Avaliação de conhecimentos “Ex”

Encontra-se disponível na Internet um sistema de autoavaliação de conhecimentos sobre o tema atmosferas explosivas.

Este sistema, disponibilizado pela Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) para acesso público e gratuito, tem como objetivo obter uma avaliação dos conhecimentos com relação ao tema por meio de um questionário contendo questões de múltipla escolha.

Após efetuar a inscrição é recebido um link com dados de login para iniciar o exame. A autoavaliação é composta por trinta questões de múltipla escolha, as quais devem ser respondidas em um tempo máximo de 30 minutos.

Nesta avaliação são abordados assuntos relacionados com marcação de equipamentos “Ex”, classificação de áreas, nível de proteção de equipamentos “Ex”, requisitos de seleção de equipamentos “Ex”, requisitos de montagem, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos e instalações para atmosferas explosivas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.

As questões apresentadas nesta autoavaliação têm como base os requisitos indicados nas seguintes Normas:

-ABNT NBR IEC 60079-10-1 – Classificação de áreas de gases inflamáveis
-ABNT NBR IEC 60079-10-2 – Classificação de áreas contendo poeiras combustíveis
-ABNT NBR IEC 60079-14 – Projeto e montagem de instalações “Ex”
-ABNT NBR IEC 60079-17 – Manutenção e inspeção de instalações “Ex”
-ABNT NBR IEC 60079-19 – Serviços de reparo, revisão, recuperação e modificação de equipamentos “Ex”
-ABNT NBR IEC 61892-7 – Instalações elétricas marítimas – Áreas classificadas

Conforme explica Roberval Bulgarelli, coordenador do Subcomitê SC-31 do Cobei, as Normas Técnicas Brasileiras adotadas servem de base para o Sistema de Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas da Abendi (Ex 000 a Ex 010).

Para Bulgarelli, o exame teórico auxilia as pessoas a se acostumarem com a execução de exames, de forma a facilitar a posterior participação em processos formais de certificação de competências pessoais, tal como o sistema do IECEx.

O resultado satisfatório que pode ser obtido nesse exame teórico não significa que a pessoa esteja apta a passar em processos formais de certificação de competências pessoais, servindo, porém, para uma autoavaliação do nível atual de conhecimentos pessoais sobre o assunto “Ex”.

O resultado obtido na autoavaliação pode servir também para a execução de outras ações complementares, como por exemplo treinamentos para as diversas unidades de competências pessoais “Ex” indicadas no Documento Operacional IECEx OD 504 (Especificações para a avaliação dos resultados das unidades de competências “Ex”), de forma que as pessoas estejam adequadamente preparadas para participar desse tipo de processo de certificação de competências pessoais “Ex”.

Após a conclusão da avaliação é recebido imediatamente o resultado final, com a indicação das questões respondidas de forma correta e incorreta (bem como a indicação das respectivas respostas corretas).

O exame pode ser realizado diversas vezes pela mesma pessoa, sendo cada avaliação composta por questões diferentes, selecionadas de forma aleatória sobre o banco de dados existente.

Um comentário em “Avaliação de conhecimentos “Ex”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.