A correta utilização do Cabo PP

A IFC/COBRECOM, que é reconhecida como uma das principais empresas fabricantes de fios e cabos elétricos de baixa tensão do país, alerta para a correta utilização do Cabo PP Flexicom 500 V.

De acordo com as especificações da empresa, o produto é indicado apenas para uso como cabo de ligação de aparelhos eletrodomésticos (geladeiras, aspiradores de pó, lavadora de roupas, entre outros), extensões, máquinas e ferramentas elétricas portáteis, que requerem um cabo de alta flexibilidade e resistência à abrasão.

Créditos: Shutterstock

“A sua indicação de uso está restrita aos casos citados acima, na qual o cabo liga exclusivamente o aparelho à tomada e não foi feito para ser utilizado dentro de eletrodutos, bandejas, perfilados, etc, o que acontece nas instalações fixas como em residências, edifícios em geral, shopping centers, indústrias, canteiros de obras, estandes de feiras, hospitais, entre outros”, explica o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor Técnico da IFC/COBRECOM.

O profissional também explica que as características e propriedades físicas, químicas e mecânicas dos cabos PP, são completamente diferentes das dos cabos recomendados para as instalações fixas.

“Além disso, por conta de sua norma técnica, o Cabo PP isolado para 500 V não possui propriedades antichama, que é uma característica exigida nos cabos mais comuns para uso geral nas instalações elétricas fixas”, alerta Moreno.  

O Cabo PP Flexicom 500 V é produzido de acordo com a Norma ABNT NBR NM 247-5: 2009 – Cabos isolados com policloreto de vinila (PVC) para tensões nominais até 450/750 V.

Vale lembrar que a NBR, que rege as Instalações Elétricas de Baixa Tensão, proíbe a utilização dos Cabos PP e de qualquer outro condutor elétrico produzido de acordo com NBR 13249 em qualquer instalação elétrica fixa.

Importante notar que a norma NBR 13249 mencionada na NBR 5410 foi cancelada em 2000 e foi substituída pela NBR NM 247-5.

“Para quem não está acostumado a lidar com materiais elétricos diariamente é muito fácil confundir os cabos PP isolados para 500 V com os cabos multipolares isolados para 1 kV indicados para a instalação fixa de canteiros de obras, pois eles são visualmente parecidos. Porém, os cabos utilizados para ligação de equipamentos são mais frágeis por terem resistência mecânica menor que os demais, o que pode resultar em danos mais frequentes na cobertura e isolação, aumentando assim as possibilidades de fugas de correntes, choques elétricos e incêndios”, conclui Moreno.

Mais sobre o Cabo PP Flexicom 500 V

Para tensões nominais até 500 V, o condutor é formado por fios de cobre nu, eletrolítico, têmpera mole, encordoamento classe 5 (flexível), as veias são isoladas com Policloreto de Vinila (PVC), tipo PVC/D para 70 °C torcidas entre si, formando o núcleo, a cobertura extrudada com Policloreto de Vinila (PVC) tipo ST 5. 
Normas básicas aplicáveis: NBR NM-247-5 e NBR NM 280 da ABNT/Mercosul. 

O Cabo PP Flexicom 500 V está disponível nas seguintes seções nominais: 2 x 0,5 mm²;  2 x 0,75 mm²;  2 x 1 mm²; 2 x 1,5 mm²; 2 x 2,5 mm²;  2 x 4 mm²; 2 x 6 mm²; 3 x 0,5 mm²;  3 x 0,75 mm²;  3 x 1 mm²;  3 x 1,5 mm²; 3 x 2,5 mm²;  3 x 4 mm²; 3 x 6 mm²; 4 x 1 mm²;  4 x 1,5 mm²; 4 x 2,5 mm²;  4 x 4 mm²; 4 x 6 mm².

A IFC/COBRECOM disponibiliza o produto em rolos de 100 m em Embalagem Plástica Termoencolhível.

Essas embalagens proporcionam mais praticidade para o trabalho do eletricista e eliminam possíveis desperdícios com a sobra de materiais.

Além disso, a embalagem foi planejada de forma para que os fios e cabos não embaracem quando puxados e também permite que em caso de sobras, o produto fique guardado de maneira organizada até o próximo uso, ou seja, evita possíveis desperdícios.

Isso é possível porque as embalagens são seladas automaticamente e têm em sua parte superior um picote, que mesmo depois de aberto permite que as sobras fiquem bem armazenadas no pacote.

2 thoughts on “A correta utilização do Cabo PP

  • novembro 10, 2021 em 11:56 am
    Permalink

    Bom dia! Esclarecimento de altíssima relevância , são detalhes assim que fazem a diferença .na hora de explicar ao cliente , o motivo da proibição do referido cabo , em instalações fixas.
    Muito obrigado Cobrecom / mestre Hilton Moreno.

    Resposta
    • novembro 11, 2021 em 5:03 pm
      Permalink

      Muito obrigado pelo comentário e pelos elogios, Olintho!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.