Fabricante de baterias faz parceria com faculdade

Foto: DIVULGAÇÃO / CLARIOS


A Clarios, líder mundial em soluções inteligentes para armazenamento de energia, em parceria com a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), fez uma doação de baterias estacionárias da linha Freedom by Heliar que são utilizadas em um sistema de painéis fotovoltaicos, responsável por armazenar a energia solar captada durante o dia, e transformar em energia elétrica para iluminação do campus no período noturno. A Facens estima que esse projeto resulte em uma economia de 17% no consumo de energia elétrica.


A Clarios, empresa especialista em questões energéticas e sustentáveis, possui como estratégia para a linha de baterias estacionárias promover parcerias com instituições de ensino e pesquisa, como a Facens, para promover a alta performance e qualidade dos produtos. “Ficamos sabendo, então, que a Facens estava desenvolvendo um projeto fotovoltaico e oferecemos as nossas baterias para auxiliar nesse sistema”, declara o engenheiro de Melhoria Contínua da Clarios, Rodrigo Giusti.


O coordenador do projeto Facens Tech e professor, Renato Ferrari de Carvalho, explica que o consumo de energia elétrica é alto no período noturno, durante a realização das aulas na faculdade. Portanto, em conjunto com os alunos, foi criado um sistema fotovoltaico Off-Grid. 
“As baterias irão alimentar uma carga de iluminação no período noturno e também serão usadas para um acionamento do sistema tracker, quando houver falta de energia”, complementa Carvalho. O total economizado de energia elétrica pela faculdade poderia sustentar, em média, 35 casas de porte médio por um dia.


Linha Freedom by Heliar – A linha Freedom da Heliar é composta por baterias estacionárias que são utilizadas no sistema de back-up de energia, também comumente conhecido como “sistema nobreak”, além de serem uma solução para bancos de dados e subestações elétricas, sinalização, monitoramento remoto e sistemas de energia solar e eólica. As baterias são todas certificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.