonstrações de soluções para a modernização de sistemas reticulados de distribuição subterrânea. Os relés de proteção desenvolvidos pela empresa possibilitam comunicação remota com SCADA e são fornecidos em painel de aço inox IP 68 com LEDs de sinalização e chave Local/Remoto. Possuem intercambialidade direta com modelos antigos eletromecânicos da GE e EATON (antiga Westinghouse) ainda utilizados em redes subterrâneas no Brasil e assim facilitando atividades de retrofit. As principais funcionalidades destes relés são:
- Portas seriais RS232 e RS485 com protocolos de comunicação MODBUS® RTU e DNP3 nível 2;
- Sobretensão – ANSI 59;
- Direcional de potência – ANSI 32;
- Sequência de fase – ANSI 47;
- Balanço de tensão – ANSI 60;
- Interrupção de tensão / abertura temporizada – ANSI 62;
- Lógica de falha do protetor – ANSI 52BF / 62BF;
- Medições diversas (correntes, tensões, frequência);
- Lógica anti-pumping e fechamento por malha morta;
- Lógica de fechamento do protetor em determinadas condições de carga- ANSI 95;
- Comunicação local via console IHM portátil, permitindo interface com relés e computador;
- Software aplicativo gratuito para parametrização, monitoramento, acesso a memória de massa, medição e atuação remota;
- Circuitos eletrônicos protegidos por resina contra umidade e atmosfera agressiva (conformal coating).
Condvolt
A Condvolt Fios e Cabos Elétricos Especiais tem 57 anos de existência, sendo uma das mais antigas fabricantes de cabos elétricos do Brasil. Atualmente é uma das maiores fabricantes de cabos de controle blindado com fita de cobre, solução muito utilizada em subestações de energia. Iniciou a produção de fios e cabos elétricos para baixa tensão em 1967, na cidade de São Paulo. O sistema de qualidade, baseado na norma ISO 9001, foi certificado em 1996, sendo a Condvolt uma das primeiras entidades do Brasil a possuí-la. Também é registrada no Inmetro e certificada internacionalmente pela TÜV Rheinland e pela UL. Está homologada nas maiores empresas e concessionárias de energia do Brasil. Possui amplo portfólio de produtos e atende as demandas específicas de clientes dos mais variados nichos e segmentos de mercado, como indústrias, setor automotivo, automação, concessionárias e instaladoras de energia, energia solar, indústria eletrodoméstica, indústria agrícola, climatização e refrigeração, entre outros. Mais do que produtos, oferece serviços personalizados desde o pré ao pós-vendas, garantindo qualidade, adequação ao uso dos produtos e excelentes serviços de entrega que assegurem a continuidade da cadeia de produção dos clientes e a execução de seus projetos.
KIT Acessórios para Cabos Elétricos
A KIT Acessórios é uma empresa de capital brasileiro, com sede no Rio de Janeiro e vem se dedicando exclusivamente à produção de acessórios para cabos elétricos desde o início dos anos 90. A KIT Acessórios oferece a seus clientes soluções completas para terminais e emendas de cabos elétricos de baixa e média tensão até 35 kV com alta tecnologia, plenamente testadas em seus laboratórios e comprovadas por anos de experiência nos sistemas elétricos. Uma das soluções destacadas pela empresa no Redes Subterrâneas foi a Emenda contrátil a frio CSJ, para instalação em sistemas de distribuição de energia elétrica subterrâneas submersíveis ou não, com caixas de emenda ou diretamente enterrados. Adequadas para cabos de potência com isolação extrudada, com seção até 630mm² e tensão de isolamento até 20/35kV. Ainda no evento Redes Subterrâneas foi lançado o livro Cabos de Energia e seus Acessórios, de autoria de Mario Daniel da Rocha Teixeira Junior. O livro foi publicado pela Artliber Editora e conta com apoio da KIT
BAUR
A BAUR do Brasil é fruto de uma joint venture entre a austríaca BAUR GmbH e a empresa de engenharia elétrica RDS Brasil. A empresa nasce com o propósito de elevar a confiabilidade, a segurança, a disponibilidade e a sustentabilidade das redes isoladas de baixa, média e alta tensão. Atua em usinas eólicas e solares, bem como concessionárias de energia. A BAUR GmbH é uma empresa líder mundial no desenvolvimento de tecnologias para testes, diagnósticos e localização de falhas em cabos isolados. Uma das soluções apresentadas no Redes Subterrâneas foi o aparelho Shirla. Trata-se de um equipamento portátil para o teste de revestimento de cabos e localização de falha. Principais características: teste de cabos e de revestimento de cabos até 10 kV; pré-localização de falhas através de ponte de medição de resistência de alta resolução; método de tensão de passo para a localização exata de falha no revestimento do cabo. Opera pela rede de energia elétrica e com bateria recarregável.
