Município pernambucano recebe projeto solar

O grupo inglês Faro Energy, que realiza investimentos em projetos de energia solar distribuída na América Latina, inaugurou a sua mais nova planta no Brasil. Localizada no município de Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco, é a terceira unidade administrada pela Faro Energy, inaugurada poucas semanas após o lançamento de outra usina construída pela empresa em Pirapora, no interior de Minas Gerais.

Com investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões, a usina solar possui uma área de 15 mil m², com 1.440 módulos fotovoltaicos instalados. Isso resulta em uma potência total do sistema de 475 kilowatt-pico (KWp). A capacidade de geração é de 1.027 MWh/ano, equivalente ao consumo de aproximadamente 700 habitações em Pernambuco, evitando a emissão de aproximadamente 452 toneladas de CO2/ano.

O projeto teve início operacional em abril de 2019, e faz parte de um contrato de locação de equipamentos de longo prazo capitaneado pela Faro Energy junto a um grande grupo do setor varejista. O projeto atenderá cerca de 14 lojas situadas no município pernambucano.

Com o investimento inicial realizado pela própria Faro Energy junto ao cliente do projeto, toda a energia gerada pela usina é enviada para a rede da distribuidora do local onde a planta foi alocada. Com isso, o cliente pode receber os créditos de energia em qualquer unidade consumidora dentro da área de concessão.

O contrato da planta prevê uma locação a longo prazo, com toda a operação e manutenção do projeto realizada pela própria Faro Energy e por seus parceiros. “O potencial de desenvolvimento de projetos de energia solar distribuída nos municípios do Nordeste brasileiro é gigantesco”, afirma Pedro Mateus, diretor financeiro e responsável pela operação da Faro Energy no Brasil. “Tanto do ponto de vista de capacidade natural de produção solar, como também das oportunidades de investimentos na região”, complementa o executivo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.