Painéis elétricos destinados a subestações

Painéis ENGEREY

Para conhecer o conceito e as funções dos painéis elétricos destinados às subestações, é preciso compreender o principal objetivo destes locais, presentes desde a geração, transmissão, até a distribuição de energia elétrica pelas concessionárias.

São as subestações que garantem a segurança da população frente aos perigos da eletricidade no momento que elevam a tensão elétrica no início da transmissão e a diminuem próximo aos centros urbanos. Para isso, elas dependem de sistemas que advêm de painéis elétricos especiais.

As principais funções dos painéis elétricos de subestações são: controle, proteção, monitoramento e intertravamento das redes de energia elétrica; manobra da energia elétrica; e telecomando com o centro de controle (CCO).

Os painéis elétricos de subestações seguem os padrões conforme as especificações técnicas (ETs) de cada concessionária de energia, como explica Claudio Robério Fiorese, consultor de Desenvolvimento de Negócios da Phoenix Contact: “Cada fase do processo contém suas particularidades. No segmento de geração hidráulica, por exemplo, os painéis são automatizados/digitalizados, bem como possuem os sistemas de proteção, controle de velocidade e controle de excitação das máquinas geradoras. E, dependendo do projeto, podem receber um CLP (Controlador Lógico Programável)”, diz.

Ainda segundo Fiorese, nos segmentos de transmissão e distribuição, fase em que a grande maioria dos painéis elétricos estão localizados, existem os equipamentos eletrônicos dedicados a realizações de proteção, como, por exemplo, os painéis elétricos dos religadores. 

De acordo com Fábio Amaral, engenheiro eletricista e diretor da Engerey Painéis Elétricos, os painéis de subestação estão a cada dia mais conectados aos preceitos da Indústria 4.0 e Internet das Coisas, e oferecem, por sua vez, a crescente modernização das subestações. “Com as inovações tecnológicas em automação, produtos inteligentes e mais eficientes chegam às redes de energia, possibilitando, por exemplo, a transmissão e leitura de dados em tempo real”, afirma. Alguns tipos de painéis elétricos destinados às subestações são: painéis de serviços auxiliares CA/CC; painéis de medição e faturamento; cubículos de média tensão; painéis de alarmes; caixas de ligações de TP e TC; painéis de proteção e controle; painéis de transferência de cargas; painéis de teleproteção para comando e controle dos serviços auxiliares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.