Como identificar falhas elétricas na gestão de ativos?

Por Thiago Chinen, engenheiro de aplicação do Prysmian Group Brasil

Mais de 80% das falhas elétricas estão relacionadas às atividades de descargas parciais, e para identificar essas falhas, são necessários trabalhos preventivos de manutenção da rede elétrica como um todo. Essa prevenção se inicia identificando características como: pontos de possível umidade, pontos de emendas ou condições adversas de instalação, que podem ocasionar falhas na isolação dos cabos de média e alta tensão. Uma vez prejudicada, a isolação deixará de cumprir sua função e as atividades de descargas parciais se intensificam, o que pode prejudicar equipamentos, como motores de transformadores, e conduzir a falha do sistema de energia.

A tecnologia Prysmian PRY-CAM possibilita analisar os pulsos decorrentes das descargas parciais por meio da aproximação do equipamento PRY-CAM à cobertura do cabo de média ou alta tensão, o que facilita a identificação de falhas sem a necessidade de interrupção do fornecimento de energia. Após a análise, os dados são classificados para identificar riscos na instalação. Com conectividade IoT (sigla em inglês para “Internet das Coisas”) e dados armazenados à nuvem, o PRY-CAM permite enviar informações essenciais para o gerenciamento e para a manutenção preditiva de sistemas elétricos, e revisá-los sempre que necessário.

Essa solução também gera uma redução notável no risco de falhas e custos relacionados à manutenção nas operações dependentes de complexos sistemas. O PRY-CAM conta com uma série de dispositivos auxiliares capazes de medir parâmetros importantíssimos em uma instalação para funcionamento pleno. Ele é resultado da expertise de mais de 140 anos da Prysmian na fabricação de cabos e sistemas, o que resulta em confiança dos clientes para obter a maior eficiência com o menor risco para seus ativos elétricos.

Muitas empresas de distribuição e transmissão de energia espalhadas pelo Brasil e pelo mundo utilizam dos recursos e relatórios PRY-CAM para estender a vida útil da instalação, desenvolver e seguir cronogramas de manutenção preventiva, assegurando a qualidade da energia fornecida para seus clientes.

Originalmente, a PRY-CAM – uma fusão das palavras Prysmian e Câmera – foi idealizada apenas como um dispositivo portátil, semelhante a uma câmera, capaz de identificar descargas parciais. A este dispositivo foi dado o nome de PRY-CAM Portable.

Ao longo do tempo, foi possível complementá-lo com uma série de outros dispositivos para ampliar a capacidade de fazer análises críticas, sendo que hoje é possível medir outros parâmetros como temperatura e ruídos gerados nos arredores dos cabos.

Para saber mais sobre o PRY-CAM, acesse pry-cam.com

Um comentário em “Como identificar falhas elétricas na gestão de ativos?

  • maio 10, 2019 em 5:12 pm
    Permalink

    Muchas gracias Ing. Thiago, estuve presente en el seminario de ESTRUCTURACIÓN DE CABLES ELÉCTRICOS realizado en Santa Cruz de la Sierra (BOLIVIA).
    Me ayudó bastante en estar actualizado en las nuevas tecnologías.
    Atte. Gabriel

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.