Nova subestação no ABC

Com cerca de R$ 20 milhões de investimento, a Enel Distribuição São Paulo inaugurou em maio a nova subestação Batistini, localizada na Rua Palmira Marsom Capitânia, 125, no bairro dos Casas, em São Bernardo do Campo, na região do ABC (SP), beneficiando mais de 180 mil pessoas.

Com a unidade, a empresa pode redistribuir as cargas de outras subestações, como Alvarenga, Rio Grande e São Bernardo do Campo, o que garante maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica. Dentre os bairros beneficiados estão Assunção, Batistini, Centro, Vila Jurubatuba, Vila Marchi, Vila Olga, Vila Santa Angelina, Vila Santa Rita de Cassia, Vila Vitoria e Yara Praia, na cidade de São Bernardo do Campo.

A nova subestação tem potência instalada de 66 MVA – 88 kV/13,8 kV. É totalmente automatizada e monitorada à distância por meio da Central de Operações da distribuidora, localizada na cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Com isso, técnicos da concessionária também podem atuar remotamente nos equipamentos da subestação, o que evita o deslocamento de equipes e agiliza os reparos.

A construção foi iniciada em janeiro de 2018, com a topografia, limpeza e terraplanagem do terreno. Em seguida, começaram as obras para a construção das edificações, montagem eletromecânica e comissionamento dos equipamentos.

Essa unidade faz parte do complexo Batistini. Além da subestação, a distribuidora também está investindo na construção de rede de distribuição, que tem por objetivo acompanhar o crescimento da região. 

Atualmente a Enel Distribuição São Paulo possui 192 subestações, com 463 transformadores que totalizam uma capacidade instalada de 15.420 MVA.

Outros investimentos – Estavam previstas cerca de 21,5 mil podas na região e a instalação de 49 km de Spacer Cable, um tipo de cabeamento mais resistente à interferência de ventos fortes, galhos e quedas de árvores. Nos três primeiros meses do ano, a companhia instalou dois conjuntos de religadores automáticos, equipamentos que têm o objetivo de reduzir o número de ocorrências e diminuir o tempo para o restabelecimento da energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.