Gimi Bonomi Latin America
O Cubículo Blindado GB-RING SF6 FREE representa uma inovação significativa ao eliminar o uso de SF6, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade e redução do impacto ambiental na transição energética. Características técnicas: cubículo 17,5 kV; altura 1.646 mm; isolação: ar seco, sem vapor de água e CO2; corrente nominal até 630 A; corrente suportável de curto-circuito: 21kA; design compacto e de baixo peso físico; solução livre de manutenção; sensores inteligentes de tensão e corrente.
3D Energia
Estabelecida em Rio Claro (SP), a 3D Energia atua nos segmentos de engenharia, consultoria e prestação de serviços especializados em eletricidade, como foco nas áreas de manutenção e ensaios de equipamentos em redes elétricas de média e alta tensão. Com mais de 25 anos de experiência, a equipe da 3D Energia se dedica ao aprimoramento contínuo para garantir a máxima qualidade em seus serviços, produtos e processos. Com quase 800 m² de oficina, a 3D Energia dispõe de um laboratório para ensaios elétricos, unidades para tratamento de óleo isolante e gás SF6. Além disso, possui uma oficina móvel para atender a maioria dos serviços no local. A manutenção em equipamentos de redes subterrâneas de energia é uma das atividades da 3D Energia, que executa a renovação dos protetores de rede, incluindo a repintura do invólucro e a troca de isoladores, terminais, barramentos centrais e spades, além da substituição de juntas de vedação e da vedação da porta. O equipamento passa por pintura, troca de barramentos e a substituição de isolantes, como separadores de fase. Para garantir o desempenho ideal, são realizados testes de pressurização e isolamento.
Nexans Brasil
A Nexans Brasil, uma das líderes no segmento de eletrificação no país, lançou o EasyCalc, durante o congresso Redes Subterrâneas de Energia Elétrica, realizado no início de outubro. A nova solução permite o cálculo preciso das seções dos cabos de baixa tensão, de acordo com a necessidade elétrica das obras. O dimensionamento correto dos cabos é essencial para o funcionamento seguro da instalação elétrica. Durante o evento, a empresa promoveu ainda, em seu estande, uma demonstração de montagem da nova emenda a frio para os cabos de média tensão. Para Alain Girard, gerente de Marketing & Inovação da Nexans Brasil, o evento foi uma ótima oportunidade de apresentação das últimas soluções inovadoras da empresa. “Trabalhamos intensamente na busca de soluções que facilitam o trabalho dos instaladores elétricos. Esta inovação é uma demanda do mercado”, destaca.
EDS Engenharia e Consultoria
A EDS atua no mercado de projeto de linha de distribuição subterrânea há 24 anos. Desde sua fundação, em julho de 2000, a EDS Engenharia e Consultoria tem sido uma referência em excelência e inovação no setor de energia elétrica. Com uma equipe de profissionais especializados, a empresa carrega mais de 25 anos de expertise adquirida na AES Eletropaulo (atual Enel), a maior distribuidora de energia do país. A empresa é especialista em projetos de linhas de transmissão de alta e extra alta tensão. Os serviços incluem: projetos básicos e executivos de linhas de transmissão aéreas e subterrâneas; estudos de viabilidade técnica e econômica; consultoria pré-leilão de transmissão (Aneel) e desenvolvimento de projetos utilizando a metodologia BIM (Building Information Modeling). Contabiliza mais de 300 km de linhas de transmissão aéreas e subterrâneas instaladas. Com mais de 200 projetos concluídos, incluindo mais de 70 projetos subterrâneos, a empresa está comprometida em promover o desenvolvimento sustentável e garantir a confiabilidade da infraestrutura elétrica do país.
