TSEA apresenta tecnologia nos EUA

Referência mundial na produção de transformadores de potência e reguladores de tensão, a TSEA energia marcou presença na DTECH 2026, a maior feira de tecnologia para o setor de energia dos Estados Unidos, que aconteceu entre os dias 3 e 5 fevereiro em San Diego, Califórnia. No evento, a empresa apresentou soluções de engenharia voltadas à modernização das redes elétricas, com destaque para o TVC-Ultra, um controlador eletrônico de reguladores de tensão de nova geração.

De acordo com Lucas Coelho de Lima, gerente de tecnologia da TSEA e responsável pelo time que está conduzindo o desenvolvimento do produto na empresa, em Contagem (MG), o TVC-Ultra foi projetado com recursos que permitem lidar com os desafios operacionais trazidos pela Geração Distribuída (GD) nas redes de distribuição, com a integração de fontes variáveis, como painéis solares, diretamente ao sistema.

Diferente das soluções convencionais, o controlador da TSEA conta com a capacidade de integrar a medição multiponto, monitorando a tensão não apenas no ponto de instalação do regulador de tensão, mas em ramificações do alimentador de uma determinada região. “Essa tecnologia garante que a tensão média permaneça dentro dos limites regulatórios, reduzindo, por exemplo, as compensações pagas pelas concessionárias devido a desvios na qualidade do fornecimento da energia”, explica.

Ainda de acordo com o engenheiro, o TVC-Ultra está sendo desenvolvido para operar em ambientes complexos, com alta variabilidade de carga e geração e necessidade de integração com sistemas de supervisão e controle. “A capacidade de medição à distância e ajuste automático de parâmetros reduz a necessidade de intervenções manuais e aumenta a confiabilidade operacional da rede”.

Além do controle de tensão, o TVC-Ultra está alinhado ao conceito de Smart Grids (redes inteligentes), que exigem digitalização e comunicação automatizada. A tecnologia também incorpora os protocolos mais avançados e cibersegurança, um requisito técnico crítico para o mercado norte-americano, garantindo a proteção de sistemas essenciais contra interferências externas.

Lançado oficialmente durante a DTECH 2026, a previsão é que o TVC-Ultra chegue ao mercado em dezembro de 2026, com as primeiras entregas programadas para 2027.

Soluções de ponta

Além do controlador de nova geração, a vitrine da TSEA no evento contou com o Regulador de Tensão Verde, que utiliza óleo isolante vegetal em substituição ao óleo mineral. Esta solução oferece vantagens ambientais e de segurança, com ponto de fulgor de 360°C, o que reduz o risco de incêndios e pode prolongar a vida útil do isolamento do equipamento em até oito vezes. A tecnologia é recente no mercado norte-americano.

Outro destaque foi o Comutador Rápido CR-20, reconhecido pela robustez mecânica e pela rapidez de operação: o equipamento realiza transições de taps em 0,35 segundo, reduzindo a turbulência no óleo e tempo da tensão fora da faixa desejada. Também esteve em exposição o SIM-VOLT, simulador de regulador de tensão desenvolvido para apoiar testes, ajustes, treinamentos de controladores, além de permitir a emulação do comportamento da rede, auxiliando na eficiência operacional e confiabilidade.

Presença nos EUA e novos investimentos

Esta é a quinta participação consecutiva da TSEA na DTECH, evento que reúne os principais nomes do setor elétrico mundial. A presença reforça a estratégia de consolidação no mercado norte-americano: hoje, cerca de 90% da produção da fábrica em Contagem, Minas Gerais, é exportada para os Estados Unidos. Como parte desse movimento, a companhia abriu recentemente um escritório no Texas e iniciou um programa que leva profissionais brasileiros para atuar diretamente no país.

Em paralelo à expansão internacional, a TSEA mantém investimentos no Brasil. Estão previstos R$ 850 milhões para ampliar a capacidade produtiva em Contagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.