10 anos do Subcomitê SC IECEx BR

 

Subcomitê SC IECEx_BR do Cobei - Reunião de fundação (26-05-2008)

Em 2018 estão sendo completados dez anos de criação do Subcomitê SC IECEx BR do COBEI. Também neste ano a instituição COBEI completa 110 anos de fundação.

O Subcomitê brasileiro foi fundado em 26 de maio de 2008 (na foto, um registro da reunião de fundação) com a participação do INMETRO, ABINEE, COBEI, IEC CAB (Conformity Assessment Board) e representantes de Organismos de Certificação “Ex” e Laboratórios de Ensaios “Ex” nacionais, bem como de empresas brasileiras usuárias de equipamentos, instalações, serviços e pessoal “Ex”.

Desde sua fundação, o Subcomitê se reúne mensalmente, tendo efetuado mais de 100 reuniões no período, onde são tratados assuntos relacionados com os sistemas internacionais de certificação “Ex” do IECEx, além de ter participado desde então de todas as reuniões Operacionais e Plenárias do IECEx, que ocorrem semestralmente em diversos países do mundo.

A participação do Brasil nas reuniões do IECEx é feita por meio da presença da delegação brasileira, a qual é composta por membros do SC IECEx BR, representantes de Organismos de Certificação “Ex” brasileiros, fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex” e empresas brasileiras usuárias de instalações, serviços, pessoas e equipamentos “Ex”, em nome do Brazil National Committee of the IECEx.

Conforme explica Roberval Bulgarelli, coordenador do Subcomitê SC-31 do COBEI, o SC IECEx BR do COBEI tem como parte de seus objetivos participar em nome do Brasil dos processos de elaboração e atualização dos sistemas internacionais de certificação na área de atmosferas explosivas elaborados pelos países participantes do IECEx. Este Subcomitê efetua também trabalhos de elaboração de Documentos Operacionais do IECEx em língua portuguesa, de forma a facilitar o acesso às informações sobre os sistemas internacionais do IECEx por parte das empresas e profissionais brasileiros envolvidos com atividades em atmosferas explosivas.

O Subcomitê atua também na área de divulgação dos sistemas de certificação junto aos fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex”, Laboratório brasileiros de Ensaios “Ex” e Organismos brasileiros de Certificação “Ex”, mostrando os benefícios na participação dos sistemas internacionais de certificação para o ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas, que contam com o apoio das Nações Unidas.

Segundo Bulgarelli, em decorrência dos trabalhos realizados pelo Subcomitê, já são disponibilizadas no Brasil, para as empresas e profissionais brasileiros, por meio de Organismos de Certificação Brasileiros reconhecidos internacionalmente no sistema IECEx, a certificação de equipamentos “Ex”, certificação de empresas de prestação de serviços “Ex” e certificação de competências pessoais “Ex”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.