Yaskawa Motoman: inovações para Indústria 4.0

Empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs, a Yaskawa Motoman do Brasil apresenta novidades que estão impactando o mercado, e que atendem a crescente demanda da Indústria 4.0. São novas linhas de robôs que estiveram expostas na Expomafe 2019, em São Paulo. Destaques para:

Robô colaborativo HC-10, desenvolvido para trabalhar de modo seguro junto aos seres humanos, contém 6 eixos, projetado para uma variedade de aplicações, como montagem, carga e descarga, manipulação, empacotamento e paletização. Possui carga útil de 10 kg, alcance máximo de 1,200 mm e repetibilidade de ± 0.1 mm. Feito em alumínio fundido para maior durabilidade industrial, projetado para evitar pontos de pinçamento, aumentando a segurança do trabalhador. Contém o braço oco, elimina o uso dos cabos externos e os riscos associados da operação, simplificando a instalação de ferramentas de punho do robô.

Robôs da série GP, rápidos e compactos, oferecem controle aprimorado de aceleração/desaceleração para todas as posições do robô, resultando em produtividade aprimorada, ideais para aplicações de montagem e manuseio de alta velocidade. Com um design moderno, um fino braço permite um espaço mínimo de instalação e minimiza a interferência com dispositivos periféricos. A instalação é rápida e eficiente. Um único cabo é necessário para conectar o manipulador ao controlador, resultando em fácil configuração, redução de despesas com manutenção e estoque de peças de reposição.

São altamente eficientes, oferecem a maior carga útil, velocidade mais rápida e o maior momento permitido no punho em sua classe, podendo ser controlados pelo controlador da Motoman YRC1000 ou pelo controlador YRC1000micro. O YRC1000 utiliza o pendente de instrução padrão leve, ou o Smart Pendant ambos com tela sensível ao toque, sendo fácil de usar, e o YRC1000micro está disponível para uso com o pendente de instrução padrão.

Dentre os modelos dessa linha, estiveram expostos:

-GP8 (FOTO), com capacidade para cargas de até 8 kg (60% superior à versão anterior) e alcance horizontal máximo de 927 mm.

-GP12, robô com uma carga de 12 kg, com alcance horizontal até 1,440mm e vertical até 2,511mm.

-GP 25, robô com uma carga de 25 kg, com alcance horizontal até 1,730mm e vertical até 3,089mm.

-GP50, robô com uma carga de 50 kg, possuindo alcance horizontal até 2,061mm e vertical até 3,578mm.

-Robô de solda MA1440, robusto e rápido, com seis eixos, possui carga útil de 6kg, com alcance horizontal até 1,440mm e vertical até 2,511mm. “Com o cabeamento da tocha passando pelo meio do braço elimina a interferência e reduz o desgaste do cabo além de simplificar a programação”, explica o diretor de engenharia de aplicação da Yaskawa Motoman, Márcio Garcia.

-Robô de solda MA2010, robusto, também contém seis eixos, apresentando carga útil de 10 kg, suportando tochas e sensores motorizados, e alcance horizontal até 2,010mm e vertical até 3,649mm. Apresenta como diferencial o braço oco, que mantém um raio de curvatura do cabo da tocha de soldagem, maximizando o desempenho da solda. O eixo T pode girar a tocha em ± 210 graus sem interferência do cabo. “Com esse design de braço, reduz a interferência com gabaritos e peças grandes”, destaca o executivo.

Um comentário em “Yaskawa Motoman: inovações para Indústria 4.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.