Guia de dimensionamento de cabos para baixa tensão

Líder mundial na fabricação de cabos de energia e telecomunicações, o Grupo Prysmian preparou uma nova versão do guia que auxilia, sobretudo profissionais eletricistas e engenheiros eletricistas, no dimensionamento de cabos elétricos para instalações de baixa tensão (igual ou inferior a 1kV).

A publicação, que completa agora nove edições desde o lançamento, cujo download é gratuito, é elaborada pela equipe de especialistas em aplicação do Grupo seguindo os parâmetros estabelecidos pela ABNT NBR 5410, instrumento normativo que regula as instalações de baixa tensão no Brasil.

“Colocamos à disposição destes profissionais um conteúdo de 51 páginas rico em orientações, compartilhando um know-how quase centenário da nossa empresa em projetos de pequeno a grande porte no setor elétrico brasileiro”, afirma Igor Delibório, engenheiro de aplicação do Grupo Prysmian. “Vale ressaltar que essa publicação visa orientar o dimensionamento dos cabos em relação à norma, mas que não substitui, de forma alguma, a necessidade de confiar essa tarefa a instaladores habilitados e capacitados”, completa.

O guia está dividido em dez capítulos (além da introdução), contemplando considerações sobre o uso de condutor de alumínio; critérios técnicos de dimensionamento de condutores elétricos; dimensionamento pela seção mínima, capacidade de condução de corrente, queda de tensão ou corrente de curto-circuito; sobrecarga; proteção contra os choques elétricos; utilização de mais de um cabo por fase em paralelo, finalizando com a instalação em condutos metálicos fechados.

Para realizar o download do Guia de Dimensionamento de Cabos para Baixa Tensão do Grupo Prysmian, no formato PDF, acesse: br.prysmiangroup.com/pt/ferramentas

10 comentários em “Guia de dimensionamento de cabos para baixa tensão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.