ILUMINAÇÃO EM ESTACIONAMENTOS

Segurança e economia com iluminação: sempre um passo à frente
A INDÚSTRIA DE ESTACIONAMENTOS ESTÁ CRESCENDO CADA VEZ MAIS NO MUNDO, BUSCANDO NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO E MANEIRAS INTELIGENTES DE SER COMERCIALIZADA.
destaque-caderno-iluminacao.155
Parceria:

JESSICA RIBEIRO – Lighting Aplication Specialist da Philips

A Indústria de estacionamentos está crescendo cada vez mais, buscando novos modelos de negócio e maneiras inteligentes de ser comercializada. A automatização facilitou o gerenciamento e a agilidade na utilização dos espaços, além da comodidade e controle oferecidos pelos aplicativos. Os carros estão cada vez mais inteligentes e conectados, em breve não será mais necessário o uso de um aplicativo para escolher um estacionamento na sua rota, o próprio carro terá autonomia para isso e nos direcionará para a melhor opção, com vagas pré-reservadas devido a comunicação entre interfaces.

Alinhado com a conectividade e a busca por soluções cada vez mais eficientes, o mercado lançou um sistema de iluminação econômico que garante a segurança de um ambiente bem iluminado.

Em muitos estacionamentos a iluminação atua 24 horas por dia, todos os dias da semana, sendo um dos maiores custos operacionais. Uma parte da solução é a tecnologia LED que por si só já garante uma enorme redução no consumo de energia, como também elimina os custos com manutenção e troca de lâmpadas devido a sua longa vida útil. A outra parte são os sensores de presença com dimerização das luminárias, que ao detectarem o movimento, os sensores emitem um sinal para a luminária operar em 100% e, quando não há presença detectada, as luminárias são programadas para reduzir o nível de luz de uma maneira geral por todo o ambiente. Nesse sistema as luminárias quando estão dimerizadas consomem menos energia, sendo ainda mais eficientes.

O sistema é flexível e adaptável ao layout do estacionamento e à utilização dos clientes, por isso, os sensores trabalham em zonas acompanhando o movimento dos usuários. E a iluminação geral dimerizada também é pré-estabelecida de acordo com as particularidades de cada projeto.

A facilidade do wireless

Pensando em simplificar a instalação dos sensores e melhorar a conexão entre eles, o Sistema oferece duas opções, um sistema sem fio com sensores externos e um sistema sem fio com o sensor integrado na luminária. Os sensores possuem longo alcance possibilitando a transição entre zonas de forma ágil até mesmo em áreas mais complexas, como as esquinas e cruzamentos. Os sistemas possuem também um controle remoto para ajustar as configurações.

Para condições extremas, há produtos específicos. As luminárias à prova d’água estão preparadas para as interpéries e também facilitam a limpeza, assim como caixas de proteção para os sensores externos. Os equipamentos são preservados contra umidade, poeira e emissão de poluentes que os carros liberam, garantindo as condições ideais para o bom funcionamento dos sistemas.

O Sistema é fácil de instalar tanto em construções novas onde a iluminação é planejada para promover o melhor aproveitamento do sistema, mas também é adaptável aos cenários existentes, com a substituição das luminárias convencionais por LED e a composição dos sensores em uma das opções citadas.

Quando Bygg-Göta Gotemburgo AB renovou seu estacionamento em Kungsportavenyen, buscava um sistema de fácil instalação, que gerasse economia e fosse sustentável.
O estacionamento possuía lâmpadas 2 x 36 W T8 já no final da vida útil, e ficavam acesas o dia todo com 100% do consumo, desperdiçando energia e custos desnecessários. Inicialmente o cliente buscava apenas a substituição das lâmpadas convencionais por luminárias LED, mas ao conhecer os benefícios do sistema e o os impactos positivos desse investimento, decidiu implementar o sistema.

Os cinco andares de estacionamento foram divididos em zonas e o cabeamento das luminárias existentes foi utilizado para instalar as luminárias LED, e como os sensores são sem fio, não foram necessários cabos adicionais – o que minimizou os custos de instalação.

“Quando um carro entra na garagem, a iluminação aumenta para 90% da sua potência máxima e quando sai, a iluminação diminui para 10% após 2 minutos,” diz Nemanja Brankovic, gerente de Projetos da Bygg-Göta Göteborg.

Os sensores de detecção de movimento sem fio garantem que a iluminação só seja ativada quando necessário – o que significa que a Bygg-Göte GöteborgAB está pagando apenas pela energia que está realmente usando.

Globen Shopping, Stockholm

“Nosso objetivo era recuperar nosso investimento em sete anos. Com a enorme economia de energia que estamos fazendo com o Sistema, prevemos isso dentro de cinco a seis anos”, comenta Lennart Lindkvist, gerente de Energia da Klövern AB. O estacionamento de 9.000 metros quadrados, com três andares e capacidade de 1.500 vagas era iluminado por luminárias tradicionais, cada uma contendo um tubo fluorescente T8 de 1 x 58 W. Para a nova instalação de iluminação, o estacionamento foi dividido em 13 zonas por andar, com 120 sensores de detecção de movimento sem fio montados em locais estratégicos. O sistema de iluminação produz luz branca brilhante e bem distribuída – proporcionando uma sensação de segurança.

“Nós substituímos as luminárias e mantivemos o cabeamento, o que economizou custos significativos de mão de obra e material”, diz Lennart Lindkvist, Gerente de Energia da Klövern AB.
A Klövern AB também reduziu muito seus custos de manutenção, pois a estimativa de vida útil do LED nessa aplicação é de 15 anos.

A evolução dessa tecnologia nos permite aprimorar as soluções atualmente aplicadas, em uma delas a iluminação geral é acionada em 100% quando há movimento detectado, e dimerizada quando não há presença. Outro é o stand alone, com muita economia de energia mas nenhuma segurança. No Sistema de zonas, é possível somar as duas soluções, onde somente as áreas com movimento são acionadas, as demais permanecem com iluminação reduzida. Dessa forma, é possível garantir uma economia no consumo de energia em até 80%, melhorando ainda mais a experiência dos usuários, em um ambiente sempre seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.