Mercado de automação industrial

De acordo com novo relatório da Transparency Market Research, o mercado global de automação industrial poderá ter um crescimento anual 6,6%, durante o período previsto entre 2016 e 2024. O relatório apontou que a valorização deve atingir US$ 352,02 bilhões, até o final de 2024. Em 2015, a avaliação de mercado foi de US$ 182,64 bilhões.

FOTO: BIGSTOCK

A Europa representou 51% de participação em 2014 e dominou o comércio mundial de automação industrial e, provavelmente, continuará comandando o negócio da automação. Por outro lado, estima-se que a região da Ásia-Pacífico ofereça oportunidades lucrativas de crescimento, devido à crescente demanda do serviço em vários setores.

Cenário brasileiro – De acordo com pesquisa Investimentos em Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos últimos dois anos, cresceu 10%, o número de grandes indústrias brasileiras que utilizam tecnologias para automatização e para melhorar a gestão dos negócios industriais. Entretanto, segundo os dados da IFR (Federação Internacional de Robótica), o Brasil tem 10 robôs a cada 10 mil trabalhadores e ocupa a 39ª posição no ranking de 44 países que mais usam a tecnologia na indústria.

O diretor comercial da Protaquions, empresa de automação industrial, Gilberto Silva, explica as estratégias que a companhia deve adotar para amenizar o problema de capacitação para os próximos anos. “Vamos investir em profissionais a longo prazo. A partir de 2019, pretendemos buscar parcerias com governos, universidades e outras instituições de qualificação profissionais. Hoje, o processo na indústria requer um perfil multidisciplinar. Temos dificuldades em encontrar mão de obra com o nível maior de habilidades requeridas”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.