Comitê de Energia


Júlio Santos da Contrinex; Mauro Costa da OMS; Marco Stoppa da Reymaster; Fábio Amaral da Engerey e José Moreira da Siemens

A Amcham-Curitiba lançou oficialmente o seu novo Comitê de Energia em um evento que reuniu cerca de 50 profissionais no dia 26 de fevereiro e teve como tema “Indústria Digital: produtividade e eficiência”.

No encontro, o mediador José Moreira, diretor-executivo da área Motion Control and Digital Enterprise da Siemens, enfatizou que é preciso quebrar o paradigma de que a Indústria 4.0 envolve apenas conectividade. “Muitas empresas falam que estão adequadas a este conceito porque sua linha de produção está monitorada de forma digital. Mas elas ainda gastam tempo e recursos fazendo simulações e protótipos reais de produtos. É importante sabermos que a Indústria 4.0 apresenta mais recursos, como o uso da Inteligência Artificial”, comentou.

Moreira explicou que existem cinco etapas no processo de industrialização: Design de Produto, Planejamento de Produção, Engenharia, Produção e Serviço. O ideal é que todas elas sejam monitoradas de modo interligado e inteligente, que não apenas gerem dados, mas que estes sejam transformados em informações que gerem ações. “Aí é possível identificar gargalos e realizar melhorias automaticamente, como ir até a etapa inicial e remodelar o produto de acordo com os resultados analisados”.

Após a palestra, foi aberto um espaço para perguntas a serem respondidas por uma bancada técnica formada pelos especialistas: José Moreira, da Siemens, Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, Júlio César Santos, diretor da Contrinex Brasil, e Mauro Nascimento Costa, diretor da OMS Brasil Engenharia.

O novo comitê recebe o patrocínio exclusivo e o apoio de coordenação das empresas Engerey e Reymaster. Estão previstos mais três encontros para este ano, sendo o próximo no mês de maio.

“Eventos como esse são importantes para melhorar o nível do conhecimento da indústria para que eles saibam, onde, quando e como investir em tecnologia e eficiência”, concluiu Marco Stoppa, diretor da Reymaster.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.