B2 Electronics
Fundada em 2001, a b2 electronics, membro do Grupo OMICRON, está na vanguarda da inovação em testes em cabos isolados de média tensão. Com um compromisso em aprimorar a segurança das redes de energia elétrica, a b2 se estabeleceu como um parceiro de confiança em mais de 120 países. Recentemente, a b2 lançou dois produtos novos: o HVA68TD e o PDTD68. O HVA68TD é um conjunto de testes VLF compacto capaz de avaliar cabos de média tensão até 46 kV, apresentando diagnósticos avançados de Tan Delta e tecnologia de Pré-localização de Arcos para detecção eficiente de falhas de alta impedância em cabos. Por outro lado, o PDTD68 integra diagnósticos VLF, permitindo avaliações simultâneas de descargas parciais e Tan Delta, tornando-se uma ferramenta abrangente para diagnosticar cabos de média tensão. No Brasil, a b2 electronics é representada pelo escritório da OMICRON em Sorocaba, que oferece suporte total ao mercado brasileiro, garantindo que os clientes tenham acesso a soluções de ponta e assistência especializada. Juntos, as duas empresas estão moldando o futuro de testes e diagnósticos elétricos de baixa, média e alta tensão.
Cobremack
A Cobremack é uma empresa moderna e arrojada, especializada na fabricação de fios e cabos elétricos. Tem como objetivo desenvolver sua participação nos mercados da construção civil e indústria, além de consolidar-se entre os revendedores. Através de seu espírito inovador e empreendedor, busca um crescimento contínuo com investimentos constantes em qualidade, tecnologia e no treinamento de seus profissionais, visando a ampliação de sua capacidade produtiva e portfólio de produtos. A Cobremack está sempre atualizada com o que existe de mais moderno em equipamentos e/ou processos produtivos, por isso, investe em mão de obra qualificada e máquinas com tecnologia de ponta para garantir a qualidade dos produtos e o melhor atendimento aos clientes. A Cobremack produz fios e cabos em cobre e alumínio para atendimento das linhas fotovoltaica, baixa tensão, média tensão e especiais, com foco em grandes engenharias e instaladores.
Potenza Engenharia
Fundada em 1988, a Potenza Engenharia executa projetos de infraestrutura, seja no mercado privado ou público, com atuação principal na infraestrutura de engenharia em obras de linhas de transmissão e distribuição subterrâneas, pavimentação, drenagem, zeladoria urbana, conservação de rodovias e estabilização de taludes, com qualidade e tecnologia. Atuante no mercado de linhas de transmissão e distribuição subterrânea de energia no estado de São Paulo desde o ano de 2001, a Potenza entregou a seus clientes até o final do ano de 2023 cerca de 60 mil metros de infraestrutura subterrânea de dutos elétricos, e entregará até o final do ano de 2025 mais 11 mil metros em contratos ativos. Como grandes diferenciais a partir do ano de 2020, contando com a vasta experiência de seu corpo técnico em linhas subterrâneas, bem como os grandes investimentos em novos equipamentos e tecnologias, a Potenza passou a atuar em todo o território nacional, firmando parcerias com as principais companhias elétricas e fabricantes de cabos de potência atuantes no Brasil. A Potenza conta atualmente com seu Sistema de Gestão Integrada certificado pela Bureau Veritás Certification nas ISOs 9001, 14001, 45001 de forma a aplicar processos durante a execução dos trabalhos garantindo a seus clientes a entrega de um pro[1]duto final com qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente.
