O Hcor dará um importante passo rumo à ampliação da sua eficiência energética e à melhoria dos atendimentos aos pacientes. Com investimento de R$ 4,4 milhões, viabilizado pela Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da Enel São Paulo, o hospital vai modernizar o seu sistema de climatização, tornando-o mais eficiente e sustentável.
A iniciativa tem potencial para reduzir o consumo da unidade em 3.043,19 MWh por ano — volume equivalente ao consumo anual de mais de mil residências. No centro dessa transformação está a substituição de um chiller, equipamento utilizado em grandes sistemas de climatização, por tecnologia mais eficiente. Com isso, a expectativa é de uma economia anual de aproximadamente R$ 1,4 milhão na conta de energia do hospital.
Além do ganho energético, esse recurso poderá ser reinvestido diretamente na qualificação do atendimento e no fortalecimento da estrutura assistencial, beneficiando os pacientes e trabalhadores da instituição. A modernização também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, reforçando o compromisso do hospital com práticas mais sustentáveis.
“Com a implementação deste novo sistema de climatização central com tecnologia de ponta, reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e a excelência operacional. A modernização tecnológica proporciona redução significativa no consumo de energia elétrica, alinhando o hospital às melhores práticas de gestão ambiental, e investimento direto na segurança e no desfecho clínico de nossos pacientes. Ao garantir um controle rigoroso de temperatura e pureza do ar com máxima eficiência, elevamos o padrão de conforto térmico e mitigamos riscos hospitalares, consolidando uma infraestrutura robusta que permite focar nossos recursos no que realmente importa: o cuidado aos nossos pacientes”, ressalta Julio Vieira, CEO do Hcor.
O projeto do Hcor foi selecionado por meio de chamada pública realizada pela Enel em 2024, dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que tem como objetivo promover o uso eficiente da energia por meio da modernização de instalações e adoção de novas tecnologias. Em 2026, a Enel destinará até R$ 96 milhões a iniciativas em suas áreas de concessão em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, sendo R$ 80 milhões apenas no estado paulista, o maior volume já investido pela companhia no programa.
Resultados de 2025
No último ano, os projetos da Chamada Pública evitaram a emissão de 254 toneladas de CO₂ e geraram economia de 25,3 mil MWh de energia, volume suficiente para abastecer cerca de 8,4 mil famílias por um ano, beneficiando aproximadamente 190 mil pessoas.
