Centro de treinamento ABB

ABB treinamento

A ABB, multinacional suíço-sueca e líder na oferta de soluções digitais para indústria e energia, inaugurou seu novo Centro de Treinamento de Robótica (CTR). Com investimento de R$ 1 milhão, o espaço foi criado para fornecer experiências de treinamento prático em soluções avançadas de automação robótica para a indústria brasileira.

O CTR, localizado no complexo da companhia em Guarulhos (SP), irá unir a robótica colaborativa de última geração às mais recentes inovações em tecnologia, consolidando-se como um importante centro de treinamento na América Latina. O local recebe, em média, 500 alunos por ano, incluindo estudantes de engenharia e profissionais das indústrias automotiva, de alimentos e bebidas, papel e celulose e metais.

A ABB espera triplicar o número de profissionais treinados em 2019. Os cursos ministrados misturam prática e teoria, desde introdução básica de robótica a tecnologias digitais avançadas, como simulação virtual. O CTR também treinará pessoas para soluções de automação colaborativa, nas quais humanos e robôs trabalham juntos e até compartilham tarefas.

O investimento incluiu a reforma e a expansão das instalações do centro, a criação de um novo espaço para colaboração e networking entre os alunos, bem como novos robôs, equipamentos de última geração e treinamento para os instrutores. Com a expansão, o local será estratégico para o ensino e a capacitação dos profissionais que vão atuar diretamente no mercado de automação e robótica colaborativa.

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, menos de 5% das empresas do país se enquadram no conceito da Indústria 4.0. A ABB é signatária da Aliança Brasil 4.0, um pacto público entre empresas do setor industrial e de tecnologia que tem por finalidade ampliar a digitalização no país. O objetivo é que a digitalização entregue produtividade, redução de custos operacionais e segurança para trabalhadores e processos.

O aporte reforça o compromisso da companhia em apoiar as necessidades da indústria, de eletrificação, transporte e infraestrutura do Brasil, especialmente os avanços em tecnologias digitais. “A manufatura está ficando cada vez mais digital. No Brasil, precisamos desenvolver uma base de talentos com habilidades tradicionais de automação robótica, bem como a capacidade de trabalhar com tecnologias digitais avançadas e inteligência artificial”, disse Julio Roggero, Head da divisão Robotics and Motion da ABB no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.