GUIA DE MÉDIA TENSÃO:

Dimensionamento de Cabos

Baixe agora





Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Sobre o eBook

Os componentes de uma instalação elétrica com dimensionamento mais complexo são os cabos e condutores. Uma vez escolhida a constituição do cabo – metal do condutor, tipo de isolação etc. –, deve ser definida a seção do condutor e essa definição é feita considerando alguns fatores: capacidade de condução de corrente em regime permanente, queda de tensão, capacidade de curto-circuito, seção mínima e até mesmo levando em conta o aspecto econômico.

O dimensionamento da seção do condutor por capacidade de condução de corrente é o mais complexo e, por isso, algumas normas técnicas sobre instalações elétricas trazem valores tabelados, já calculados previamente. E é o que ocorre na norma ABNT NBR 14039. Entretanto, é impossível tabelar valores para todas as situações, e muitas vezes o projetista fica sem uma fonte para que possa definir o valor da seção a ser utilizada.

Assim, além de demonstrar como foram obtidos os valores tabelados na NBR 14039:2021, de modo que em revisões futuras dessa norma se saiba como esses valores foram definidos, este texto traz a metodologia que pode ser utilizada pelo projetista para o dimensionamento dos cabos de média tensão ao menos para as instalações mais comuns, semelhantes àquelas instalações para as quais os valores foram tabelados.

Sobre os Autores

Picture of João José Alves de Paula

João José Alves de Paula

Engenheiro Eletricista, com mestrado em Engenharia Elétrica (cabos isolados de média e alta tensão), atualmente engenheiro especializado da Alubar, foi consultor técnico, Gerente de Produto da Prysmian, Gerente de Tecnologia da General Cable Brasil, Diretor Técnico da Nexans Brasil e Gerente Técnico da Alcatel, trabalhou também na Forest (General Cable) e na Alcoa, com 38 anos de experiência no ramo de condutores elétricos, sendo responsável por Desenvolvimento
de Produtos e Materiais, Engenharia de Produto, Engenharia de Processos, Engenharia de Aplicações, Assistência Técnica, Marketing Técnico, Gestão da Qualidade e Controle de Qualidade. Durante todos esses anos, trabalhou continuamente na elaboração de Normas Técnicas Brasileiras para cabos e sua instalação, e contribuiu também com normas internacionais sobre cabos elétricos, em estreita colaboração com centros de pesquisa e desenvolvimento de outros países.

Picture of Matheus Barros da Cunha

Matheus Barros da Cunha

Engenheiro eletricista, trabalha com estudos de proteção elétrica e projetos de instalações elétricas.

PRODUÇÃO E EDIÇÃO

APOIO