Engenharia EP
Participando há mais de dez anos do Redes Subterrâneas, a Engenharia EP teve como parceiros de estande a EDS Engenharia e Consultoria e a fabricante Pfisterer. No ramo de construções de infraestruturas subterrâneas desde 2001, o Grupo Engenharia EP fornece soluções para empresas de abastecimento de energia elétrica dos segmentos de Telecomunicações e Saneamento Básico, bem como para empresas que utilizam cabos como meio de interligação. Capacitado a fornecer e executar obras completas de engenharia, o grupo trabalha com elevado nível de qualidade e alta performance em relação aos prazos de entrega e conclusão das obras, nas quais segurança é sempre o valor número 1. O Grupo Engenharia EP é formado pelas seguintes empresas: Engenharia EP (empresa do ramo de Engenharia e Construções de infraestrutura para redes subterrâneas de energia, telecomunicações, saneamento e outras); Eletricidade EP (especializada em soluções de energia, conta com uma equipe de engenheiros, técnicos e profissionais qualificados para atender aos diversos projetos e obras de construção, manutenção e comissionamento de redes subterrâneas, em transmissão de até 345kV e distribuição até 34,5kV); Pré-Moldados Paulistana (empresa de engenharia para construção de peças em concreto pré-moldado para os segmentos de concessionárias de energia elétrica, telecomunicações, saneamento, incorporadores e construtoras); JAS Terraplanagem, Transporte e Locação (empresa de transporte e logística do Grupo EP) e EP Realizações Imobiliárias (empresa de construções residenciais).
HT Cabos
Instalada em Pouso Alegre (MG), a HT Cabos é membro da Hengtong Group. As soluções para sistemas de energia vão desde o projeto básico e executivo da instalação até o fornecimento de cabos e acessórios, instalação de cabos, terminais e emendas, link boxes, sistemas de monitoramento térmico, comissionamento do sistema conforme normas vigentes. Tudo isso com garantia integral do sistema e mão de obra qualificada. O Grupo Hengtong é o segundo maior fabricante de cabos do mundo. Possui uma cadeia industrial completa para produção de soluções de comunicação óptica, de energia e submarinas. No mercado de energia oferece soluções de baixa, média e alta tensão, além de soluções para cabos submarinos, cabos compostos, umbilicais, OPGW, entre outros. Esses produtos e serviços são ofertados para aplicações em diversos segmentos, como “green Energy” e “smart home”.
Pfisterer
Com seu design compacto, a emenda de resina epóxi CONNEX para até 170 kV combina muitos pontos fortes para aplicações versáteis – mesmo sob condições extremas. Graças ao isolamento sólido e à tecnologia de conectores com um alto grau de pré-montagem, a emenda de resina epóxi CONNEX está imediatamente pronta para a instalação final, conectando os cabos sem qualquer manuseio trabalhoso de materiais isolantes gasosos ou líquidos. Cabos XLPE e EPR de qualquer tipo equipados com conectores de cabo CONNEX podem ser conectados e combinados em uma emenda, sejam cabos de tipos e seções transversais iguais ou diferentes, cabos rígidos ou altamente flexíveis. A emenda CONNEX cria sempre conexões seguras e flexíveis:
- segura ao toque e inundável. Livre de manutenção e à prova de explosão;
- sem vazamentos ou riscos ambientais. Com qualquer tratamento de tela comum;
- versão enterrável testada para uso subterrâneo;
- certificado offshore pela sociedade classificadora DNV GL.
Megger
A Megger anunciou que inaugurou sua sucursal no Brasil em 01 de outubro de 2024, localizada em São Paulo/SP, para oferecer suporte técnico local aos clientes, com um laboratório especializado para calibração, manutenção e treinamento. Com soluções avançadas para testes, diagnóstico e localização de falhas em cabos subterrâneos, e sensoriamento de redes aéreas, a Megger permite que seus clientes adaptem as necessidades de suas redes com soluções sob medida para o tipo de rede de cada local, em redes de BT, MT e AT, permitindo resultados com precisão e eficiência. Para liderar a área dedicada a Cabos, a empresa trouxe Juliano Gonçalves, profissional com mais de 30 anos de experiência no setor de energia. Juliano é especialista em testes de cabos, tendo trabalhado com o assunto desde 2003, quando foi o líder responsável por toda a rede subterrânea de energia da AES Eletropaulo. “Essa nova fase da Megger no Brasil reforça o compromisso com a qualidade e inovação, oferecendo soluções customizadas para os desafios específicos de cada cliente, uma marca da Megger, agora no Brasil”, diz o diretor-executivo da Megger Brasil, Ronaldo Arregalo. Na foto, a solução TRAX280, sistema para teste de transformadores de potência.
