Como identificar falhas elétricas na gestão de ativos?

Por Thiago Chinen, engenheiro de aplicação do Prysmian Group Brasil

Mais de 80% das falhas elétricas estão relacionadas às atividades de descargas parciais, e para identificar essas falhas, são necessários trabalhos preventivos de manutenção da rede elétrica como um todo. Essa prevenção se inicia identificando características como: pontos de possível umidade, pontos de emendas ou condições adversas de instalação, que podem ocasionar falhas na isolação dos cabos de média e alta tensão. Uma vez prejudicada, a isolação deixará de cumprir sua função e as atividades de descargas parciais se intensificam, o que pode prejudicar equipamentos, como motores de transformadores, e conduzir a falha do sistema de energia.

A tecnologia Prysmian PRY-CAM possibilita analisar os pulsos decorrentes das descargas parciais por meio da aproximação do equipamento PRY-CAM à cobertura do cabo de média ou alta tensão, o que facilita a identificação de falhas sem a necessidade de interrupção do fornecimento de energia. Após a análise, os dados são classificados para identificar riscos na instalação. Com conectividade IoT (sigla em inglês para “Internet das Coisas”) e dados armazenados à nuvem, o PRY-CAM permite enviar informações essenciais para o gerenciamento e para a manutenção preditiva de sistemas elétricos, e revisá-los sempre que necessário.

Essa solução também gera uma redução notável no risco de falhas e custos relacionados à manutenção nas operações dependentes de complexos sistemas. O PRY-CAM conta com uma série de dispositivos auxiliares capazes de medir parâmetros importantíssimos em uma instalação para funcionamento pleno. Ele é resultado da expertise de mais de 140 anos da Prysmian na fabricação de cabos e sistemas, o que resulta em confiança dos clientes para obter a maior eficiência com o menor risco para seus ativos elétricos.

Muitas empresas de distribuição e transmissão de energia espalhadas pelo Brasil e pelo mundo utilizam dos recursos e relatórios PRY-CAM para estender a vida útil da instalação, desenvolver e seguir cronogramas de manutenção preventiva, assegurando a qualidade da energia fornecida para seus clientes.

Originalmente, a PRY-CAM – uma fusão das palavras Prysmian e Câmera – foi idealizada apenas como um dispositivo portátil, semelhante a uma câmera, capaz de identificar descargas parciais. A este dispositivo foi dado o nome de PRY-CAM Portable.

Ao longo do tempo, foi possível complementá-lo com uma série de outros dispositivos para ampliar a capacidade de fazer análises críticas, sendo que hoje é possível medir outros parâmetros como temperatura e ruídos gerados nos arredores dos cabos.

Para saber mais sobre o PRY-CAM, acesse pry-cam.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.