ABB lança motores elétricos à prova de explosão

Divulgação

Os novos motores IEC à prova de explosão da ABB em carcaças tamanho 80 – 132 oferecem os mesmos recursos de segurança e eficiência que são geralmente encontrados em produtos maiores. Esses motores são ideais para uso em ambientes perigosos e sujeitos a explosão, normalmente encontrados nas indústrias química, de mineração e de óleo e gás.

Apesar de serem menores, os motores são suficientemente flexíveis para permitir que os clientes acrescentem recursos como sensores de vibração e de temperatura, que podem alertar operadores sobre problemas de desempenho. Isso garante que a manutenção ocorra de forma preditiva para prevenir paradas inesperadas. O tratamento avançado de superfície aplicado nos motores é capaz de torná-los resistentes às condições mais rigorosas, como, por exemplo, aqueles instalados em uma plataforma offshore.

“Com base no feedback do cliente, nós projetamos os menores motores à prova de explosão com as mesmas opções e recursos de segurança encontrados nos motores ABB à prova de explosão de tamanhos maiores”, diz Tom Eklöf, gerente de Produto de Motores de baixa tensão IEC à prova de explosão da ABB. “Agora, nós podemos oferecer aos clientes uma variedade de motores IE3 de baixa tensão à prova de explosão que abrange tamanhos de 80 até 450, e que oferecem segurança, confiabilidade e longa vida operacional.”

Os motores têm olhais de elevação que facilitam seu manuseio. A opção para inserir uma caixa de ligações auxiliar aumenta a segurança em aplicações onde sensores ou aquecedores anticondensação são necessários, porque mantêm as conexões auxiliares separadas da caixa terminal de suprimento do motor.

Os motores estão disponíveis em classes de eficiência IE2 e IE3. Eles são fornecidos com ATEX e certificação global IECEx, e são certificados para uso com inversores de frequência. Os motores estão disponíveis em versão de 2-8 polos, em todas as tensões convencionais, tanto para 50 e 60 Hz. A ABB oferece uma variedade completa de motores padrão IE3 para áreas classificadas (Exdb, Ex db eb, Ex ec, Ex t), atendendo às necessidades de clientes em países onde esses tipos de motores são cobertos por leis de eficiência energética específicas.

Um comentário em “ABB lança motores elétricos à prova de explosão

  • agosto 28, 2019 em 5:55 am
    Permalink

    É possível que a ABB tenha a intenção de informar que foram lançados no mercado, por aquele fabricante, motores com diversos tipos de proteção para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis.

    De acordo com a informação divulgada, são disponíveis motores “Ex” com tipos de proteção por SEGURANÇA AUMENTADA (Ex “ec” ), proteção por INVÓLUCRO contra ignição de poeiras combustíveis (Ex “t”) ou até mesmo com invólucros À PROVA DE EXPLOSÃO , com entrada INDIRETA (Ex “de”) ou entrada DIRETA (Ex “d”).

    O termo “à prova de explosão” às vezes é indevidamente utilizado para se referir, genericamente, a equipamentos certificados com algum tipo de proteção “Ex”.

    Neste caso deve ser lembrado, por exemplo, que equipamentos “Ex” com invólucros à prova de explosão possuem aplicação restrita a áreas classificadas contendo gases inflamáveis, não sendo adequados a locais contendo atmosferas explosivas de poeiras combustíveis.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.