SEL – Schweitzer Engineering Laboratories
Simplifique a localização de falhas em cabos isolados com o indicador de faltas subterrâneas LINAM UGFI, dispositivo totalmente sem bateria. Robusto e submersível, o LINAM UGFI (Under Ground Fault Indicator) é totalmente alimentado pela corrente do circuito monitorado, mesmo na opção com LED de alta visibilidade, eliminando completamente a dependência de bateria e problemas de manutenção associados durante a vida útil do equipamento. As opções de indicação remota de faltas reduzem a necessidade do pessoal de manutenção entrar em poços subterrâneos ou submersos para verificar o status do indicador de falhas. O LINAM UGFI é facilmente instalado em cabos subterrâneos, de 12,7 a 66,0 mm de diâmetro com uso de apenas um único bastão de manobra. Entre as principais características e benefícios deste equipamento, destacam-se:
- Imunidade de fase adjacente – O indicador de falha subterrânea LINAM UGFI usa uma tecnologia de imunidade de fase adjacente para rejeitar ativamente campos magnéticos de cabos próximos e garantir que indique corretamente se uma falha está em sua fase.
- Disparo dinâmico seguro – O algoritmo de detecção de falhas UGFI adapta automaticamente às mudanças no sistema para garantir resposta adequada mesmo em condições de inrush e backfeed do sistema, ajudando a evitar disparos falsos.
- Configurações flexíveis do limiar de falta – O algoritmo AutoRANGER 2.0 autoajustável coordena o limite de disparo com um perfil de corrente de carga de sete dias para ajustar as mudanças de carga em feriados e fins de semana. O usuário ainda pode selecionar no momento da compra uma ampla gama de opções de nível de disparo fixo para coordenar com aplicações específicas onde a função autoajustável não é desejada.
- Design robusto e submersível.
- Totalmente alimentado pela corrente do circuito
- Flexibilidade de aplicação
S&C Electric do Brasil
É cada vez mais frequente as situações em que as cidades brasileiras enfrentam eventos climáticos extremos, sendo que as concessionárias de energia elétrica desempenham um papel fundamental, devendo estar preparadas para manter o maior número de clientes com energia. Para isto, faz-se necessária a aplicação de soluções e tecnologias inovadoras que melhoram a performance da rede de distribuição frente a estes eventos climáticos extremos. Durante o evento de Redes subterrâneas, a S&C apresentou desde suas soluções mais recentes e inovadoras como também as soluções convencionais e amplamente utilizadas pelas distribuidoras de energia e industriais. As chaves de distribuição subterrânea Vista®, Vista®Green e Vista®SD foram projetadas para solucionar os desafios de manobra e proteção de redes subterrâneas, melhorando a confiabilidade das redes de distribuição subterrâneas e a segurança dos responsáveis pela operação e manutenção, ainda, as soluções são desenhadas para que a operação seja simplificada, tornando as tarefas diárias mais simples possível. A S&C apresentou também na feira o sistema de Recomposição de Distribuição Subterrânea EdgeRestore®, cujo foco são aplicações em redes monofásicas subterrâneas. Com este sistema, uma falta ocorrida no ramal é isolada automaticamente, e os trechos sem falta recompostos em menos de 60 segundos, trazendo maior agilidade e segurança operacional para as redes subterrânea.
