Guia de Eficiência Energética

O SindusCon-SP, por meio de seus Comitê de Meio Ambiente (Comasp), em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) lançou o Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações.

Esta ferramenta permite a escolha de soluções para diferentes tipologias (casa ou edifícios) com o objetivo de apoiar e fornecer conhecimento técnico aos usuários (leigos ou especialistas) para construir e operar edificações mais eficientes.

O conteúdo foi desenvolvido pela Mitsidi Projetos e mostra a eficiência energética aplicada a sete tipologias – cada uma delas traz informações sobre a aplicação em seis sistemas prediais. As orientações são personalizadas, possibilitando ao interessado realizar simulações sobre o tipo de obra que pretenda edificar.

Também acessível pelo celular, há no guia uma calculadora sobre possibilidades de eficiência no consumo em cada caso que se queira simular, levando-se em conta dados como tipologia da edificação, área, cidade em que se localiza e tarifa local.

O guia traz ainda uma série de informações relevantes sobre energias renováveis, conceitos de projetos, impacto em uso, logística, operação de edificações de que produzem sua própria energia, as certificações existentes e os elementos que devem se levar em consideração para adotá-las ou não. 

O conteúdo avança em temas como comissionamento, fontes de financiamentos e subsídios, além de trazer estudos de caso, um tutorial e um link para que o internauta ofereça sugestões para o aperfeiçoamento e atualização do guia, tarefas a serem realizadas continuamente. O guia é gratuito e acessível pelo link: https://guiaenergiaedificacoes.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.