Robô Interativo da Kuka é atração em feira

A interação entre homem e robô é uma das grandes tendências dos processos industriais nos dias de hoje. Para demonstrar isto de forma prática, e também lúdica, a KUKA Roboter do Brasil, subsidiária da empresa de origem alemã e uma das líderes na fabricação de robôs industriais, levou recentemente para a feira Expomafe, em São Paulo o RoboCoaster, um robô de entretenimento muito utilizado em parques de diversão e em eventos de grande prestígio.

“O RoboCoaster segue normas de segurança rígidas e específicas justamente por carregar pessoas com tecnologia desenvolvida pela KUKA na Alemanha há mais de 16 anos. Nos EUA há mais de 100 unidades em operação, sendo que dez estão na Disney”, conta o presidente da KUKA Roboter do Brasil, Edouard Mekhalian. “Além desta aplicação, e utilizando tecnologias similares, ele pode ser aplicado na indústria, como exemplo, em simuladores de voo, ou sistemas de posicionamento humano em ambientes instáveis”, comenta.

Mais novidades – Outra atração da KUKA em seu estande na Expomafe foi a interação do público com robôs por meio de realidade virtual. Com o uso de óculos 3D, os visitantes puderam ver o catálogo da empresa e visualizar, de forma real, algumas aplicações.

A empresa demonstrou também a aplicação de “bin picking, uma das tecnologias mais modernas em sistemas de visão artificial, com uma câmera 3D interfaceada a um robô, que permite a identificação e pega de peças aleatoriamente dispostas, sem nenhuma indexação, ou seja, em posições desconhecidas. “É como se fosse os olhos do robô, pois mesmo que as peças estejam espalhadas aleatoriamente em uma caixa ou container, a câmera verifica profundidade, sobreposição de imagens e localiza o objeto naquele instante”, explica Edouard.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.