Instalação elétrica aparente segura e funcional

Uma das tendências da decoração é o estilo industrial, que geralmente combina o uso de tijolos à vista, móveis de madeira e instalações elétricas com tubulações expostas. Suas características atendem às pessoas que precisam ajustar suas casas para receber o home office, as aulas remotas ou até mesmo para melhorar a iluminação na cozinha, sala ou quartos, pois permite a colocação de pontos de tomadas e interruptores, sem a necessidade de quebras de parede.

A exposição e fixação de canaletas e eletrodutos nas paredes como parte do estilo do projeto e decoração de um ambiente, além de funcional e prática, precisa ser segura para que não haja sobrecargas ou curtos-circuitos no imóvel. A equipe de engenharia da fábrica de materiais elétricos da Tramontina informa que o primeiro passo é consultar um profissional habilitado, que saiba dimensionar a instalação elétrica aparente de acordo com as especificações da norma ABNT 5410, indicando os produtos que podem tornar todo o sistema mais eficiente.

A montagem de circuitos elétricos aparentes requer uma lista de produtos e acessórios. Os principais itens recomendados pela Tramontina são: canaletas, eletrodutos, conduletes, junções, caixas e conjuntos montados para interruptores e tomadas, luvas de emenda, abraçadeiras, conectores de saída, cotovelo e curvas.

Conceito de modularidade facilita instalação aparente

De todos os itens da lista, são indispensáveis as caixas multiuso com saídas e seus acessórios. Além de facilitar a montagem de circuitos elétricos, elas permitem colocar em prática todas as soluções de um sistema de instalação aparente, ou seja, alterar a direção da instalação, mudar altura de duto, fazer junções com eletrodutos e ainda compor caixas duplas ou triplas com o uso da luva de emenda, sem danificar as paredes.

A caixa multiuso da linha Lizflex da Tramontina pode receber módulos de tomadas e interruptores para diferentes funções – iluminação, conexão RJ45, campainha eletrônica, variador de luminosidade (dimmer), variador de ventilador, minuteria eletrônica e detector de presença. Sua instalação é rápida, pois a marca adotou o sistema de encaixe por simples pressão. A empresa dispõe também das versões modulares e de sobrepor, que dispensa o uso de parafusos quando fixadas com fita dupla face. 

Tanto a Lizflex Multiuso como as demais linhas de placas e interruptores da Tramontina, disponíveis nas cores branco brilho e grafite, são fabricados dentro do conceito de modularidade. Assim, os mesmos módulos podem ser utilizados nas mais diversas aplicações, multiplicando as opções para harmonizar com todos os espaços.

2 comentários em “Instalação elétrica aparente segura e funcional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.