InterGard do Brasil
Especialista em soluções em segurança, a Intergard desenvolveu a fechadura eletrônica para tampas. A solução mais completa em fechaduras eletrônicas de tampas de acesso subterrâneo, composta das mais recentes tecnologias de mercado, que garantem segurança, confiabilidade e praticidade no acesso a seu ambiente. Características: modelo desenvolvido exclusivamente para redes subterrâneas; Bluetooth 5.0 – low energy; sensor de trancamento por NFC; sistema criptografado com as melhores práticas de mercado. Com o aplicativo LOGI BLE o usuário consegue operar seu cadeado de maneira fácil e intuitiva, sem deixar de lado a robustez e segurança que deseja ao proteger seus itens. Além disso, é possível consultar a situação de bateria dos dispositivos e outros parâmetros, tudo em um só lugar.
Chardon Group
A Chardon Group, líder na fabricação de soluções para redes de distribuição de média tensão, continua fortalecendo sua presença na indústria, agora mais do que nunca no Brasil. Fabrica acessórios desconectáveis e terminações para cabos isolados de média tensão utilizados em redes subterrâneas, usinas fotovoltaicas e parques eólicos além de religadores para proteção e automação de linhas aéreas de distribuição. O compromisso da companhia é fornecer confiabilidade, segurança e qualidade para essas redes, sendo esse o seu propósito principal. Como destaque deste ano, a empresa está inaugurando sua nova fábrica em território brasileiro para atender o mercado com mais excelência. Com mais de 14 mil metros quadrados de área, a unidade possui 4 mil metros quadrados dedicadas à fabricação, localizada em Bragança Paulista, SP. A fábrica será especializada no atendimento das demandas nacionais de religadores e acessórios, e está equipada com um laboratório de alta tensão para testes de qualidade e ensaios de tipo. É uma infraestrutura preparada para trazer a qualidade internacional da Chardon e continuar a garantir essa excelência no Brasil, atendendo os clientes de forma ainda mais próxima e eficiente. Em 2025, como destaque, a empresa apresenta as terminações contráteis a frio (foto), fabricadas com um composto de silicone de alta qualidade, desenvolvido internamente por equipes especializadas e experientes em elastômeros. Este é um produto cada vez mais essencial no mercado, oferecendo facilidade de instalação e resistência em aplicações que exigem confiabilidade em condições adversas.Isso é apenas o começo do que a Chardon fornecerá ao mercado brasileiro. A Chardon de sempre, com qualidade e confiabilidade, agora ainda mais forte no mercado nacional.A Chardon participou do Redes Subterrâneas em parceria com os distribuidores Enercom e Sul Minas Fios e Cabos.
ELOS
Um dos destaques da empresa no Redes Subterrâneas foi o indicador de falta para circuitos de média tensão ComPass/Sigma. O indicador de falta Sigma e ComPass são usados para indicação de curto-circuito (fase-fase) como também curto-circuito (fase-terra) com apenas três sensores (TCs) em sistemas de distribuição de rede elétrica por cabos blindados (subterrâneo), cubículos isolados em SF6 ou ar de média tensão. O ComPass armazena os dados das ocorrências, bem como as correntes e potências instantâneas médias e de curto-circuito. O sistema é composto de módulo eletrônico de indicação; três sensores (TCs) indicador de tensão (usado para ComPass B).
G&W Electric
Os interruptores isolados dielétricos sólidos TRIDENT® não exigem manutenção preventiva, oferecendo mais flexibilidade, levando a uma solução mais duradoura que pode ser projetada para sua aplicação exclusiva. Os interruptores TRIDENT® fornecem o custo total do ciclo de vida e os benefícios operacionais da proteção de sobrecorrente sem fusível, controlados automaticamente e reinicializáveis, com os benefícios de segurança e manutenção de um design frontal isolado contra tensão e inofensivo ao meio ambiente. Utilizando o isolamento epóxi submersível testado pela G&W, os interruptores a vácuo de carga e falha da TRIDENT® são totalmente encapsulados. Esse isolamento dielétrico sólido elimina a degradação da integridade dielétrica comumente associada a conjuntos de manobra isolados a óleo e ar. A família de produtos TRIDENT® está disponível para soluções padmount e subterrânea. Os gabinetes cumprem as normas IEEE C57.12.28 e C57.12.29 e estão disponíveis em várias cores. O TRIDENT® é ideal para ambientes extremos, como câmaras subterrâneas inundadas, com capacidade de suportar longos períodos de submersão e atender a IP68 de acordo com a IEC 60529 por 20 pés (6m) ao longo de 20 dias.
