Ducha eletrônica economiza energia?

O inverno se aproxima, as chuvas diminuem e o consumo de energia elétrica se eleva. Os meses mais frios são propícios ao aumento do uso de aquecedores e do chuveiro elétrico no modo “inverno”. Mas economizar energia é uma questão de consciência. A melhor estratégia para garantir uma economia expressiva na conta de luz é aliar pequenas mudanças no cotidiano a produtos que oferecem eficiência energética. 

Em ambientes residenciais, os chuveiros estão entre os aparelhos que mais consomem energia elétrica e escolher o melhor produto pode fazer a diferença na hora de pagar a conta. Para quem vai comprar pensando na economia, a dúvida é: vale a pena investir nas duchas eletrônicas?

Segundo a equipe de engenharia da fábrica de materiais elétricos da Tramontina, a resposta é positiva. Isto porque as duchas eletrônicas permitem o controle de temperatura grau a grau, diferenciando-se dos modelos elétricos, que possuem temperaturas fixas – frio, morno e quente.

Além disso, na ducha eletrônica o controle de temperatura da água pode ser feito durante o banho, de forma a aquecê-la até o nível confortável para cada pessoa. Vale lembrar que quanto mais quente a água, maior o consumo de energia. Assim, com o aquecimento adequado da água, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e também de água, uma vez que não é preciso abrir ou fechar excessivamente o registro, o que traz mais conforto durante o banho. 

Opções para cada perfil

Ao escolher produto mais adequados, a Tramontina indica que o consumidor observe a melhor relação entre custo e benefício, bem como a tensão do modelo, que deve ser compatível com a instalação elétrica disponível no imóvel.

Seja qual for a preferência do consumidor, a Tramontina possui a Linha Sense, composta de ducha elétrica 3T e 4T e ducha eletrônica, além da torneira eletrônica, que garante segurança, economia e a já reconhecida qualidade da marca. Todos os modelos são compatíveis com disjuntor residual (DR). 

A ducha eletrônica Sensetop da Tramontina conta com uma haste para controle gradativo da temperatura, regulador automático de pressão e espalhador emborrachado de fácil remoção, o que ajuda na limpeza e na vazão correta da água, favorecendo o conforto e, consequentemente,  o menor consumo energético e de recursos hídricos. O modelo está disponível nas potências de 5.500W (tensão de 127V) e 6.500W (220V).

2 comentários em “Ducha eletrônica economiza energia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.