Instalação elétrica aparente em banheiros

O banheiro tem ganhado status dentro de casa, como um espaço dedicado ao relaxamento, tornando-se, em muitos casos, verdadeiros spas. Esse ambiente está cada vez mais integrado a toda a casa, tanto na decoração como na funcionalidade.

Mais simples ou completos, os banheiros têm uma relação direta com a saúde e a qualidade de vida, mas para adequá-lo às novas necessidades e produtos com comandos eletrônicos, é extremante importante rever as instalações elétricas.

Uma forma prática de viabilizar novos circuitos de tomadas e interruptores e pontos de iluminação em banheiros é optar por instalações elétricas aparentes, grandes aliadas de quem está construindo ou reformando e não tem muito tempo para finalizar a obra ou quer evitar quebra-quebra.

De fácil instalação, uma instalação aparente bem-feita fica bonita, funcional e segura, mesmo que o ambiente não tenha o estilo industrial. Fixados em paredes e tetos, atendem projetos que exijam rapidez na execução e flexibilidade nas instalações, pois facilitam a manutenção dos componentes, quando necessário.

Lista básica

A montagem de circuitos elétricos aparentes em banheiros requer uma lista de produtos e acessórios. A fábrica de materiais elétricos da Tramontina indica os principais itens utilizados neste tipo de projeto:

  • Canaletas,
  • Eletrodutos,
  • Conduletes fixos e múltiplos,
  • Caixas e conjuntos montados para interruptores e tomadas,
  • Acessórios (tampas, abraçadeiras, luva de emenda, conectores, reduções, cotovelos, curvas, buchas e arruelas).

Apesar da facilidade e das vantagens com sua utilização, a Tramontina recomenda que a especificação dos produtos seja feita por um profissional capacitado, que fará o dimensionamento e a instalação elétrica aparente de acordo com as especificações da norma ABNT 5410, indicando os produtos que podem tornar todo o sistema mais eficiente e seguro para o consumidor.

“Os conduletes metálicos para sistemas de eletrodutos utilizados em instalações elétricas aparentes devem atender a norma ABNT NBR 15701:2016, que especifica os requisitos mínimos de desempenho deste produto. Além disso, para ambientes úmidos, é recomendado o uso de sistemas de vedação com Índice de Proteção (IP), algo também definido por norma e que indica o nível de proteção contra o ingresso de objetos sólidos ou poeira e água no interior dos equipamentos elétricos”, comenta André Luís de Lima, diretor Comercial da Tramontina. “Um profissional da área de elétrica indicará os produtos de acordo com os critérios estabelecidos pelas normas, tornando o sistema mais eficiente e seguro”, conclui.

2 comentários em “Instalação elétrica aparente em banheiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.