3M
A 3M promete mais facilidade em identificar ativos enterrados com os Localizadores 3M Dynatel. Encontrar com precisão ativos subterrâneos, como tubulações de água, cabos elétricos e linhas de telecomunicação, é um desafio, especialmente para evitar danos durante escavações. Os Localizadores 3M Dynatel são a ferramenta eficaz, segura, confiável e eficiente na gestão de utilidades subterrâneas. Com tecnologia avançada de Localização Eletromagnética (EML), os Localizadores 3M Dynatel rastreiam cabos e tubulações enterradas. O engenheiro de Aplicação, Divisão de Mercados Elétricos 3M, Marlon Carvalho, explica que a tecnologia é complementada por Sistemas de Marcação Eletrônica (EMS), que usam Identificação por Radiofrequência (RFID) para marcar e armazenar dados sobre ativos subterrâneos, facilitando futuras localizações. Os Localizadores Dynatel oferecem múltiplas opções de frequência para diferentes condições de solo e tipos de ativos. “Os marcadores EMS podem ser incorporados em fitas de advertência, fornecendo um caminho visual e localizável para escavadores, diminuindo risco de danos acidentais”, indica Carvalho.
Eaton
A primeira rede subterrânea reticulada foi implementada em Nova York pela concessionária Union Electric (atualmente Com Ed), desenvolvida pela Westinghouse (atualmente Eaton) há mais de um século. Com mais de 80 anos de experiência no desenvolvimento de protetores de rede, a Eaton criou o CM-52, um projeto robusto com mais de 18 anos de maturidade. O protetor de rede CM-52, disponível em invólucro submersível, destaca-se por sua filosofia de partes energizadas isoladas (Deadfront), aumentando a segurança em campo. Projetado para atender à norma C57.44-2014, ele suporta correntes de 800 a 6200 A e tensões de 216 a 600 V, sendo o único protetor de rede que utiliza disjuntor de potência. Com a maior capacidade de interrupção da indústria, o CM-52 se distingue como o único protetor de rede com certificação UL e classificação de 10 kV de NBI. Ele possui quatro janelas na porta frontal para visualizar os fusíveis internos, o status de abertura e fechamento do disjuntor, o contador de operações e os LEDs do relé MPCV. Além disso, o CM-52 conta com um dispositivo para acesso remoto via Wi-Fi, permitindo operar o protetor de rede e configurar o relé MPCV para controlar o dispositivo remotamente.
SCAN BOX
O SCAN BOX é uma solução de monitoramento não invasivo desenvolvida para subestações subterrâneas, resultado de uma bem-sucedida parceria entre a Unijuí e a CEEE-D/Grupo Equatorial. Comercializado pela Vsys, uma Spin-off originada desse projeto de P&D, o SCAN BOX já está em operação na Equatorial e na CEMIG, em Belo Horizonte, desde dezembro de 2024. Além disso, estão em andamento tratativas para a instalação de unidades junto à Enel e à Light. Com a conclusão desses pilotos, o SCAN BOX estará presente nas quatro maiores concessionárias com infraestrutura de distribuição subterrânea do Brasil. Marca registrada e com patente de invenção, o SCAN BOX se destaca pela sua aplicação pioneira da comunicação PLC (Power Line Communication) em sistemas de monitoramento subterrâneo. Sua tecnologia oferece monitoramento em tempo real, manutenção preditiva e alta flexibilidade de configuração e comunicação. O sistema, projetado para ser robusto e adaptável, utiliza uma combinação de PLC, Ethernet, Wi-Fi e redes móveis 4G/5G, permitindo o acesso remoto aos dados de forma eficiente. Com essa abordagem de ponta, o SCAN BOX consolida-se como uma solução confiável e inovadora para o setor elétrico brasileiro.
CLIQUE AQUI para baixar a Edição 226 da Revista Potência