GUIA DE MÉDIA TENSÃO:

Dimensionamento de Cabos

Baixe agora





Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Sobre o eBook

Os componentes de uma instalação elétrica com dimensionamento mais complexo são os cabos e condutores. Uma vez escolhida a constituição do cabo – metal do condutor, tipo de isolação etc. –, deve ser definida a seção do condutor e essa definição é feita considerando alguns fatores: capacidade de condução de corrente em regime permanente, queda de tensão, capacidade de curto-circuito, seção mínima e até mesmo levando em conta o aspecto econômico.

O dimensionamento da seção do condutor por capacidade de condução de corrente é o mais complexo e, por isso, algumas normas técnicas sobre instalações elétricas trazem valores tabelados, já calculados previamente. E é o que ocorre na norma ABNT NBR 14039. Entretanto, é impossível tabelar valores para todas as situações, e muitas vezes o projetista fica sem uma fonte para que possa definir o valor da seção a ser utilizada.

Assim, além de demonstrar como foram obtidos os valores tabelados na NBR 14039:2021, de modo que em revisões futuras dessa norma se saiba como esses valores foram definidos, este texto traz a metodologia que pode ser utilizada pelo projetista para o dimensionamento dos cabos de média tensão ao menos para as instalações mais comuns, semelhantes àquelas instalações para as quais os valores foram tabelados.

1 Introdução
2 Capacidade de Condução de Corrente de Cabos de Média Tensão
3 Elaboração das Tabelas de Capacidade de Corrente e de Fatores de Correção - Procedimentos Gerais
4 Dimensionais dos Cabos
5 Instalações
6 Metodologia Comum a Todas as Instalações
7 Resistência Térmica Externa (T4) e Capacidade de Corrente
8 Fatores de Correção
Bibliografia

Sobre os Autores

João José Alves de Paula

João José Alves de Paula

Engenheiro Eletricista, com mestrado em Engenharia Elétrica (cabos isolados de média e alta tensão), atualmente engenheiro especializado da Alubar, foi consultor técnico, Gerente de Produto da Prysmian, Gerente de Tecnologia da General Cable Brasil, Diretor Técnico da Nexans Brasil e Gerente Técnico da Alcatel, trabalhou também na Forest (General Cable) e na Alcoa, com 38 anos de experiência no ramo de condutores elétricos, sendo responsável por Desenvolvimento
de Produtos e Materiais, Engenharia de Produto, Engenharia de Processos, Engenharia de Aplicações, Assistência Técnica, Marketing Técnico, Gestão da Qualidade e Controle de Qualidade. Durante todos esses anos, trabalhou continuamente na elaboração de Normas Técnicas Brasileiras para cabos e sua instalação, e contribuiu também com normas internacionais sobre cabos elétricos, em estreita colaboração com centros de pesquisa e desenvolvimento de outros países.

Matheus Barros da Cunha

Matheus Barros da Cunha

Engenheiro eletricista, trabalha com estudos de proteção elétrica e projetos de instalações elétricas.

PRODUÇÃO E EDIÇÃO

APOIO