Realidade virtual é aliada da indústria

Imagine poder visualizar em escala real uma máquina, checar aspectos ergonômicos, identificar possíveis falhas de segurança, validar conceitos técnicos, muito antes de ela ser construída. E, mais do que isso, corrigir rapidamente erros, ganhando tempo na aprovação do projeto e na implementação desse equipamento na fábrica.

Realidade virtual é aliada da indústria

Isso é totalmente possível e já tem mudado alguns processos na indústria nos mais variados setores, da manufatura à saúde, da fábrica à prateleira de vendas.

Na Embraco, companhia global que promove qualidade de vida por meio de soluções inovadoras de refrigeração, a adoção da realidade virtual permitiu reduzir, em média, 3% do custo total de equipamentos, acelerando a implementação nas linhas de produção.

Desde janeiro de 2018, grande parte dos equipamentos para uso nas linhas de produção da Embraco, no Brasil, foi projetada e validada por meio da realidade virtual, que possibilita uma experiência imersiva do operador na máquina. Itens como segurança, ergonomia, manutenção e facilidade na operação são avaliados por todos os envolvidos – especialistas, técnicos de manutenção, de ergonomia, preparadores e operadores – ainda na fase de projeto. Isso permite a identificação imediata de eventuais falhas e a realização de ajustes necessários antes da construção do equipamento. É possível notar, por exemplo, se é necessário mudar a posição de painel, a posição de acesso para manutenção ou qualquer outra alteração.

“A realidade virtual reduz tempo de desenvolvimento, implantação e custo do equipamento por evitar retrabalho e garantir que a máquina chegue 100% apta e segura à fábrica. Permite tomar decisões muito mais rápidas em relação ao projeto e às mudanças que precisam ser feitas”, atesta Claudemir dos Santos, diretor de Operações da planta Brasil.

Outra vantagem da tecnologia é a possibilidade de oferecer treinamentos para operadores, preparadores e responsáveis por manutenção durante o desenvolvimento dos projetos. Desta forma, quando o equipamento é instalado, todos já sabem como ele funciona.

A realidade virtual é apenas uma das iniciativas dentro da jornada de digitalização que a Embraco começou a trilhar nos últimos anos a fim de assegurar maior qualidade e agilidade à produção enquanto reduz custos, previne falhas e auxilia a empresa na tomada de decisões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.